São José do Rio Pardo, ,

12/Dez/2020 - 22:30:53

Risoto de abóbora com carne seca crocante

Felipe Quessada




A história do risoto naturalmente está ligada à história do arroz na Itália. Nem todos concordam com a exata origem, mas é fato que o arroz foi primeiramente introduzido na Itália e Espanha através dos Árabes.

O risoto de abóbora é um prato que agrada diferentes paladares. �? uma receita simples de fazer até para quem nunca cozinhou um risoto.

Ele caiu no gosto do público brasileiro, ganhou novos sabores continua nos instigando a conhecer cada vez mais sua versão tradicional.

O prato italiano faz sucesso entre os cozinheiros profissionais e amadores por suas várias possibilidades de combinação. �? possível encontrar receitas clássicas, como risoto de frutos do mar, ou de pato, porém, a mais criativa é a risoto com abóbora e carne seca crocante.

O amigo e também cozinheiro Rafael De Pietro, está sempre colaborando com esta coluna, enviando suas receitas, na maioria das vezes exóticas e que agrada e muito o nosso leitor e os curiosos cozinheiros de rancho e finais de semana.

Recentemente, ele fez para seus familiares um gostoso risoto de abóbora com carne seca e devido ao sucesso alcançado entre a moçada, ele me enviou fotos e a receita, que compartilho com você.

 Ingredientes

½ kg de abóbora madura picada;

2 colheres (sopa) de azeite;

2 colheres de (sopa) de manteiga;

1 cebola média bem picada;

1 dente de alho picado;

1 copo de vinho branco seco;

2 xicaras (chá) de arroz arbóreo;

caldo de legumes quanto baste;

250 gr de queijo parmesão ralado;

500 gr de carne seca;

salsinha picada a gosto;

pimenta a gosto.

 

Preparo da carne seca

Dessalgue a carne seca, cozinhe por 30 minutos na pressão, desfie e frite em óleo quente para ficar bem crocante.

 

Preparo do risoto

Numa panela junte o azeite e a manteiga. Em seguida, junte a cebola e frite por alguns minutos. Na sequência, junte o alho picado e a abóbora e refogue por 5 minutos.

Junte o arroz e deixe fritar até que o mesmo comece a estralar. Acrescente o vinho e deixe evaporar o álcool. A partir daí, vai adicionando o caldo de legumes já quente até que o arroz chegue ao ponto que você gosta. Junte o queijo e misture bem. Desligue o fogo, junte a salsa e mais 3 colheres de manteiga gelada e mexa até incorporar tudo.

 

Montagem

Coloque o risoto no prato e por cima a carne seca crocante, salpique mais um pouco de salsinha e sirva quente.

O prato fica bonito e saboroso.


Galeria de foto

O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados