São José do Rio Pardo, ,

26/Dez/2020 - 19:57:08

Um Natal histórico

Marcos De Martini




Natal é época para avaliarmos o ano que está se encerrando, realizarmos uma revisão do que foi nossa vida, pontos positivos e negativos, e buscarmos um amparo religioso que nos leve mais adiante, confiantes em que tudo será melhor. O espírito natalino, momento de consagração do espírito cristão, resiste bravamente diante de ações hostis que preferem levar as pessoas para o mundo das guerras, da fome, das doenças e da morte.
Para esta edição, pensei em criar uma reunião de Natal com algumas figuras históricas, suas frases famosas, não levando em conta suas religiões e suas crenças no espírito natalino. Neste suposto encontro, essas figuras históricas se reuniram e trocaram lembranças de suas vidas, dificuldades vividas e momentos de superação diante dos infortúnios da vida. Como em qualquer festa ou reunião familiar, pessoas se encontram depois de longos períodos, trocam informações, prometem que irão ficar mais unidas, que se amam, etc.
Assim, dei-me ao direito de usar essas passagens históricas fora de seu contexto original, para ilustrar este texto e alentar a possibilidade de que o mundo poderia ser diferente. Pessoas, dos mais variados meios, políticos, artistas, religiosos, personalidades midiáticas que, através de sua exposição, poderiam direcionar o mundo para algo diferente e melhor. Assim, reunidos, trocaram algumas palavras que, na realidade, seriam impossíveis ou improváveis.

A primeira pessoa a chegar à nossa reunião natalina, saindo de uma interminável limusine, foi cercada por repórteres de todo o mundo.  Perguntada por que ela não iria à cerimônia de Natal promovida nos luxuosos salões dos palácios da realeza inglesa, respondeu taxativamente:
?? ??Não passei o Natal com eles porque chegaria num BMW e sairia num caixão!? (1)

Avançando pela casa, uma convidada que comentava sobre a violência espalhada pelos quatro cantos do planeta, disse:
?? ??Apesar de tudo, eu ainda acredito que as pessoas, no fundo, são boas.? (2)

Próximo às janelas, com vista paras os amplos jardins, estavam reunidas famosas mulheres. Ouviu-se essa resposta diante da interrogativa de um jornalista que queria saber o que uma delas usava para dormir:
?? ??Apenas duas gotinhas de Chanel nº 5.? (3)

Em meio às risadas constrangidas, outra mulher mundialmente conhecida pelo hábito de simplicidade, de lenço branco com faixas em azul, comentando sobre seu trabalho, desprovido de qualquer aroma francês, pronunciou algumas palavras que mal davam para serem ouvidas, diante do zunzunzum reinante na sala:
?? ??Sinto-me um lápis nas mãos de Deus!? (4)

Passando pelo grupo das mulheres e ouvindo essas sábias palavras, um homem de idade avançada, que ostentava profundas olheiras, tendo seu corpo coberto por uma batina de cor suave e sem nenhuma ornamentação vistosa, acrescentou:
?? ??Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me de comunista.? (5)

Com palavras tão fortes a conversa ganhou força e novos interlocutores, chegando-se a cobrar uma ação da justiça dos homens, enquanto aguardávamos a justiça divina. Peremptoriamente, alguém que passava gritou:
?? ??Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis. Ninguém consegue induzi-los a fazer justiça.? (6)

Próximos à entrada da biblioteca, que reunia compêndios da história mundial, devidamente separados em prateleiras de fina madeira, o grupo dos políticos, sempre os mais barulhentos na defesa de suas premissas, tentava impressionar companheiros de conversa com sua retórica. Ouviu-se a voz de um velho militar alemão de estranho chapéu:
?? ??Quanto menos as pessoas souberem como se fazem as salsichas e as leis, melhor dormirão à noite. ?? (7)

As pessoas que o rodeavam ficaram sob um silêncio mortal, o que logo foi rompido de forma estrepitosa por um homem de longa barba branca:
?? ??Durante dois bilhões de anos a terra ??viveu? sem os seres humanos, não acho que ela precise de nós.? (8)

Diante da provocação, outro convidado completou:
?? ??Este homem é perigoso... Ele acredita no que diz?. (9)

Em uma conversa mais amena, não menos intensa, um homem ostentando um charuto que insistia em queimar, cobrado sobre o que iria fazer quando abandonasse a via política no Brasil, serenamente respondeu:
?? ??Saio da vida para entrar na História?. (10)

Outro que participava da conversa, não querendo ficar alheio à pergunta, conhecido por sua preferência pelos cavalos, emendou:
?? ??Quero que me esqueçam?. (11)

Talvez tenha sido a idade desses dois, com décadas de vida pública, que tenha forjado tais palavras, o que não era unanimidade na conversa. De imediato, um homem de meia idade, com cara de bom moço, sob um terno de fino corte, posicionou-se:
?? ??Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte-se o que você pode fazer por seu país.? (12)

Tal resposta não passou despercebida. Um líder negro, que até então ouvia tudo calado, retrucou com tamanha confiança que logo centralizou as atenções, mal sabendo que isto poderia lhe custar a própria vida.
?? ??Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter.? (13)

Como a conversa se arrastava para caminhos mais pedregosos, e com pessoas saindo em busca de novos olhares, a mais nova entre eles teve tempo de gritar antes que todos de dispersassem:
?? ??Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.? (14)

Em reuniões como esta, não poderia faltar o grupo dos artistas, pessoas iluminadas que conseguem interpretar todas as durezas da vida de uma forma diferente e reflexiva. Passando quase que desapercebido entre tantos ilustres convidados, quase que sorrindo, um senhor disse:
?? ??Para este mundo ficar bom, é preciso fazer outro.? (15)

Antes que ele pudesse explicar sua bravata, um cineasta italiano emendou:
?? ??O cinema é o modo mais direto de entrar em competição com Deus?. (16)

De pronto, outro remendou:
?? ??Dinheiro compra tudo. Até amor verdadeiro!? (17)

Percebendo o rumo que as conversas enveredavam, buscando uma reconciliação entre diferentes, um homem envolto em uma túnica branca, enquanto ajeitava seus óculos redondos, disse de maneira quase que profética:
?? ??Olho por olho, e o mundo acabará cego.? (18)

Está fala chegou a produzir um silêncio reflexivo entre os presentes, quando sobressaiu um homem de meia idade, de forte semblante espiritual, finalizou as conversas ao proclamar sob olhares perplexos:
?? ??Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.? (19)

Feliz Natal e um Ano de 2021 repleto de muito Amor e realizações em sua Família!    

CITA??ES
1 - Princesa Diana, explicando, em 1995, sua ausência na ceia de Natal da família real.
2 - Anne Frank. ??Apesar de tudo, eu ainda acredito que as pessoas, no fundo, são boas.?
3 - Marilyn Monroe, atriz, em resposta provocante a um jornalista, 1955.
4 - Madre Teresa de Calcutá, missionária católica, Prêmio Nobel da Paz em 1979.
5 - Dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife, 4 vezes indicado a Prêmio Nobel da Paz.
6 - Bertold Brecht, dramaturgo e poeta alemão.
7 - Otto Von Bismarck- chanceler alemão no século XIX.
8 - Charles Darwin ?? escritor A Origem das Espécies.
9 - Joseph Goebbels, ministro da propaganda, falando sobre Adolf Hitler.
10 - Getúlio Vargas, na carta-testamento encontrada ao lado de seu corpo, em 1954.
11 - João Baptista Figueiredo, presidente do Brasil entre 1979 e 1985, no final de seu governo.
12 - John F. Kennedy, presidente do Estados Unidos.
13 - Martin Luther King, ativista pelos direitos dos negras americanos nos anos 60.
14 - Malala Yousafzai, jovem paquistanesa, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz 2014.
15 - Barão de Itararé, iniciador do humor político no Brasil.
16 - Federico Fellini, cineasta italiano.
17 - Nelson Rodrigues, dramaturgo brasileiro.
18 - Mahatma Gandhi, líder do processo de independência da Índia.
19 - Jesus Cristo. 





O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados