São José do Rio Pardo, ,

23/Jan/2021 - 22:11:19

Bate-papo e Sarau virtual marcam o aniversário de Euclides em São José

Redação






Em homenagem aos 155 anos de nascimento do engenheiro e escritor Euclides da Cunha, comemorado na última quarta-feira, dia 20 (1866), o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) de São José do Rio Pardo e a Casa Euclidiana promoveram o Bate-papo: Literatura Euclidiana no panorama histórico-cultural brasileiro e o Sarau Cultural Euclidiano - ambos de forma virtual transmitidos pelo Youtube.

A discussão sobre a literatura euclidiana aconteceu no período da tarde e contou com a participação da antropóloga, especialista em patrimônio e memória social, Regina Abreu, e também do escritor baiano, Antônio Torres, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

A apresentação do evento foi realizada pela curadora da Casa Euclidiana, Paula Lacerda, com mediação do professor Marcos De Martini.

A atividade também contou com a participação especial dos professores euclidianistas Nicola Souza Costa e Carmem Trovatto Maschietto, que fizeram a apresentação dos dois convidados.

A noite foi a vez do Sarau Cultural Euclidiano, que trabalhou com o tema a Cultura Brasileira. O evento foi apresentado pela diretora de Cultura, Vanessa Paião, e contou com a participação de cerca de 30 pessoas. "Para manter a nossa segurança e também dos artistas, professores e funcionários, tivemos que nos adaptar à nova realidade. Fizemos as atividades de forma virtual para mantermos viva a expressão cultural dos rio-pardenses em torno da tradição euclidiana", disse a diretora.

Antes das apresentações, o prefeito Márcio Zanetti, o presidente da Câmara Rafael Kocian e a curadora da Casa Euclidiana fizeram uma breve fala sobre a importância da data e da iniciativa do evento.

Vanessa parabenizou Paula Lacerda pela iniciativa do Sarau Cultural Euclidiano, justamente por dar oportunidade a professores, alunos, artistas e a admiradores da obra de Euclides da Cunha. "Foi um momento importante para que essas pessoas pudessem se expressar, dentro deste novo contexto, dentro de suas diversidades".




O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados