São José do Rio Pardo, ,

06/Fev/2021 - 20:35:09

Queiroz e o sossego perdido

Márcio José Lauria





Nem sei como tudo começou. O fato é que forneci algumas revistas de palavras cruzadas ao meu amigo João Queiroz, quando sua casa de calçados ainda estava instalada  na Praça 15 de Novembro. Levei-o a se interessar pelo assunto, auxiliei-o na resolução de  problemas, incentivei-o de várias maneiras, mostrei-lhe  as muitas espécies de macetes de que o cruzadismo é tão rico. Ele respondeu muito bem a esses estímulos e devagar, mas inapelavelmente, foi perdendo o sossego das horas de pouco movimento na loja e cada vez mais tomou gosto pelos mistérios  das  revistas Recreativa em seus diversos  graus de dificuldades.

Notei com  satisfação os seus progressos, a sua firme tomada de cuidados à frente de falsas respostas, de traiçoeiras enganações.

Ele me diz que sua vida mudou e que lamenta o tempo perdido antes de se tornar um enigmista consciente de que o bom daquilo tudo é que a pessoa precisa manter-se em constante alerta e que o grande prazer de quem elabora aqueles problemas tão cheios de armadilhas  é dar o máximo de trabalho, exigir a maior queima de pestanas a quem se propõe resolver  aquelas questões todas, tão variadas e imaginosas.

Um dia destes, presenteei o Queiroz com uma coletânea de cinco Recreativas ?? Q.I., as mais difíceis. Era uma espécie de diploma que eu lhe conferia. O resto é com ele. Tenho certeza de que ele não se livrará do novo hábito, que afinal de contas é muito bom, depois que se toma gosto.

 

Biblioteca em tempo integral

Arre, que há uma boa notícia em nosso pobre mundo cultural.

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a mais importante da cidade de São Paulo, a segunda de todo o Brasil, vai aumentar seu período diário  de funcionamento para, num futuro próximo, ficar permanentemente aberta, incluídos domingos e feriados.

Além de atender sua vasta clientela  de consulentes diretos, ela tem a mais concorrida lista de leitores que levam livros para casa. São mais de cinquenta mil inscritos. Verdade que no momento estão sendo dados como não devolvidos uns mil e quinhentos volumes  retirados, mas afinal brasileiro é muito esquecido...

Não apenas a retirada de livros poderá dentro em breve ser feita a qualquer hora do dia ou da noite, mas a Biblioteca se transformará  também num permanente centro das mais variadas atividades culturais, como cinema, palestras, cursos, espetáculos musicais, peças de teatro ?? enfim, tudo o que couber em favor de pessoas interessadas em melhorar padrões de conhecimento.


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados