Seções
Colunas
20/Fev/2021 - 20:23:44
Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor
Maria Esméria do Amaral Mesquita
Iniciou-se nesta quarta-feira o período da Quaresma, que compreende os quarenta dias que vão da quarta-feira de cinzas até a Páscoa. Desde 1964, todos os anos, a CNBB escolhe um tema para a Campanha da Fraternidade, que se desenvolve nesse período. O tema é escolhido mirando os desafios mais marcantes que surgem para os cristãos no momento presente. Um cristão não pode viver descontextualizado da realidade.
Neste ano de 2021, em especial, a CF é ecumênica. Desde o ano 2000, a cada 5 ou 6 anos, a proposta da CNBB é endossada pelo CONIC, e a CF envolve diversas igrejas cristãs, ampliando seu alcance e abrindo oportunidade para o diálogo entre diferentes convicções com objetivo comum de amor, justiça e paz.
O momento atual no Brasil é de intensa polarização, a começar pela política. As alianças são malvistas por alguns. Há um clima de ódio entre direita e esquerda... Como se não bastasse, há ainda a pandemia mundial de covid19, acentuando ainda mais as desigualdades que existem na sociedade. O tema escolhido, "fraternidade e diálogo, compromisso de amor", com o lema "Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade" (EF.2.14) é bastante inspirador, convidando as comunidades de fé e as pessoas de boa vontade a refletirem, procurando encontrar maneiras de superar as polarizações e violências que marcam o mundo atual.
Refletir sobre esse tema leva a pensar que tudo que impede a unidade é, na essência, falta de amor. ? urgente colaborar nessa busca pela unidade, nenhum gesto de fraternidade, acolhimento, justiça, será pequeno. Não só a ajuda material é necessária, outras formas de ajuda também são importantes. Um olhar de amizade, uma mensagem de encorajamento, somar forças numa tarefa - podem ter grande valor para o outro. Além disso, que importante seria conhecer melhor aquele outro, o próximo que nos parece pouco próximo, apesar de estar tão perto, seja no trabalho, na família, no nosso caminho. Assim poderemos perceber sua humanidade, compreender que, se não houver respeito e amor, não haverá paz.
Os objetivos específicos da CF2021 são os seguintes:
Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus;
Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social;
Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima;
Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio;
Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.
(fonte: https://campanhas.cnbb.org.br/sobre-a-campanha-da-fraternidade-2021.html)
Oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica - 2021
Deus da vida, da justiça e do amor,
Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos
a comunhão na diversidade.
Através desta Campanha da
Fraternidade Ecumênica,
ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo
como compromisso de amor,
criando pontes que unem
em vez de muros que separam
e geram indiferença e ódio.
Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais
pobres e fragilizados, a fim de que possamos
testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade.
Por Jesus Cristo, nossa paz,
no Espírito Santo, sopro restaurador da vida.
Amém.
Que Deus nos abençoe com uma santa Quaresma.