São José do Rio Pardo, ,

27/Fev/2021 - 22:18:35

Nomes&Notas, 27 de Fevereiro de 2021

Redação




CLIMA QUENTE

Antes da sessão da Câmara Municipal, na terça-feira, o clima esquentou entre os vereadores Gabriel Navega e Henrique Torres e o tom de voz da conversa aumentou consideravelmente. O motivo da briga teria sido postagens em redes sociais. Durante a sessão o clima já havia amenizado.

 

HOMENAGEM AOS ESPORTISTAS

No início da sessão da Câmara Municipal foi realizada uma homenagem aos esportistas rio-pardenses. A data foi instituída em 2004 pelo vereador Paulão da Rádio e serve para valorizar os talentos rio-pardenses e preservar a memória. Os homenageados foram Carlos Henrique Caveanha, o Kaíque (atletismo PCD), Guilherme Quirino Junqueira (ciclismo), Ivan Donizete Nascimento (futebol e jiu-jitsu), Rodrigo dos Santos Almeida (jiu-jitsu), Tais de Cássia Gonçalves Brito (futebol e futsal), Thiago Claro Cambuim (futebol) e Yasmin Reis Abrão (natação).

 

CEMIT?RIO

Diversos vereadores questionaram assuntos relacionados ao cemitério. Paulão da Rádio e Eduardo Ramos questionaram a manutenção do local. Thaís Nogueira, Toco Quessada e Rafael Kocian questionaram se os coveiros receberam equipamentos de segurança contra a COVID-19, pois segundo relatos, estavam sem os equipamentos nos últimos enterros.

 

LIXO

O vereador Henrique Torres  vem questionando, há algumas sessões, o método de coleta de lixo na cidade. Segundo o vereador, amontoar o lixo em esquinas para depois ser recolhido pelos coletores faz com que os sacos de lixo sejam alvos de cães de rua. A reclamação é antiga e até hoje a Prefeitura não deu uma explicação convincente sobre a forma de coleta.

 

CASA ESPERAN?A

Durante a última sessão da Câmara, a vereadora Lúcia Libânio anunciou que a partir de segunda-feira, 1º, será inaugurada a Casa Esperança, espaço destinado à acolhida a pessoas em situação de rua. Trata-se de um problema antigo do município que se agravou com o fechamento da Casa de Passagem na gestão anterior.

 

BUSCANDO CAMINHOS

O vereador Rafael Kocian fez uma indicação ao Instituto Butantan: vacinar todos os profissionais de educação do município como forma de realização de estudo. Segundo Kocian a ideia foi inspirada na notícia de que a cidade de Serrana inteira vai ser vacinada para desenvolvimento de estudo científico com objetivo de analisar como o vírus se comporta na cidade. A versão rio-pardense, com profissionais da educação seria, também, um estudo pioneiro e aumentaria o número de vacinados na cidade.

 

PITO

Viralizou nas redes sociais a chamada de atenção que o vereador Gabriel Navega levou do presidente da Câmara Municipal por usar a palavra sem uso de máscara no plenário. A regra utilizada é a mesma da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Assembleia Legislativa: para falar sem a máscara deve se usar da Tribuna.

 

RECONHECEU

Nas redes sociais, o vereador Gabriel Navega reconheceu o erro por ter retirado a máscara por alguns segundos e pediu desculpas. Aproveitou para provocar seus desafetos mandando algumas indiretas: "homem assume o erro e mulek (sic) joga a bola para outro ou fake para atacar as pessoas".

 

POUPATEMPO

São José do Rio Pardo poderá contar com um posto de atendimento do Poupatempo na cidade. O prefeito Marcio Zanetti e os vereadores Pedro Giantomassi e Gabriel Navega estiveram na sede da Prodesp, órgão do governo estadual responsável pelo Poupatempo, discutindo a possibilidade de instalação na cidade. Dentro das próximas semanas, técnicos da Prodesp estarão no município avaliando as condições de instalação do órgão.

 

SONHO ANTIGO

A instalação de uma unidade do Poupatempo é um sonho antigo da cidade e região, afinal moradores de cidades como Mococa, Caconde, Tapiratiba, São Sebastião da Grama, Itobi e Casa Branca deverão ser atendidos por aqui. Além disso, com recentes problemas de atendimento na delegacia local, potencializou a necessidade do Poupatempo na cidade.

 

CAD? A VICE?

? nítido que o prefeito Márcio Zanetti tem se movimentado muito para tentar colocar a cidade nos trilhos. O que ninguém tem visto é onde está a vice-prefeita, dona Algemira Pinheiro, ou ao menos pouco tem se divulgado o que ela tem feito. Será que a história recente de um vice ausente vai se repetir?

 

? FAKE!

? falsa a mensagem que circulou em aplicativos de mensagens anunciando que está aberto um novo cadastro para se receber o Auxílio Emergencial do governo federal. Trata-se de um golpe aplicado por bandidos que querem pegar dados de celulares de quem eventualmente preenche o formulário.

 

? FATO!

O presidente Jair Bolsonaro já chegou a anunciar o retorno do Auxílio Emergencial por mais quatro meses e em valor próximo de R$ 250,00 por parcela. O Congresso Nacional está com a matéria em discussão, mas precisa resolver a bomba enviada pela equipe do presidente, para aprovar o novo Auxílio Emergencial é necessário reduzir valores a serem aplicados na educação e na saúde.

 

TOQUE DE RESTRI??O

O governo do Estado de São Paulo anunciou toque de restrição, medida que proíbe funcionamento do comércio e circulação de pessoas entre as 23h00 e 5h00. A medida se dá no pior momento da pandemias no Estado e em todo o país. O comitê de gerenciamento de crise chegou a sugerir medida mais dura, mas o governador João Dória, que já foi criticado por medidas assim, optou por algo mais brando.

 

PIOR MOMENTO

O país vive o seu pior momento desde que a pandemia chegou por aqui, há exatamente um ano atrás. Na quinta-feira foi registrado recorde no número de mortes, ao todo 1582 óbitos em um único dia. Ao todo já são mais de 250.000 mortes e mais de 10 milhões de casos.

 

POR AQUI

São José do Rio Pardo claramente enfrenta seu período mais difícil desde o início da pandemia. Em 2020, no pior momento tivemos 91, 101 e 119 casos por semana no mês de agosto. Em fevereiro de 2021 tivemos 133, 173, 153 e na última semana 147 casos e 3 óbitos.

 

IRRESPONSÁVEIS

Enquanto a situação vai ficando cada vez mais complicadas, seguem as festas clandestinas, aglomerações desnecessárias e até excursões de viagens que passam por vários municípios. O Coronavírus faz a festa.

 

RESTRI??ES MUNICIPAIS

Conforme sugestão do comitê que avalia a situação da COVID-19, o prefeito deve editar decreto suspendendo o funcionamento de atividades comerciais após as 20h00, com exceção das farmácias. Postos de combustíveis só poderão atender viaturas oficiais e carros funerários. O serviço de delivery pode funcionar até as 23h00. Após esse horário, o município seguirá o decreto estadual com toque de restrição.

 

IGREJAS E ESCOLAS

Igrejas e templos religiosos podem promover atividades até as 20h00. As aulas presenciais serão suspensas na rede estadual e particular (na rede municipal já estavam suspensas desde semana passada). A exceção é o ensino infantil e os 1ºs, 2ºs e 3ºs anos das escolas particulares que possuem permissão para ter aulas presenciais respeitando o limite de 35% de ocupação.

 

ALERTA VERMELHO

O falecimento de uma aluna do oitavo ano da Escola Estadual Escritora Raquel de Queiroz, em Campinas, acendeu o sinal vermelho para todo o setor de Educação. O secretário de Saúde do município chegou a afirmar em audiência que sua posição pessoal é contrária ao retorno de aulas presenciais, mas o município manteve a decisão. Tarde demais.

 

PETROBRÁS

O presidente Jair Bolsonaro resolveu demitir o presidente da Petrobras Roberto Castello Branco e indicar como sucessor o general Joaquim Silva e Luna. A decisão foi comunicada por meio das redes sociais do presidente da república e surpreendeu inclusive Castello Branco. O ato de Bolsonaro causou a desvalorização da empresa em R$ 102 bilhões.

 

ACABOU

Jair Bolsonaro encerrou abruptamente entrevista coletiva concedida dia 24, após ser questionado sobre sua avaliação do julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que anulou parte das provas para denunciar seu filho, Flávio Bolsonaro senador pelo Rio de Janeiro, por desvio e lavagem de dinheiro no caso das rachadinhas.

 

PEC DA IMPUNIDADE

A Câmara dos Deputados, liderada por Arthur Lira, está construindo uma proposta de emenda à Constituição que tem por objetivo especificar quais situações deputados e senadores podem ser presos em flagrante inafiançável. Da forma que o texto foi construído, torna-se praticamente impossível a prisão de um parlamentar. Por isso, a PEC recebeu o apelido de PEC da impunidade parlamentar ao invés de PEC da imunidade parlamentar, como citam os autores.

 

PONTE DOS CAMINH?ES

Mesmo com placas de sinalização proibindo, caminhões - inclusive com placas de São José do Rio Pardo - são vistos diariamente transitando pela Ponte Metálica Euclides da Cunha. São raras as fiscalizações da Guarda Municipal no local. Famoso cartão-postal do município e patrimônio histórico estadual, a revitalização de 2014 já merece alguns retoques.

 

PONTE DE RESPEITO

Motoristas, principalmente os moradores da cidade e os constantes frequentadores da região, seguem com o respeito histórico uns aos outros: a Ponte Metálica só aceita o trânsito em um sentido de cada vez e, enquanto os carros de uma margem do rio transitam, os da outra ponta ficam esperando até que um motorista dê passagem. Esta velha e rara particularidade chama atenção de muitos visitantes.

 

A TERCEIRA PONTE

O vereador Paulo Sérgio Rodrigues, o Paulão da Rádio, insiste na construção de uma terceira ponte sobre o rio Pardo, visando interligar os bairros Santo Antônio e Beira Rio com a região do Buenos Aires e Distrito Industrial. Numa das últimas sessões da Câmara Municipal reprisou este assunto. Quando reabriu a Ponte Metálica em 2014, após meses de revitalização, pessoalmente o governador Geraldo Alckmin, do mesmo partido do edil (PSDB), prometeu a terceira ponte ao autorizar a elaboração do projeto técnico. O clã dos tucanos esteve lá...

 

CURRAL ELEITORAL:

O DE LÁ, SEM O DE CÁ

O voto por cabresto era uma das formas mais comuns de controle das eleições, operações sob controle de coronéis. O curral eleitoral, onde tal como o gado, eram dirigidos pelo interesse escuso de alguns para garantir a manutenção de seus interesses. Mas com o advento das redes sociais que de forma muito acelerada anunciam informações em tempo real e até servem de campanhas eleitorais, esta velha prática está fadada ao fracasso. Emendas parlamentares estão sendo direcionadas para São José do Rio Pardo por deputados até então pouco conhecidos na praça, mostrando que a cidade está aberta para receber verbas de quaisquer partidos. Parece que isso tem irritado alguns caciques da velha política.

TERMINAL DE ?NIBUS NO MERCADO

Certa vez que um "não tucano" esteve governando São José do Rio Pardo, cogitou-se a construção de um terminal de ônibus na praça Barão do Rio Branco, defronte o famoso Casarão do Artese. Salvo engano, na época os poucos moradores do quarteirão constituíram um grupo visando a conservação da tradicional praça do Mercado e também para evitar que esta ideia se concretizasse. A mobilidade urbana e principalmente os passageiros de ônibus agradecem se assunto voltar à tona. 

 

ADOTE UMA PRA?A

O prefeito Márcio Callegari Zanetti está mobilizado na aplicação da legislação municipal acerca da adoção de praças e logradouros públicos. Empresas interessadas podem abater no pagamento do ISS (Imposto Sobre Serviços) em troca da parceria, além de afixar no local uma placa publicitária padronizada onde faz referência com sua marca. Dezenas de espaços públicos estão disponíveis para parcerias. Nos próximos dias será anunciada parceria onde empresa privada local irá "adotar" a manutenção da área do Cristo Redentor e Recanto Euclidiano (herma e mausoléu).

 

RINGUE

Não será surpresa se ainda na atual legislatura da Câmara Municipal rio-pardense ocorrer vias de fatos entre vereadores. Com opiniões diferentes e irritações à flor da pele, percebe-se desrespeito às posições partidárias e às regras de convivência, confrontando interesses e a vida pessoal. Ao presidente da Casa, além do repúdio, cabe atenção nos ânimos aflorados para não infligirem na quebra de decoro parlamentar.

 

VEREADOR ASSESSORADO NA SESS?O

As sessões semanais dos vereadores ainda não contam com público presente e continuam sendo transmitidas ao vivo pelo www.camarasjriopardo.sp.gov.br e página da Câmara Municipal no Facebook. ? visível que vereador iniciante na carreira política durante as sessões fica maior parte do tempo no celular: deve estar sendo assessorado à distância por raposas velhas antes de seu falatório no plenário.

 

MÁRCIO ZANETTI JÁ IGUALOU A ERNANI

Comenta-se na boca pequena que o prefeito Márcio Zanetti já quase igualou ao seu antecessor Ernani Vasconcellos no quesito "horas trabalhadas": nos quase primeiros 60 dias de governo, o atual alcaide deve ter concluída a mesma jornada do ex-prefeito em todo mandato, o qual pouco permanecia na Prefeitura. O atual chefe do Executivo é visto diariamente por volta das 7h00 à serviço público, estendendo-se até à noite: não foram poucas as vezes que deixou o Paço Municipal depois das 22h00.

 

FILA DA CAIXA

? notório que oposição e situação política da cidade têm seus perfis falsos nas redes sociais, os famosos fake news. São diários ataques e contra-ataques, alguns de cunhos pessoais. Nesta semana perfil oposicionista exagerou - culpou a inércia do atual prefeito quanto à fila defronte a agência local da Caixa Econômica Federal, onde há momentos de aglomerações e desrespeito ao distanciamento. Além de questionarem a falta de identidade do autor da postagem, internautas expressam que isso ocorre desde o início da pandemia. O opositor, que apoiava a ex-administração, retrucou: "vamos falar do presente".

 

APOIADORES SEM CARGOS

Empregar por meio de cargo de confiança muitas vezes soa como recompensa a apoiadores na eleição. Diferente dos concursados, os comissionados não passam por concurso público e não possuem estabilidade. Em campanha e principalmente após a eleição, Márcio Zanetti esbraveja que não prometeu cargo a ninguém. Vários já foram nomeados, em quantidade bem menor à última gestão. Muitos apoiadores e blogueiros nos últimos anos seguem aguardando nomeações e quase silenciaram na Internet, com redução extrema de postagens em prol do prefeito eleito. Dizem que já houve de tudo entre os propensos a cargos - desde ameaça de suicídio até espera por nomeação para o cemitério.

 

O QUE DISSERAM

"Acabou a entrevista!"

Presidente Jair Bolsonaro, após ser questionado do caso de corrupção envolvendo seu filho Flávio Bolsonaro.

 

"Neste momento, o Brasil é o maior laboratório a céu aberto onde se pode observar a dinâmica natural do coronavírus sem qualquer medida eficaz de contenção. Todo o mundo vai testemunhar a devastação épica que o SARS-CoV-2 pode causar quando nada é feito de verdade para contê-lo."

Miguel Nicolelis, brasileiro, um dos cientistas mais respeitados do mundo, em suas redes sociais.

 

"Enquanto o presidente seguir sabotando o uso de máscaras, o distanciamento e a vacina, nosso país permanecerá com UTIs lotadas, lockdowns frequentes, economia destruída, preços exorbitantes dos alimentos, desemprego em alta e mais mortes. Bolsonaro joga contra o Brasil."

Alessandro Molon, deputado federal.


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados