São José do Rio Pardo, ,

06/Mar/2021 - 22:12:07

Bate Bola, 06 de Março de 2021

Redação




Na última quarta-feira, dia 3, foram completados 16 anos da morte de Sérgio Ribeiro (foto) e desde março do ano passado este espaço presta singela homenagem mensal ao saudoso radialista, policial civil, advogado, professor, jornalista esportivo e político, dentre outras atividades exercidas em São José do Rio Pardo.

Não há livro acerca deste ilustre rio-pardense nascido em 1929, mas sua biografia poderia inspirar muitas obras.

Adequando aos assuntos atuais, a seguir mais uma crônica com os personagens criados pelo ícone Sérgio Ribeiro: o "Conselheiro Carmichael" e a provocante (e inominada) "garota dos olhos amendoados"...

 

Torcida amiga, carinhosamente bom dia!

 

Aqui quem escreve é o "Conselheiro Carmichael". Felizmente o primeiro sábado do mês, dia do esperado encontro com minha linda "garota dos olhos amendoados". Com todas cautelas, mês passado nos encontramos pessoalmente no barzinho no centro. Mas retrocedendo em obediência às rígidas atuais exigências do isolamento social, hoje em minha casa a vejo por chamada de vídeo do WhatsApp. Toda bela, mesmo com o rosto sem maquiagem, veste macacão pantacourt com estampas geométricas, tênis slim e com cabelos presos dos lados com hair clips. Aí vieram as esportivas...

 

O campeão do Brasileirão 2020 no último dia 25 jamais igualou aquele Flamengo que, com méritos, foi campeão nacional e da Libertadores em 2019. A recente campanha foi tão decepcionante que o rubro-negro só liderou o campeonato nas duas últimas rodadas. Mal comparando, o título deste Flamengo foi tão sem graça quanto lua de mel sem orgasmo, e também igual ir buscar parente na porta do presídio onde você fica feliz mas continua com vergonha.

 

Sem o charme do passado, o Paulistão começou no último dia 27, sábado. Em tese, os grandes clubes são os favoritos, mas o certame costuma pregar peças e não será surpresa se um grande perder jogos para adversários teoricamente mais frágeis. O certame, a cada ano mais curto, sequer tem suas primeiras rodadas transmitidas ao vivo em canais de TV aberta. Na noite da última quarta-feira, dia 3, o Corinthians buscou o empate no duelo esvaziado por desfalques e sem público: o Palmeiras fez dois gols, mas o Timão empatou: 2 a 2. Quem apitou este clássico foi Edina Alves Batista, entrando para a história como sendo a primeira mulher a apitar este dérbi estadual.    

 

Ainda acerca de mulher entrando para a história, com pouco mais de 30 anos uma - ainda jovem - senhorita assumiu recentemente a chefia dos investigadores da polícia civil rio-pardense. Ora, ora: este "Conselheiro Carmichael" sempre sonhou ver isso, uma madame chefiando um ambiente bastante masculino e num meio de criminalidade. Que bacana!

 

Mesmo distantes, petiscamos quando motoboy entregou em minha casa porções de sua preferida babata frita acompanhada de carré suíno com pele pururuca. Para beber, raikkonen geladíssima. Chamei atenção do entregador, pois o combinado era levar primeiro na residência da minha musa, que recebera os mesmos petiscos, porém, ao invés de cerveja um saboroso suco natural de limão siciliano.  

 

Os 156 anos de São José do Rio Pardo (que já foi Cidade Livre do Rio Pardo por apenas 8 dias em sua fundação, antes apelidada de São José dos Botocudos e São José das Formigas, e depois tentaram nomeá-la como Andradópolis, Guaciúna e Constantina) serão lembrados no dia 19 deste mês. Este "Conselheiro Carmichael" revela à sua musa as lembranças do tempo em que podia passear com segurança na praça, ver a banda tocar, os jovens dando volta no jardim, pipoqueiros vendendo as deliciosas que só eles sabiam fazer, famílias conversando sentadas nos bancos da praça e crianças brincando de pique. Bem antes da atual pandemia, o perigo e a criminalidade já rondam a praça da Matriz. As mudanças da antiga São José para a atual cidade são inacreditáveis para os saudosistas. E o que dizer do trem, que foi uma maneira de trazer benefícios para o município, além de proporcionar passeios para cidades vizinhas, pena que foi desativado por causa da enchente de 1977 que fez estragos: foi tanta água, que atravessou a ponte Euclides da Cunha e a ajuda dos moradores foi imensa perante vários desabrigados. 

 

Na Bahia, nesta semana um avião que carregava vacina da Covid-19 se chocou com um jumento. O acidente aconteceu depois que a aeronave pousou na pista. Não ocorreram problemas com o piloto e nem com as doses dos imunizantes. O avião sofreu avarias e não se sabe o paradeiro do jumento. Como dizia o saudoso apresentador do campeoníssimo de audiência "Plantão de Polícia" da antiga Difusora AM: "isto é a baba do quiabo!". Hoje, nem o programa no final de cada tarde há na emissora. Os tempos realmente são outros. Novamente o "Conselheiro Carmichael" vive momento de nostalgia perante sua musa: se recorda da bem movimentada Frapic, com suas exposições, parque de diversões e shows com Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Perla, Tião Carreiro & Pardinho e tantos outros. Atualmente, em função do Covid-19, nem festas caseiras podemos fazer. O experiente ensina à sua "garota dos olhos amendoados" que a palavra nostalgia deriva do grego "nóstos" e do francês "nostalgie", que é o ato de regressar na saudade de algo que já viveu.   

 

Pontofinalizando, despeço-me carinhosamente da charmosa "garota dos olhos amendoados", sem o tradicional beijo no rosto por questões óbvias atuais. A pandemia está mais forte do que nunca. Cidades em lockdown para tentar impedir uma tragédia ainda maior. O Brasil tá parecendo o Titanic depois de bater: o capitão não assume que é um desastre, as pessoas continuam bebendo e curtindo a vida enquanto tudo afunda, mesmo podendo chegar a hora que não haverá mais botes para todos. Façamos nossa parte, separando um livro na estante e ficando em casa em boa companhia. Agendado novo encontro com minha musa: próximo dia 3, primeiro sábado do mês que vem, tomara que presencialmente, olhos nos olhos!


Esquadra do Venerando na década de 1980, no lotado estádio "Moacyr de Ávila Ribeiro", na Associação Atlética Riopardense, em rodada domingueira do inesquecível "Torneio Sérgio Ribeiro" e "Concurso Miss Rural": Chiquito (técnico), Moacir, Serginho, Jair Pereira, Cebola, Pardal, Moacir, Zé Carlos, Mauro e Sérgio Ribeiro. Agachados, também da esquerda para a direita: Celsinho, Zé Vitor, Val, mascote Devílson Pereira, Fernandinho, mascote Wilder, Osmar, Luiz e gandula não identificado



Galeria de foto

O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados