Seções
Colunas
06/Mar/2021 - 22:47:29
Memória da Cidade, 06 de Março de 2021
Redação
atual rua Francisquinho Dias teve seu nome mudado quatro vezes. Em 1913, quando o fotógrafo Innocencio Vilhegas tirou a fotografia acima, ela se chamava Américo de Campos. No comecinho da cidade era conhecida como rua dos Calabreses, depois rua do Carmo, Américo de Campos, João Pessoa e finalmente Francisquinho Dias, que foi um abastado fazendeiro, líder político e vereador, falecido na década de 1970. Atuakmente uma lei municipal impede a troca de nomes de logradouros públicos. As pessoas acima estariam em frente à Optica Especializada hoje.
Capela de Santa Terezinha: cumprindo
a promessa da filha morta
A pequena igreja de Santa Terezinha, cercada e sem as casas vizinhas que hoje a sufocam, aparece nesta fotografia de 1974.
O local da capela, no final da rua José Theodoro, no Buracão, fazia parte da antiga Chácara de Santa Terezinha, onde morava a família Figueiredo.
Maria do Carmo Figueiredo havia feito uma promessa de construir uma capela em homenagem a Santa Terezinha, voto que só foi descoberto em seu diário, depois que Maria do Carmo havia falecido. Seus pais, José Ovídio de Figueiredo e Rita dos Santos, resolveram então construir a capela, que foi inaugurada no dia 8 de agosto de 1932.
Um absurdo!
??EXCESSO DE VELOCIDADE ?? Apezar da grande vigilância do fiscal de vehiculos, ainda há automobilistas recalcitrantes que teimam em continuar a fazer de nossas ruas pistas de corridas. O outro dia, estando parado defronte ao edifício da Prefeitura Municipal, tivemos ensejo de constatar que grande é o número dos faltosos, dentre os quaes se destacam alguns ??chauffeurs? amadores. ? precizo pôr um paradeiro a esse estado de coisas, que não é próprio de uma cidade civilisada como São José do Rio Pardo?.
(Notícia dos anos 1930, publicada em ??O Rio Pardo Jornal?)