São José do Rio Pardo, ,

27/Mar/2021 - 21:39:37

Nomes&Notas, 27 de Março de 2021

Redação




GUARDA CIVIL

Causou choque em toda a sociedade rio-pardense a morte de um jovem de 18 anos após disparo realizado por um guarda civil municipal no bairro Cassucci, na noite de 19 de março, sexta-feira. Na segunda-feira o guarda se apresentou na delegacia de polícia acompanhado por seus advogados para prestar depoimento.

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO

A Prefeitura Municipal abriu processo administrativo para apurar o caso e tomar as providências cabíveis dentro do serviço público municipal. As penalidades, se houverem, vão de advertência (verbal ou escrita), suspensão e até demissão. Mas para isso ocorrer há um longo trâmite burocrático.

 

COMISS?O ESPECIAL DE INQU?RITO

Na última sessão da Câmara Municipal o assunto da morte do jovem pelo guarda civil repercutiu. O vereador Rubinho Pinheiro chegou a propor a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar o caso, sem entrar na esfera criminal. Como o objeto da apuração, excluindo a questão criminal, ficou um pouco confuso, os vereadores optaram por trabalhar no tema ao longo da semana e dar encaminhamento na semana que vem.

 

MANIFESTA??ES

Praticamente todos os vereadores se manifestaram sobre o tema, principalmente se solidarizando com a família do jovem. Os discursos mais marcantes foram do vereador Pedro Giantomassi, que esclareceu as providências adotadas pela Prefeitura Municipal, da vereadora Thaís, que mostrou grande indignação com a violência, e do presidente da Câmara, Rafael Kocian, que destacou a importância de se investir em educação, cultura, esporte e geração de empregos como combate a todas as formas de violência.

 

QUESTIONOU

O vereador Henrique Torres encaminhou ao Executivo requerimento fazendo diversos questionamentos sobre a Guarda Municipal, em especial sobre a extinção da Secretaria de Segurança e Trânsito e quem responde pela Guarda. Ocorre que a referida secretaria não foi extinta, apenas não está sendo ocupada. Conforme noticiado amplamente no início do ano, a Guarda Municipal retornou a pasta de gestão pública.

 

ABUTRES

Lamentável mesmo é a utilização do triste fato da morte do jovem para querer politizar a situação. Claramente se trata de fato isolado, que merece ser apurado com rigidez e velocidade, mas não reflete a conduta da administração e nem do comando da Guarda Municipal. Para tornar o assunto mais sensacionalista, teve transmissão ao vivo de velório e outras situações constrangedoras e desnecessárias.

 

FARPAS

As últimas sessões da Câmara Municipal têm sido marcadas por algumas trocas de farpas entre os vereadores Pedro Giantomassi e Henrique Torres, respectivamente líderes do governo e da oposição. Geralmente o roteiro passa por críticas a forma como a imprensa traz alguma notícia da administração e se desenrola nas ações da atual administração e outras gestões. A última delas envolveu possível informação de saída do secretário municipal de Saúde, Paulo Boldrin, desmentida imediatamente pelo prefeito.

 

NAS REDES

Os debates de Pedro Giantomassi e Henrique Torres também chegaram às redes sociais. O assunto da vez foi a instalação de barreiras sanitárias na entrada da cidade devido ao mega feriadão na cidade de São Paulo e outros municípios da região metropolitana. Henrique, que sugeriu a medida, disse que o líder do governo é contra. Pedro disse que a fala do colega era fake-news e que inclusive levou a sugestão ao prefeito que iria implantar.

 

QUANDO COME?A?

O vereador Rafael Kocian questionou quando o laboratório de análises clínicas e de análise de água da FEUC começará a funcionar. Segundo o vereador há muito tempo a autarquia ensaia colocar em funcionamento o laboratório, que além de ajudar nas aulas também gerará receitas para a instituição. ? preciso ir para prática, disse Kocian.

 

AGENDAMENTO

A Prefeitura iniciou o agendamento online para a vacinação contra a COVID-19. A iniciativa chega em boa hora, tendo em vista que por diversas vezes era comum encontrar idosos esperando por muito tempo nas filas. Com o novo sistema será possível agendar o local e o horário para vacinação, facilitando a logística e acabando com o sofrimento da espera.

 

BARRACAS

O vereador Eduardo Ramos comentou na última sessão da Câmara que está estudando projeto de lei que torna obrigatório a instalação de barracas em locais onde existem filas de espera externas, como por exemplo, bancos, lotéricas, correios e outros. A iniciativa é muito bem vinda e visa amenizar o desconforto de quem tem que enfrentar as filas debaixo de sol e chuva.

 

JÁ ADOTOU

Interessante registrar quem por iniciativa própria já faz isso. ? o caso do Cartório de Registro de Imóveis que desde que adotou medidas de distanciamento para o atendimento presencial instalou barraca para quem espera do lado de fora. Além disso, a instituição deixa claro no cartaz fixado na porta que quem precisar de água, café ou bala é só solicitar. Parabéns!

 

ESTACIONAMENTO FECHADO

A Prefeitura decidiu fechar por tempo indeterminado o estacionamento da Ilha de São Pedro. Infelizmente o local estava acumulando muito lixo e sujeira e estava servindo para prática de prostituição e uso de drogas. Provavelmente será reaberto somente quando a Ilha voltar a receber o público.

 

ÁGUA

A SAERP anunciou que fez alterações na captação de água no Rio Fartura que abastece os bairros Domingos de Syllos, Jardim Aeroporto, Vila Brasil, dentre outros. Além disso, colocaram em funcionamento a caixa d`água de 150 mil litros que existe junto ao prédio da Secretaria de Educação. Com isso, a constante falta de água nessa região deve ser superada e passar a ser exceção e não a regra.

 

TARTARUGA

A população tem reclamado muito da demora na realização de recapeamento ou operação tapa-buraco em toda cidade. Todos sabem que a administração anterior deixou a cidade em situação caótica, com buracos por todos os lados, entretanto, passados praticamente três meses, pouquíssimos locais receberam os reparos.

 

? FAKE!

? falsa uma tabela de vacinação divulgada amplamente em redes sociais e aplicativos de mensagens, onde constava datas de aplicação das vacinas que iriam até 8 de agosto, contemplando todas as faixas etárias até 18 anos.

 

? FATO!

O governo do Estado de São Paulo tem divulgado as próximas etapas de vacinação, mas nunca além de duas ou três semanas. O município tem sido mais precavido e divulga a data da próxima etapa de vacinação somente quando tem a certeza da chegada da vacina.

 

POLICIAIS E PROFESSORES

Por falar em vacinação, o governador João Dória anunciou que no mês de abril que trabalhadores da segurança pública e trabalhadores da educação começarão a ser vacinados. A vacinação dos policiais se inicia em 5 de abril e de professores acima de 47 anos se inicia em 12 de abril.

 

BUTANVAC

O Instituto Butantan anunciou na manhã de ontem que estaria solicitando autorização da Anvisa para iniciar os testes de fase 1 e fase 2 com 1800 voluntários de uma vacina totalmente produzida no Brasil, sem depender de insumos estrangeiros. A expectativa da instituição é que ainda esse ano essa vacina já esteja liberada.

 

300 MIL

A triste marca de 300 mil mortos em decorrência da COVID-19 foi atingida na quarta-feira. Atualmente o Brasil é o segundo país no mundo em número de mortes, fruto do negacionismo em relação à doença e da clara falta de ação por parte do governo federal.

 

UM ANO DEPOIS

Mais de um ano após ocorrer o primeiro óbito no país em decorrência da COVID-19, o presidente Jair Bolsonaro decidiu montar um comitê de gestão de crise, convidando representantes do Congresso Nacional, Poder Judiciário e governadores. Como as pesquisas de opinião têm mostrado que o brasileiro está insatisfeito com a ação do presidente, é hora de correr atrás do prejuízo.

 

SINAL AMARELO

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deixou um claro recado endereçado ao presidente Jair Bolsonaro. Lira subiu o tom e disse que a Câmara "acendeu o sinal amarelo" com os erros do governo e que se necessário for, o parlamento possui "remédios amargos e até fatais", mas que espera não utilizar.

 

ALIMENTO X EDUCA??O

Esta semana foram entregues Pela Secretaria de Educação kits alimentação nas unidades escolares: Creche EMEB Professora Vera Elena Simões, Creche Júlio Possebon, EMEB Vinicio Spessoto e Fundação Educacional.

Foi publicada uma nova resolução do Governo Estadual sobre a merenda para as escolas estaduais: serão oferecidos os alimentos em formato de marmita. Os pais devem entrar em contato com os diretores das escolas estaduais para mais informações.

 

ZELADORIA

A Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços mantém os serviços de tapa-buracos e limpeza da cidade. Nesta quinta-feira, 25, foram realizados serviços de coleta de galhos e móveis velhos nas ruas Francisco Glicério, próximo ao escadão, Coronel Alípio Dias e José Osório de Paiva.

Também foram feitos serviços de tapa-buracos na região do bairro Jardim Aeroporto e Santa Tereza.

 

SUSPENSA

Centro de Controle de Zoonoses comunica que a vacinação Antirrábica em cães e gatos, está temporariamente suspensa. Será retomada a partir da próxima semana. Outras informações e agendamentos através dos telefones (19) 3682-9330 e 3682-9922.

 

BIRRA DE D?RIA X BOLSONARO

Centenas de ônibus escolares, que fazem parte do programa de renovação de frotas do Ministério da Educação, foram entregues nesta semana a prefeituras do interior do estado de São Paulo. Porém, em vídeos compartilhados nas redes sociais, tais veículos aparecem com as marcas do governo federal cobertas por adesivos. O governo paulista diz não ter sido responsável pela colocação das tarjas. 

 

DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO

Uma forma do cidadão acompanhar e fiscalizar os atos e decisões da Prefeitura é o Diário Oficial do Município. Além de gerar economia ao poder público, oferece mais segurança jurídica à municipalidade e aos próprios munícipes. As consultas e pesquisas são de acesso gratuito e independem de qualquer cadastro. De um computador, tablete ou celular acesse as edições diárias no www.saojosedoriopardo.sp.gov.br clicando em "Diário Oficial".

 

TAPA-BURACOS E RECAPEAMENTO

O prefeito Márcio Callegari Zanetti tem divulgado que São José do Rio Pardo vai se surpreender com o número de metros quadrados recapeados. Muitas ruas e avenidas intransitáveis já estão recebendo os serviços de tapa-buracos, porém, o recapeamento é a solução para muitos locais. A missão é longa face o abandono de inúmeras vias públicas.

 

RECANTO EUCLIDIANO LIMPO

Iniciaram nesta semana os trabalhos de limpeza e manutenção na Herma e Mausoléu Euclides da Cunha. A área recebeu serviços de jardinagem, houve a retirada total da água parada onde estão os restos mortais do famoso escritor de "Os Sertões", bem como ação visando que chuvas no local desaguem diretamente no rio Pardo. Também começarão benfeitorias em outro cartão postal da cidade, o Cristo Redentor. Parcerias público-privadas continuam na mira da Prefeitura visando melhorar a zeladoria e o aspecto visual do município. 

 

DOIS OLHARES NOS CORREIOS

A agência rio-pardense dos Correios está com atendimento reduzido: apenas das 9h00 às 13h30 em razão do baixo número de funcionários, carga de trabalho e como medida de combate à COVID-19. Foto com extensa fila na calçada foi apresentada pelo vereador Eduardo Ramos na última sessão da Câmara Municipal, quando revelou que prepara projeto de Lei visando medidas para melhores acomodações (como exemplo, a colocação de tendas) e evitar aglomerações. Mesmo assunto em redes sociais foi abordado por oposicionistas, porém, cobrando fiscalização por parte da Prefeitura.

 

O QUE DISSERAM

"Eu só fui notícia em coluna policial prendendo vagabundo, não como investigado. Saia da mansão e vá visitar um hospital."

Delegado Alessandro Vieira, senador, em mensagem direcionada ao também senador Flávio Bolsonaro em grupo de Whatsapp.

 

"Senador mariposa, não pode ver um holofote... Você não tem trabalho, não faz nada pelo seu estado, só gogó. O pouco que leva é de emenda do governo que você critica. Quando provar minha inocência você vai engolir suas palavras."

Senador Flávio Bolsonaro, em resposta ao colega.

 

"Os remédios políticos no Parlamento são conhecidos e são todos amargos. Alguns, fatais. Muitas vezes são aplicados quando a espiral de erros de avaliação se torna uma escala geométrica incontrolável. Não é esta a intenção desta Presidência"

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, em claro recado ao presidente Jair Bolsonaro.

 

"Agora vamos enfrentar o que está aí e tentar de todas as formas diminuir a quantidade de gente contaminada e, obviamente, o número de óbitos que, pô, já ultrapassou o limite do bom senso."

General Hamilton Mourão, vice-presidente da República.


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados