Seções
Colunas
03/Abr/2021 - 19:26:20
Memória da Cidade, 03 de Abril de 2021
Redação
VIA??O NASSER - Na foto acima, o veículo nº 855, da Viação Nasser, nos anos 1970, que fazia o itinerário até a cidade de Tambaú. Inaugurada em março de 1946, a então Viação Irmãos Nasser foi fundada pelos irmãos Eduardo e Jamil Nasser. Iniciou suas operações com apenas um ônibus, fazendo a linha entre São José do Rio Pardo e Poços de Caldas.
CORPUS CHRISTI ?? Diferente do que acontece hoje, as procissões no passado eram revestidas de solenidade. O padre seguia ao centro segurando o Santíssimo, cercado pelos ministros da Eucaristia, sacristãos e outros sacerdotes. O Tiro de Guerra e a corporação musical, em trajes de gala, acompanhavam o percurso pelas ruas centrais da cidade. A participação da população era intensa. A foto mostra uma procissão de Corpus Christi, realizada pela Paróquia São José nos anos 1970. ? frente, um coroinha com o turíbulo incensa o caminho a ser percorrido.
Preparativos para a chegada do trem
O Arquivo Histórico Municipal José Honório de Silos guarda em suas caixas centenas de documentos municipais dos séculos 19 e 20. Apesar da boa conservação, alguns são tão antigos que tiveram partes destruídas pelo tempo.
O documento abaixo foi enviado à Câmara Municipal em agosto de 1887 por uma "Commissão encarregada dos festejos da chegada da Estrada de Ferro à Villa":
"Ilmos. Senhores Prezidente e Vereadores da Câmara Municipal
A Commissão encarregada dos festejos da chegada da Estrada de Ferro a esta Villa, vem pedir a Ilma. Câmara a honra de comparecer encorporada e com seu estandarte na Estação desta Villa, no dia 27 do corrente, e ahi tomar o lugar que lhe será reservado, pedindo mais, a Comissão à Ilma. Câmara, que se digne mandar embandeirar todo o paço municipal e à noite do mesmo dia mandar illuminar todas as janellas do edifício para assim abrilhantar mais a festa. A Comissão, confiando no acrisolado amor pátrio da Ilustre Municipalidade, ousa esperar que será attendida na honra e favores que solicita de Sua Excelência e confessando-se desde já grata para com sua benevolência, tem a honra de assignar-se com o maior respeito."
A parte das assinaturas está ilegível. O documento tem ainda a anotação: "Aprovado. Sala das Sessões, 10 de agosto de 1887", seguida da assinatura do presidente Honório Olympio Machado.
A Estrada de Ferro pertencia ao Ramal Férreo do Rio Pardo, companhia presidida pelo fazendeiro dr. Costa Machado e depois vendida para a Companhia Mogiana no ano seguinte.
Embora a estação (com dois pavimentos) tenha sido inaugurada em 27 de agosto de 1887, o primeiro trem só chegou onze dias depois, no dia 7 de setembro.
Em 1928 a Mogiana inaugurou no mesmo local uma nova estação, a atual, desativada desde a enchente de 1977.