São José do Rio Pardo, ,

10/Abr/2021 - 20:51:28

A relação entre a árvore e a água

Felipe Quessada




Se você bebeu água hoje, comeu alguma fruta, tomou um gostoso banho, então agradeça a floresta. Existe uma forte relação entre árvore e água. São as bacias e zonas úmidas florestais que fornecem 75% da água doce acessível do mundo. Então temos que nos preocupar para que a água não se torne escassa nas cidades, mantendo as vegetações nativas nas nascentes e margens dos rios.

Quando a água da chuva cai sobre uma mata, ela segue dois caminhos: volta para a atmosfera por evapotranspiração ou atinge o solo, através da folhagem ou do tronco das árvores.

 

O que é evapo-transpiração?

A soma da evaporação da água pela superfície do solo com a transpiração das plantas é denominada de evapotranspiração. Ela representa, na prática, o consumo de água por uma cultura, geralmente medida em milímetro por dia (mm/dia). Após uma chuva ou irrigação, a umidade do solo, que é a responsável por oferecer água disponível às plantas pode cair da capacidade de campo até o ponto de murchamento, que corresponde à umidade existente no solo, abaixo da qual a planta praticamente não consegue absorver a água na mesma intensidade que transpira, aumentando a cada instante a deficiência hídrica da planta, chegando a um momento em que se a umidade do solo não for elevada (chuva ou irrigação) a planta morrerá. Isso acontece porque, simultaneamente, ocorrem no solo, duas saídas de água.

De toda a água que chega ao solo, uma parte pode seguir para cursos d´água ou reservatórios de superfície, alimentando assim as nascentes. Segundo esta lógica, quando ocorre o desmatamento de árvores perto das nascentes de rios, não há recarga de água.

Assim, é de extrema importância preservarmos os mananciais e matas ciliares;

 

O que são mananciais?

Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos. Para nós, o ponto principal é evitar a poluição do nosso rio Pardo, algo muito difícil de se conseguir aqui, porém não impossível.

 

O que é mata ciliar?

Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagoas, represas e nascentes. As raízes das árvores ajudam na fixação dos solos, evitando o assoreamento dos rios e suas sementes alimentam os peixes.

 

O que é assoreamento?

O assoreamento é o acúmulo de sedimentos (areia, terra, rochas), lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d´água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano. Trata-se de um processo natural que pode ser intensificado pela ação humana. Em alguns casos, o curso d´água pode até deixar de existir em decorrência desse fenômeno.

Vamos conferir como anda a mata ciliar do nosso Pardo.


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados