Seções
Colunas
10/Abr/2021 - 21:16:04
Nomes&Notas, 10 de Abril de 2021
Redação
100 DIAS
A administração municipal liderada pelo prefeito Marcio Zanetti está completando 100 dias. Tradicionalmente se diz que esse é o prazo da "lua de mel" para que o governante consiga se situar e apresentar os primeiros resultados. Certamente ainda falta muita coisa, mas já é possível ver resultados pela cidade. O que ninguém discorda é que em relação à gestão passada não há dúvidas que tudo melhorou sensivelmente.
PRESTANDO CONTAS
Para prestar contas dos 100 primeiros dias de sua gestão, o prefeito Marcio Zanetti participará da Tribuna Livre da Câmara Municipal na sessão da próxima terça-feira. A população pode acompanhar a transmissão ao vivo da sessão, pelo site e redes sociais da Câmara Municipal, a partir das 15h00.
PROVA DE FOGO
Um ponto que mudou sensivelmente foi a relação entre os poderes. Apesar de independentes, Câmara Municipal e Prefeitura construíram uma nova relação, totalmente diferente das anteriores que se mostraram muito conturbadas. Talvez a primeira prova de fogo dessa relação institucional esteja no veto ao projeto de Lei nº 03, de autoria do próprio presidente do Legislativo, Rafael Kocian. O projeto previa a divulgação de boletins epidemiológicos com casos de COVID-19 por parte das escolas públicas e privadas para os pais de alunos. ? hora de observar como todos irão reagir.
DE QUEM ? A QUADRA?
Na última sessão da Câmara, o vereador Paulão da Rádio questionou sobre a execução de uma emenda parlamentar do ex-deputado Silvio Torres. Os recursos foram destinados para a construção de quadra da FEUC, mas por definição da última gestão seriam usados para cobertura da quadra do clube Botafogo.
QUADRA DA FEUC
Durante o debate do requerimento, o líder do governo, vereador Pedro Giantomassi, comentou que a emenda parlamentar é destinada exclusivamente para a finalidade de construção de quadra da FEUC e justamente por esse motivo a Caixa Econômica Federal não havia liberado o início da obra. Giantomassi ainda citou que no dia anterior foi apresentado o projeto de construção da quadra junto ao campus da faculdade no Jardim Aeroporto, hoje ocupado pela Secretaria de Educação.
VACINA CONTRA FOME
A Prefeitura Municipal aderiu a campanha estadual Vacina Contra Fome. O projeto visa arrecadar alimentos nos pontos de vacinação contra COVID-19 para atendimento das pessoas mais vulneráveis. A doação do alimento não é obrigatória e ninguém deixará de ser vacinado se não levar o alimento.
CONEX?O SOLIDÁRIA
São José do Rio Pardo também aderiu à 3º campanha Conexão Solidária, promovida pelo grupo de comunicação EPTV, afiliada da rede Globo. O objetivo é arrecadar alimentos para os que mais necessitam. A campanha ocorrerá no próximo sábado, dia 17, no sistema drive-thru, no pátio do ginásio Tartarugão.
MOTORISTAS DE APLICATIVOS
Foi encaminhado à Câmara Municipal um anteprojeto de lei que visa regulamentar o trabalho de transporte por aplicativos, que inclusive já funcionam no município. Segundo o líder do prefeito, Pedro Giantomassi, o prefeito quer previamente debater com vereadores um texto que gere consenso, antes de encaminhar o texto final para votação. Segundo Giantomassi, a Prefeitura já dialogou com taxistas e com motoristas por aplicativo buscando esse mesmo consenso.
PASSOU DA HORA
Conforme citado anteriormente os motoristas de aplicativo já trabalham no município, mas ainda não há regulamentação. Apesar de existir legislação nacional sobre o tema, é preciso criar regras municipais. Não há dúvidas que essa modalidade precisa ser regulamentada e certamente tanto população quanto poder público e motoristas ganham com isso. O projeto criado em São José é baseado na legislação de São João da Boa Vista.
RECLAMA??ES
Por falar em transporte público, tem sido muito frequente as reclamações da população em relação aos ônibus circulares da cidade. As principais reclamações são relativas às mudanças de horários sem prévio aviso aos usuários, que chegam a passar horas aguardando nos pontos. Outra reclamação constante é a superlotação dos veículos, principalmente em tempos de pandemia.
NOVO ACESSO
O vereador Rafael Kocian apresentou indicação sugerindo a Prefeitura que desenvolva estudos para elabora projeto que contemple melhoria viária na entrada e saída da cidade por meio da rodovia Lupércio Torres. Segundo Kocian, na semana anterior a SAERP fez um reparo nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora de Aparecida e o trânsito ficou totalmente interditado, já que ali é via de mão dupla. Quem conhece os caminhos desviou por estradas de terra, quem não conhece acabou fazendo uma volta gigante pela entrada principal da cidade. Projeto necessário.
SA?DE DA MULHER
O vereador Henrique Torres apresentou fotos de mães com crianças de colo e gestantes aguardando atendimento do lado de fora no prédio da Saúde da Mulher. Segundo o vereador, o local não tinha cadeiras e a medida foi adotada para evitar aglomerações dentro do prédio. Em poucos instantes o secretário de Saúde respondeu que a medida já havia sido revogada e que foi tomada pelos funcionários do prédio. Agora as usuárias do local ficam a vontade para aguardar dentro ou fora do prédio, respeitando o distanciamento.
PENSANDO 2022
Distante ainda um ano do período eleitoral, já é possível perceber movimentações regionais para construção de candidaturas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa. Sem dúvida alguma, ter uma representação regional e principalmente municipal seria muito interessante.
PENSANDO 2024
Correligionários do ex-prefeito João Luis Cunha dizem que ele tem se movimentado para organizar um grupo e disputar as eleições municipais de 2024. Apesar da distância, a construção de alianças leva tempo. Cunha está usando da mesma tática que o elegeu em 2008.
FARPAS
O ex-vereador Matheus Mafepi e o atual vereador Toco Quessada trocaram farpas nas redes sociais. O motivo não poderia ser outro: a causa animal. Os dois são ativistas da causa mas divergem na forma de se fazer.
? FAKE!
? falso um áudio do governador João Dória que circulou em aplicativos de mensagens onde a quarentena da fase emergencial seria estendida do dia 8 até 22 de abril. O governador ainda reforça que todos municípios devem cumprir a restrição.
? FATO!
O áudio realmente é do governador João Dória, mas ele foi retirado de uma entrevista coletiva ocorrida em 2020. Uma das principais evidências é a citação ao prefeito da capital Bruno Covas, que participava das entrevistas coletivas ao lado de Dória. Além disso, o atual decreto vigora até dia 11, portanto, se estendido será do dia 12 em diante. Fake News não são somente notícias mentirosas, mas distorcidas da realidade também.
FASE VERMELHA
No início da tarde de ontem, o governador João Dória anunciou que o estado de São Paulo entra na fase vermelha, saindo da fase emergencial, até o dia 19 de abril. Ainda haverá restrições do período das 20h00 às 5h00 e a proibição de cultos presenciais em igrejas e templos. Haverá flexibilização para retorno das lojas de material de construção, partidas do campeonato paulista (em público) e retirada de comida diretamente nos restaurantes.
PREOCUPANTE
Embora o quantitativo de casos de COVID-19 no município tenha reduzido, o número de óbitos aumentou significativamente. Outro dado recente que tem chamado muita a atenção é em relação a idade das pessoas falecidas por COVID-19 ?? cada vez mais jovens.
LOCKDOWN
Está previsto para hoje o início de mais um período de lockdown na cidade. Vai das 20h00 até as 5h00 de segunda-feira (12). Segundo dados apresentados na Câmara Municipal pelo vereador Pedro Giantomassi, a medida adotada na semana passada funcionou e o isolamento social melhorou. Mas a sensação de muitos é que domingo passado ainda havia muita gente nas ruas.
COMPARATIVO
Uma matéria interessante foi produzida pela CNN Brasil. A reportagem fez um comparativo entre as cidades de Araraquara e Bauru que adotaram posturas totalmente diferentes na pandemia. Em Araraquara, a partir de fevereiro foi adotado um rigoroso lockdown, inclusive com fechamento de supermercados que só poderiam entregar por meio de delivery. Em Bauru, ao contrário, a medida foi flexibilizar ainda mais as atividades comerciais, religiosas, dentre outras.
RESULTADOS
Em Araraquara o número de mortes, internações e casos recuou significativamente. Depois do caos enfrentando em fevereiro, a fila de espera de UTI foi zerada e por alguns dias já não havia mortes registradas. A média de mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias é de 11,9. Em Bauru, ao contrário, os casos dispararam, e os leitos estão superlotados. A média de mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias foi para 26,4.
CULTOS E MISSAS
PODEM SER PROIBIDOS
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou essa semana uma ação direta de inconstitucionalidade que visava impedir prefeitos e governadores de vetarem a realização de cultos e missas durante a pandemia. O resultado da ação foi de 9 votos favoráveis à possibilidade de proibição e 2 contrários.
COMO VOTARAM
Somente os ministros Dias Tófolli e Nunes Marques votaram contra a possibilidade de proibição de missas e cultos devido a pandemia. Os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Luis Roberto Barroso, ?dson Fachin, Rosa Weber, Carmen Lucia, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio de Mello e Luiz Fux votaram favoráveis a medida.
O QUE ALEGARAM
A alegação principal de quem votou contra os vetos é de que isso feria a liberdade religiosa prevista na Constituição Federal. Os que votaram a favor do veto alegam que não se fere a liberdade religiosa, apenas restringem-se aglomerações devido a situação epidemiológica que o país se encontra e a medida é temporária. Os 9 ministros favoráveis alegaram sempre a importância dos dados científicos.
CPI DA PANDEMIA
O ministro do STF Luis Roberto Barroso determinou que o presidente do Senado Federal. Rodrigo Pacheco, instaure imediatamente a CPI da pandemia de COVID-19 no país. O objetivo da comissão é verificar as ações e omissões do governo federal frente ao caso. O pedido de abertura de CPI continha 31 assinaturas, portanto, quatro a mais que as 27 necessárias, mas mesmo assim Pacheco resistia em instalá-la para evitar mais desgastes ao governo.
TENTARAM DIALOGAR
O presidente do STF, Luiz Fux, fez chegar ao presidente do Senado que seria inevitável uma decisão judicial determinando a abertura da CPI. De forma sutil aconselhou que o parlamentar determinasse a instalação dos trabalhos antes da decisão judicial, evitando assim um possível desgaste entre os poderes. Luis Roberto Barroso ainda consultou colegas da corte e verificou que tinha apoio da maioria para tomar sua decisão.
ESPERNEOU
O presidente Jair Bolsonaro foi até suas redes sociais para reclamar da decisão do ministro Barroso. Segundo o presidente faltou coragem ao ministro para determinar que governadores também sejam investigados. Em outra postagem afirma que o ministro se omite ao não determinar que o Senado abra processos de impeachment contra ministros do STF.
O QUE DISSERAM
"Barroso se omite ao não determinar ao Senado a instalação de processos de impeachment contra ministro do Supremo, mesmo a pedido de mais de 3 milhões de brasileiros. Falta-lhe coragem moral e sobra-lhe imprópria militância política".
Jair Bolsonaro, presidente da república, queixando-se de decisão judicial que ordenou abertura de CPI da pandemia.
"Calma Jair Bolsonaro. Além da CoronaVac, o Butantan é especialista na vacina antirrábica. Fique tranquilo, vou te vacinar".
João Dória, governador de São Paulo, respondendo aos insultos de Bolsonaro, que o chamou de vagabundo em jantar com empresários.