São José do Rio Pardo, ,

17/Abr/2021 - 13:17:23

Expressões populares

Felipe Quessada





Quando se fala em marcar uma pescaria, logo pensamos em fazer reuniões, nas quais geralmente não se resolve quase nada, mas são divertidas. A comida é diferente, quase sempre mais forte, gordurosa e apimentada; tem cervejas de várias marcas (cada um leva a sua) e sempre bem geladas; não falta uma boa cachaça, que é usada para brindar à reunião e à pescaria que irá acontecer. Entre tantos assuntos, conversas paralelas e piadas que fazem parte desse encontro, também ouvimos dos pescadores inúmeras expressões populares que fazem parte do nosso dia-a-dia e que a gente nem imagina como surgiram e, muitas vezes, nem o que significam. Assim aconteceu numa dessas reuniões, na aconchegante chácara do Celão Viana; e aproveitei para anotar algumas expressões usadas pela moçada, e procurei saber o significado e suas origens.

Essa pescaria ??vai custar os olhos da cara?

Dizem que a expressão surgiu em referência ao espanhol Diego de Almagro. Ele foi um dos conquistadores da América e teria perdido os olhos quando tentava invadir uma fortaleza inca ?? ele próprio teria dito que defender os interesses da coroa espanhola teria custado seus olhos da cara, ao falar sobre o assunto ao imperador Carlos I, da Espanha.

Fisgar uma Corvina ??não é bicho-de-sete-cabeças?

Tem origem na mitologia grega, mais precisamente na lenda da Hidra de Lerna, monstro de sete cabeças, que, ao serem cortadas, ressurgiam. A expressão ficou popularmente conhecida, no entanto, por apresentar a atitude exagerada de alguém que, diante de uma dificuldade, coloca limites à realização da tarefa, até mesmo por falta de disposição para enfrentá-la.

Fisguei um peixe, fui ??salvo pelo gongo?

A expressão teve origem nas lutas de boxe, já que o pugilista prestes a ser nocauteado, pode ser salvo pelo soar do gongo ao fim de cada round ?? outra explicação mais bizarra, ??caixão seguro?. Esse tipo de urna era usado por pessoas que tinham medo de ser enterradas vivas e que encomendavam caixões com uma corda ligada a um sino fora da sepultura. Se ela acordasse, poderia dar sinal de vida e ser retirada da cova.

Em se tratando de pescador eu ??coloco a mão no fogo?

Esse era um tipo de tortura praticada na época da Inquisição de uma determinada Igreja. Quem pegava esse tipo de castigo por heresia tinha a mão envolvida em estopa e era obrigado a andar alguns metros segurando um ferro aquecido. Depois de três dias, a estopa era arrancada e a mão do ??herege?? era examinada; se ainda estivesse queimada, o destino era a forca. No entanto, se estivesse ilesa, era porque a pessoa era inocente (o que nunca acontecia, acho eu).

 Pescador que se preza não ??roda a baiana?

A expressão quer dizer dar um escândalo em público, e teria se originado nos blocos de Carnaval do Rio de Janeiro, no início do século 20. Dizem que nessa época alguns malandros aproveitavam a folia para dar beliscões no bumbum das moças nos desfiles, até que capoeiristas passaram a se fantasiar de baianas para proteger as garotas do assédio.

Quando você bebe fica ??chato de galocha?

Para quem não sabe, galocha é uma espécie de bota de borracha que se calça por cima dos sapatos em dias chuvosos. Como o calçado, que existe para reforçar os sapatos, esse tipo de chato seria ??reforçado??, quase insuportável e super resistente.

Com a crise, estou ??matando cachorro a grito?

Sabemos que os cachorros conseguem captar sons inaudíveis pelo ouvido humano, tanto de baixa quanto de alta frequência. Com uma audição sensível dessa forma, os animais poderiam realmente até morrer por causa dos sons audíveis. Isso aconteceria porque, aflitos, os cães seriam capazes de se chocar contra a parede até a morte.

Para a pescaria vamos ??fazer vaquinha?

Essa é uma das expressões populares que mais fazem parte de nossa vida. A expressão foi criada pela torcida do Vasco, do Rio de Janeiro, na década de 1920, quando os torcedores arrecadavam dinheiro para distribuir entre os jogadores do time, caso vencessem o jogo com um placar histórico.

Sem isca viva, vai a artificial ?? ??quem não tem cão,  caça com gato?

Ou seja, se você não pode fazer algo de uma maneira, se vira e faz de outra. A expressão, com o passar dos anos, se adulterou. Inicialmente se dizia ??quem não tem cão caça como o gato?, ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.

Aquele pescador ??é da pá virada?

Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio. Quando a pá está virada para baixo, voltada para o solo, está inútil, abandonada, assim mantida pelo sujeito vagabundo, irresponsável, parasita.

Vamos logo ao assunto, ??deixa de nhem-nhem-nhem?

Conversa interminável em tom de lamúria, irritante, monótona, resmungo, rezinga. ??Nhee?, em Tupi, significa ??falar??. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, os índios não entendiam aquela falação estranha, e diziam que os portugueses ficavam a dizer ??nhem-nhem-nhem?.

Você está chato, parece ??que está de paquete?

Situação das mulheres quando estão menstruadas. Paquete (navio). A partir de 1810, chegava um paquete mensalmente, no mesmo dia de cada mês, ao Rio de Janeiro. E ostentava a bandeira da Inglaterra, predominantemente vermelha. Daí logo se vulgarizou a expressão para se referir ao ciclo menstrual das mulheres.

Caso eu não fisgue peixes, ??vou chorar as pitangas?

Pitangas são deliciosas frutinhas cultivadas e apreciadas em todo o país. A palavra deriva de pyrang, que, em Tupi-Guarani, significa ??vermelho??. Sendo assim, a provável relação da fruta com lágrimas vem do fato de os olhos ficarem vermelhos, parecendo duas pitangas, quando se chora muito.

Até parece que você ??tem o rei na barriga?

A expressão provém do tempo da monarquia, em que as rainhas, quando grávidas do soberano, passavam a ser tratadas com deferência especial, pois iriam aumentar a prole real e, por vezes, dar herdeiros ao trono, mesmo quando bastardos. Em nossos dias refere-se a uma pessoa que dá muita importância a si mesma.

Quando você não fisga nada, fica com ??cor de burro quando foge?

A frase original era ??Corra do burro quando ele foge?. Tem sentido porque, o burro enraivecido é muito perigoso. A tradição oral foi modificando a frase e ??corra? acabou virando ??cor?.

Tá apressado, ??vai comer cru?

Quando não existia o forno de microondas, era preciso muito tempo para a comida ficar pronta, ou então comê-la crua. Nessa época, a culinária japonesa ainda não estava na moda e a comida crua era vista com maus olhos. Assim, a expressão passou a ser usada para significar ??afobamento??, ??precipitação??.

Se não fisgarmos nada, quem ??vai pagar o pato??

A expressão deriva de um antigo jogo praticado em Portugal. Amarrava-se um pato a um poste e o jogador (montado em um cavalo) deveria passar rapidamente e arrancá-lo de uma só vez do poste. Quem perdia pagava pelo animal sacrificado. Sendo assim, passou-se a empregar a expressão para representar situações onde se paga por algo sem ter qualquer benefício em troca.

Pescador que se presa gosta de ??afogar o ganso?

No passado, os chineses costumavam satisfazer as suas necessidades sexuais com gansos. Pouco antes de ejacularem, os homens afundavam a cabeça da ave na água, para poderem sentir os espasmos anais da vítima. Daí a origem da expressão, que se refere a um homem que está precisando fazer sexo.

Contente-se com um peixe, pois ??mais vale um pássaro na mão do que dois voando?

Significa que é melhor ter pouco que ambicionar muito e perder tudo. ? tradição de antigos caçadores. Eles achavam melhor apanhar logo a ave que tinham atingido de raspão, antes que ela fugisse, do que tentar atirar nas que estavam voando e errar o alvo.

Será que essa reunião vai ??terminar em pizza??

O termo quer dizer que alguma coisa errada vai ficar sem punição e também teve origem no futebol, mais exatamente na década de 1960. Nessa época, um dos dirigentes do Palmeiras estava há 14 horas em uma reunião sobre assuntos do time quando a fome bateu e o encontro ??sério? acabou em uma pizzaria.

Foi um jornalista esportivo, que usou pela primeira vez na manchete: ??Crise do Palmeiras termina em pizza?.

Vou fisgar o maior ??favas contadas?

Antigamente, votavam-se com as favas brancas e pretas, significando sim ou não. Cada votante colocava o voto, ou seja, a fava, na urna. Depois vinha a apuração pela contagem dos grãos, sendo que quem tivesse o maior número de favas brancas estaria eleito. Atualmente, significa coisa certa, negócio seguro.

Vamos tomar aquela que ??matou o guarda?

Tratava-se de uma mulher que trabalhava para D. João VI e se chamava Canjebrina, que, como informam os dicionários, significa pinga, cachaça. Ela teria matado um dos principais guardas da corte do Rei.

Eu parei de beber ??juro de pés juntos?

A expressão surgiu das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado para confessar seus crimes.



Galeria de foto

O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados