Seções
Colunas
05/Jun/2021 - 22:41:24
Ajudando o planeta Terra
Odília Lopes FernandesHoje é o Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente.
Pequenas mudanças em hábitos comuns do dia-a-dia podem ajudar muito o nosso planeta.
Qual é a nossa melhor atitude em relação a nossa proteção e a do meio ambiente? O corpo e a mente precisam estar sempre em equilíbrio para que as doenças não se manifestem.
Observe uma poça de água em dia de chuva, basta que um pingo d água caia dentro dela para formarem-se em seu centro grandes círculos que se expandem para as bordas. ? como a nossa mente quando está em harmonia e pensamentos negativos a invadem. Tumultuam e rompem o nosso campo energético.
Nossa reverência ao planeta Terra
Portanto é de grande necessidade conectar com a Natureza, que é uma espécie de escudo e proteção para serenar a nossa mente.
Os sábios orientais reverenciam a Natureza, em seus jardins possuem três componentes básicos: flores, pedras e água. Dizem que são as vibrações dessas energias que constituem a contemplação das forças vitais da harmonização do ser humano. As flores representam às bênçãos de Deus e caminho do amor incondicional, as pedras, as grandes montanhas, e uma gota d água simboliza o mar.
Os índios afirmam que a terra é a nossa mãe no mais profundo dos sentidos. Os elementos vitais da natureza, o ar, a água e a terra cruzam-se constantemente no planeta, para estabelecer e fortalecer a harmonia universal.
Ao afastarmos da natureza
O homem quando se afasta da natureza, cria desequilíbrio para o seu universo interno. Os sensitivos dizem que a flora está muito ligada ao ser humano. Cuidar dos rios (não jogar papel nas ruas e nem bitucas de cigarros pelas calçadas é importantíssimo para não serem levados pelos ventos e chuvas para os rios) dos animais, flores e plantar árvores são portais sublimes de sintonia com os elementais.
O caminhar é sagrado e deve ser executado de uma forma compenetrada e silenciosa, sentindo o aconchego da terra sobre os nossos pés, deixando os problemas do cotidiano de lado e entregar-se totalmente no "aqui e agora". Esse exercício é uma forma de dar espaço para que as leis universais atuem de uma maneira generosa e benigna para o nosso bem-estar.
Já percebeu, quando tratamos as plantas de uma forma harmoniosa, é como sorrir para uma criança, que então vem carinhosamente para os nossos braços, dando livremente o seu amor?
A Natureza no ensina: "Bem aventurado o que dá e esquece o que faz, livre e solto dos resultados, que a Deus pertencem." .
Muito amor a nossa Terra abençoada.