Seções
Colunas
12/Jun/2021 - 21:08:28
Memória da Cidade, 12 de Junho de 2021
Redação
DOMINGO NA PRA?A ?? Dona Lourdinha Fontão era bastante minuciosa em suas anotações. Em seus guardados, que estão sendo organizados por uma comissão histórica, está incluída a foto acima. Nela estão Ítalo Landini, Lourdinha Nogueira (Fontão), Dulcy Fontão, Yeda Martins Cunha, Theonila Soares, Maria Leonor Barreto e Herculano Viola Reis Dias. No verso, em letra caprichada, dona Lourdinha anotou: "Fotografia tirada dia 6 de junho de 1948, domingo, às 10 horas da manhã, após a Missa das Dez. Jardim Público?.
PAVIMENTA??O ??
Calçamento com paralelepípedos da rua Marechal Floriano, em frente à
velha Igreja Matriz (demolida em 1948). Atrás, o íngreme morro sem o Cristo
Redentor (que ficou pronto em 1947). Pelos detalhes é possível remeter esta
foto ao final dos anos 1930, pois já é possível notar o prédio do Cine-Theatro
Colombo (inaugurado em 1936). Registros históricos informam que a o entorno da
praça 15 de Novembro foi pavimentado na gestão do prefeito José (Juca) Soares
(1933 a 1936). A fotografia parece ter sido tirada de uma das janelas do prédio
da Confeitaria Raddi, que também ficou pronto e inaugurado em 1936.
ACONTECEU EM 12 DE JUNHO
1865 ?? Neste dia, Cândido de Faria Moraes doou três alqueires de terras de sua propriedade para a formação do patrimônio de São José, passo inicial para a construção da primeira capela em homenagem ao santo. Os outros doadores foram Antônio Marçal Nogueira de Barros (3 alqueires), Cândido de Miranda Noronha (1 alqueire), João José de Souza (1 alqueire) e José Theodoro Nogueira de Noronha (4 alqueires). Há 156 anos.
1877 ?? Ato do Presidente da Província criou um distrito de subdelegacia de Polícia no povoado de São José do Rio Pardo. Há 144 anos.
1909 ?? Dr. Antônio Cândido Rodrigues assume o recém-criado Ministério da Agricultura, a convite do presidente Nilo Peçanha. A criação do órgão foi bastante criticada e considerada desnecessária. A pressão foi tamanha que Cândido Rodrigues deixou o cargo cinco meses depois, em 26 de novembro. Há 112 anos.
NEG?CIOS & SERVI?OS
Após o fechamento da tradicional Casa Braghetta, no Largo da Matriz, suas modernas e recém-construídas instalações foram alugadas para outras empresas, como o banco Bradesco. A Londres Magazin passou a ocupar o número 70 do prédio. A nova loja da cidade apresentava um novo conceito da moda masculina. Seu slogan era ??A casa do homem elegante? e vendia em prestações de 3 a 24 meses sem entrada.
As pérgulas da Praça da Matriz
Eram duas, localizadas atrás da Matriz, ao lado de dois monumentos, o do Centenário da Independência e a Herma do Capitão Mário Rodrigues. De aspecto semicircular, eram compostas de pilares e cobertas com uma espécie de trepadeira que cobria toda a estrutura, proporcionando sombra e abrigo aos que procuravam os bancos de granito instalados em seus interiores. As duas pérgulas ocuparam a praça por mais de 40 anos. Foram construídas na administração do prefeito (nomeado) Octavio Pereira Leite (1946/47) que também construiu o belvedere no interior da Praça 15. O ex-prefeito se orgulhava dos melhoramentos e os citou em um relatório ao término de sua administração.
Com a grande reforma da Praça da Matriz nos anos 1980, os engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra cogitaram aproveitar as belas estruturas para os pontos de táxi e o ponto de circular que seriam construídos na mesma praça.
Não foi o que aconteceu. Na reforma, parte das pérgulas desmontadas foram levadas para o pátio da Prefeitura onde permaneceram por um tempo e depois sumiram de vista.