Seções
Colunas
12/Jun/2021 - 21:18:49
Nomes&Notas, 12 de Junho de 2021
Redação
POUPATEMPO AQUI
A cidade começou a semana com uma excelente notícia. O prefeito Marcio Zanetti, acompanhado dos vereadores Rafael Kocian, Pedro Giantomassi e Gabriel Navega estiveram no Palácio dos Bandeirantes para assinatura do convênio que permitirá a instalação de uma unidade do Poupatempo em São José do Rio Pardo. A notícia causou grande comemoração dos munícipes que aguardam há tempos a implantação do serviço.
EXCEL?NCIA
O Poupatempo é um equipamento público que permite que a emissão de documentos, certidões e outras demandas dos serviços públicos sejam resolvidos de forma ágil e eficaz em um mesmo local. A emissão de RG, CNH, dentre outros pode ser feita em poucas horas, diferente dos postos convencionais que demoram dias e às vezes semanas. Para a unidade local será possível também a instalação de serviços municipais, como segunda via de faturas de água, solicitações diversas, dentre outros. O programa do governo estadual é reconhecido internacionalmente por sua excelência e, por aqui, vai evitar que rio-pardenses se desloquem até Ribeirão Preto ou São João da Boa Vista para resolver suas demandas. Municípios da região, como Caconde, Tapiratiba, Itobi, Casa Branca, São Sebastião da Grama e Divinolândia deverão procurar a unidade rio-pardense.
AJUDOU
O prefeito Marcio Zanetti agradeceu de forma muito contundente os deputados Jorge Caruso e Baleia Rossi, respectivamente estadual e federal do MDB, pelo apoio e trabalho desenvolvido por ambos para a conquista do Poupatempo. Segundo Zanetti, foram decisivos para que o convênio fosse assinado. O presidente da Câmara Municipal, Rafael Kocian, fez questão de elogiar a dupla de deputados, o prefeito e sua equipe, os vereadores que colaboraram e o governador do estado destacando que "ninguém faz nada sozinho".
ATRAPALHOU
Interessante notar que uma turma tentou minimizar a vinda do Poupatempo para a cidade, como se isso não fosse uma conquista. Nos bastidores, comenta-se que inicialmente membros dessa turma tentaram que o governo do Estado convidasse outras figuras da cidade e região para tentativa de captar os dividendos. Como a ideia não prosperou, o trabalho foi para ajudar a instalação do Poupatempo em Mococa para que a distância curta entre as cidades fosse justificativa para não se abrir uma unidade em São José do Rio Pardo. Felizmente não deu certo.
GRAFITE NO CEMIT?RIO
O vereador Gabriel Navega sugeriu que o prefeito municipal disponibilize os muros do cemitério para que grafiteiros utilizem do espaço para fazer desenhos. Segundo Navega os desenhos não seriam "pesados" e sim algo "mais leve" como flores, pássaros, etc.
CIDADE COLORIDA
Diversos vereadores se manifestaram sobre o tema. Thaís Nogueira afirmou que o DEC já está iniciando um programa para que diversos espaços da cidade, públicos e privados, sejam utilizados por grafiteiros. Rafael Kocian lembrou que em 2018 ele incentivou um artista do grafite a fazer desenhos no muro da escola Euclides da Cunha, internamente e externamente. Na época outros locais buscaram contato para colorir a cidade, inclusive havia conversas sobre projeto nas escolas, entretanto, o artista precisou mudar de cidade e o projeto parou.
JARDIM VERTICAL
Dr. Romano Cassoli defendeu a ideia como forma de deixar a cidade mais agradável e bonita e ainda complementou com outra ideia interessante:a implantação de jardins verticais, com plantas. Segundo o vereador a proposta é agradável e "menos agressiva" do que o grafite e poderia ser usada em locais mais discretos.
CRÍTICAS
A ideia de Gabriel Navega dividiu bastante opiniões. Alguns enxergam que realmente a aplicação de grafite pode transformar o local, outros, mais conservadores, preferem os muros como estão hoje, monocromáticos na cor branca. Os críticos mais ácidos defendem que antes de se pensar nos muros, é preciso melhorar a manutenção interna do cemitério, hoje dominado por mato.
ESTÁ PAGANDO
Após muito tempo, a FEUC voltou a efetuar os pagamentos do chamado Convênio Médico dos Servidores Públicos Municipais. Ao longo do mandato passado, por diversas vezes os vereadores questionaram o não pagamento da parte patronal do serviço, em algumas ocasiões, nem a parte que era descontada dos servidores era repassada ao convênio médico. Mais um sinal de mudança.
CAMPANHA DO AGASALHO
Acontece hoje o Dia D de arrecadação de agasalhos, produtos de higiene e limpeza. Entre as 8h00 e as 14h00 na praça Barão do Rio Branco (Praça do Mercado Cultural) ocorrerá um drive-thru promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, Prefeitura Municipal e EPTV. Todos agasalhos e produtos arrecadados serão encaminhados para famílias em situação de vulnerabilidade social.
DIREITO DE RESPOSTA
Um estranho pedido de direito de resposta foi lido na última sessão da Câmara Municipal. O autor Marcus Tulio Dessimoni Junior, professor de Educação Física, se sentiu ofendido com as palavras ditas pelo presidente do DEC, maestro Agenor Ribeiro Netto,quando esteve ocupando a Tribuna da Câmara para prestação de contas. O professor não gostou da forma que Agenor se referiu a uma atuação que se dedica a busca por medalhas em detrimento da participação. A resposta acabou não explicando muita coisa, aliás, mais confundiu do que esclareceu.
ANUNCIOU
Mais uma vez foi anunciado na sessão da Câmara a vinda de emendas parlamentares. Como já registrado nesse espaço, a destinação de recursos por meio de deputados estaduais, deputados federais e senadores têm sido exaustivamente explorados por alguns vereadores. Fica nítido a forçação da barra.
ANUNCIARAM
Os vereadores Rubinho Pinheiro e Gabriel Navega anunciaram novamente que deram entrada em um projeto de Lei que tem por objetivo agilizar a cobrança de proprietários de terrenos que acumulam sujeira, lixo e mato alto. Há algumas sessões os vereadores vêm anunciando o protocolo do projeto que ainda não ocorreu.
BANCO DE HORAS
O prefeito Marcio Zanetti encaminhou à Câmara Municipal um projeto polêmico para os servidores públicos municipais. Trata-se da instituição do chamado banco de horas, que já existe em diversos municípios e também na iniciativa privada. Segundo consta, isso é decorrente de apontamentos do Tribunal de Contas que não permite que se pague mais de 60 horas extras por mês para os servidores, conforme consta no Estatuto.
POL?MICA
Ocorre que uma parte dos servidores que recebem mais de 60 horas extras por mês têm feito pressão para o projeto não ser aprovado. Destes servidores, um grupo considerável realmente desempenha as funções, entretanto, há grande suspeita de que outra parte de servidores frauda os horários para receber mais horas extras, e o resultado é que se ganha mais com horas extras do que com o próprio salário. Muito estranho.
NA REAL
O grupo que não quer perder as horas extras começou a divulgar, com o apoio de páginas falsas e políticos derrotados na eleição, de que, em caso de aprovação do projeto de banco de horas, não haverá pagamento de mais nenhuma hora extra. O correto é que serão pagas até 60 horas extras, o que passar disso será creditado ao banco de horas.
CORTE
O prefeito Marcio Zanetti já está decidido, por recomendação do Tribunal de Contas e pela lei existente, de que caso o banco de horas não seja aprovado, a pagar somente até 60 horas mensais, o que passar disso não poderá ser pago. Dessa forma, para o servidor, o banco de horas acaba sendo um benefício.
RECOMENDA??O
Publicado no Diário Oficial de 8 de junho, uma recomendação do Ministério Público para a SAERP. No conteúdo consta de que todas as solicitações de informações da Câmara Municipal devem ser atendidas justamente por ser um órgão de fiscalização e controle. A recomendação expedida foi endereçada ao ex-superintendente da autarquia, Marcelo Primini, que em 2018 não queria fornecer a lista dos maiores devedores da SAERP. Os vereadores que requereram as informações, Matheus Mafepi e Rafael Kocian, denunciaram o caso ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas.
SEM LOCKDOWN
Reunião do Comitê COVID-19 ocorrida na noite de quinta-feira definiu que neste fim de semana não haverá a realização do lockdown entre sábado à noite e a manhã de segunda-feira, como ocorrido nos dois últimos finais de semana. Apesar dos dados não terem melhorado, a decisão foi recuar. ? necessário que a população se conscientize da importância da prevenção.
? FAKE!
? falso o áudio que circulou pelas redes sociais com um homem, supostamente virologista do Hospital Israelita Albert Einstein, denominado Roberto Klaus, criticando a vacina Coronavac. O Hospital não possui nenhum médico ou trabalhador com esse nome, não há nenhum registro de médico com esse nome no Conselho Federal de Medicina. Além disso, o Instituto Butantan rebateu cada uma das críticas feitas no áudio.
? FATO!
A vacinação contra COVID-19 é fundamental para que a imunização aconteça. Para isso é necessário que as pessoas tomem as duas doses da vacina, no intervalo indicado pelo fabricante. Estudos demonstram que com vacinação acima de 75% da população, caem drasticamente os casos da doença.
BUTANVAC
Na última quarta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedeu aval para que o Instituto Butantan inicie a fase de testes em humanos da vacina denominada ButanVac. Segundo dados do Instituto Butantan já existem 7 milhões de doses envasadas da vacina, que aguardam aprovação de uso na população, o que deve ocorrer após os testes. A grande vantagem da ButanVac é que todos seus insumos são produzidos no Brasil, não dependendo de aquisição em países como China ou Índia.
81 VEZES
O senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI da COVID-19 no Senado Federal, divulgou que ao todo o governo federal recebeu 81 emails enviados pela Pfizer oferecendo a aquisição de vacinas desde março de 2020. O retorno só ocorreu no mês de novembro, oito meses depois. Quantas mortes poderiam ter sido evitadas...
COPA AM?RICA
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou três ações que solicitaram o impedimento da realização da Copa América no Brasil. Por unanimidade, os ministros decidiram que não há ilegalidade na realização do torneio continental. Entretanto, também por unanimidade, os ministros registraram críticas e mandaram um recado ao presidente em suas decisões. O mais duro foi Ricardo Lewandowski que alertou para o cometimento de crime de responsabilidade, caso o torneio dissemine ainda mais o vírus pelo país.
AMARELARAM
Atletas e comissão técnica da seleção brasileira de futebol que ensaiavam um boicote ao torneio acabaram voltando atrás e divulgaram um tímido comunicado oficial se posicionando, mas assumindo que irão jogar o certame com a tradicional camisa amarela. O que ajudou a apaziguar os ânimos foi o afastamento do presidente da CBF, Rogério Caboclo, por acusação de assédio a uma funcionária da entidade. Jogadores e comissão técnica estavam muito insatisfeitos com as atitudes de Caboclo.
BOICOTE
Algumas marcas que patrocinariam o evento estão se retirando para evitar desgaste de sua imagem junto ao público. Após o abandono da Mastercard e da Ambev, na quinta-feira foi a vez da marca de bebidas Diageo retirou o patrocínio "diante da atual situação sanitária brasileira e em respeito ao momento da pandemia do COVID-19". A Diageo é dona das marcas Smirnoff, Smirnoff Ice e Johnnie Walker.
SEM MÁSCARA
Na noite de quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, prepara decreto ou outro ato normativo descartando o uso de máscaras para pessoas que já receberam as duas doses da vacina e pessoas que já se contaminaram pela COVID-19.
COM MÁSCARA
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) deixou claro que pela decisão tomada em 2020, se estados e municípios determinarem o obrigatório do uso de máscaras, isso deverá ser cumprido independente do decreto presidencial. Marco Aurélio destacou que a iniciativa da decisão é concorrente, ou seja, cabe ao presidente, governadores e prefeitos, e em se tratando de saúde pública, vale o que mais proteger a população.
ELEI??ES 2022
Nova pesquisa divulgada pela PoderData, instituto vinculado ao Poder 360, mostra Jair Bolsonaro na liderança com 33% contra 31% do ex-presidente Lula, o que caracteriza um empate técnico já que a margem de erro é de 2 pontos percentuais. Ciro Gomes registrou 10%, Luciano Huck e Mandetta aparecem com 4%, João Amoedo e João Dória registraram 3% cada. Foram realizadas 2500 entrevistas em 522 municípios nas 27 unidades da federação.
MUDAN?AS
Em comparação à última pesquisa realizada, Bolsonaro oscilou 1% para cima, Lula variou 1% para baixo e Ciro oscilou 4 pontos para cima, portanto acima da margem de erro. Luciano Huck manteve a pontuação, enquanto João Amoedo e João Dória recuaram respectivamente 1 e 2 pontos percentuais. Mandetta subiu 1 ponto.
SEGUNDO TURNO
Simulações de segundo turno também foram feitas na pesquisa PoderData. Bolsonaro é derrotado em quase todas simulações, marcando 37 x 48 contra Lula; 35 x 45 contra Luciano Huck e 36 x 44 contra Ciro Gomes. Jair Bolsonaro só empata com João Dória em 39 pontos cada. Em outros dois cenários projetados Lula vence Luciano Huck (45 x 24) e Ciro Gomes (42 x 22).
ANÁLISE
Segundo análise feita pelo diretor da PoderData, jornalista Fernando Rodrigues, a opinião pública segue dividida em 1/3 do eleitorado para o ex-presidente Lula, 1/3 para o presidente Jair Bolsonaro e 1/3 para a soma dos demais candidatos, chamados de "terceira via". O destaque para a pesquisa atual foi a vantagem de Lula sobre Bolsonaro no segundo turno recuou em 7 pontos, em abril as taxas eram 52% x 34%.
CRESCERAM
João Dória e Ciro Gomes cresceram em um eventual segundo turno. No caso do governador paulista, a diferença de 42% x 32% resultou em empate numérico 39% x 39%. No aso de Ciro Gomes, o cearense perdia de 41% a 38% e agora vence por 44% a 36%. Além disso, Ciro cresceu 4 pontos percentuais. A única certeza do momento é que muita água ainda vai rolar.
PREFEITURA SENDO POLÍCIA CIVIL
Grades de bueiros tem sido subtraídas na Vila Rio Pardo, mais precisamente na rua Hermenegildo Landini. ? o que revelou o vereador Moraci Bállico, que reside nas imediações. O edil sugeriu que a Prefeitura investigue depósitos de ferro velho e sucatas, afirmando que "se há alguém que furta, há alguém que compra".
FEIJOADA DO RENASCER
O Grupo de Apoio e Combate ao Câncer Renascer anuncia para amanhã, domingo, sua tradicional feijoada beneficente em sistema drive-thru: a retirada dos quites acontecerá entre 10h30 e 13h00 na sede da entidade, situada na rua Dr. Neje Farah, no Bela Vista. Também está prevista live com "Samba do Chicão". O Renascer atualmente é presidido por Márcio Henrique Barbosa.
FEIJOADA DA MA?ONARIA
A Loja Maçônica União Universal, que teve recentemente o empresário Antônio Carlos Bocamino reeleito para novo mandato, organiza sua feijoada beneficente que ocorrerá em 4 de julho, domingo. Visa arrecadação de fundos para as atividades da instituição, que constantemente promove ações beneficentes para entidades filantrópicas. Situada em majestoso templo na rua Campos Salles, a União Universal é a loja da ordem maçônica mais antiga da cidade: foi fundada em 1894.
FEIJOADA DO ASILO
O Asilo Lar de Jesus, situado no Bairro João de Souza, também está preparando sua feijoada, agendada para 10 de julho (sábado). Também pelo sistema drive-thru, os quites serão retirados na portaria do asilo, que é presidido por Rubens Luz da Cunha. O grupo "Amigos do Bar do Demá" preparará o cardápio, que acompanha arroz, couve, farofa e vinagrete. A exemplo do Renascer, também terá custo de R$ 30,00
JANTAR DOS NAMORADOS
12 de junho, nesta data ou próxima dela, por 33 anos consecutivos o Rotary São José do Rio Pardo Oeste promoveu o tradicional Jantar Dançante dos Namorados, sempre com parte da renda auferida destinada para ações sociais e beneficentes. Grandes bailes com música ao vivo aconteceram na sede social do clube e também em outros locais, como nos últimos anos na sede social da Associação Atlética Riopardense. O Rotary realizou o último em 2019: a pandemia cessou a atração dos casais, muitos deles fiéis ao evento.