São José do Rio Pardo, ,

19/Jun/2021 - 21:06:04

Os descendentes

Maria Olívia Garcia




Para meus netos: Andreu, Marina e Otávio (Maria Amélia ainda é bebê)

Aqueles que têm menos de 15 anos e os professores de ensino fundamental entenderão o assunto que abordarei hoje, a respeito dos personagens que estão fazendo sucesso entre crianças e adolescentes: os herdeiros ou descendentes da Malévola, da Cruella e de Jafar.

"Os descendentes" é um filme do Disney Channel, de 2015; em 2017 a continuação do primeiro veio a público e a terceira, em 2019. 

Sinopse da história: após o casamento da Bela e a Fera, todos os reinos dos contos de fadas se unem, criando os Estados Unidos de Auradon, o rei do país. Os vilões são todos banidos para a "Ilha dos Perdidos", da qual não podem sair porque são impedidos por uma barreira mágica. Quando está próxima a coroação do  filho de Auradon, o Príncipe Benjamin, este decide que sua primeira proclamação será dar a oportunidade de regeneração aos filhos de quatro vilões, levando-os para estudar e viver em Auradon. Os quatro escolhidos são: Mal Bertha (Dove Cameron), filha da  Malévola; Evie (Sofia Carson), filha da Rainha Má; Carlos de Vil (Cameron Boyce), filho de Cruella de Vil e Jay (Booboo Stewart), filho de Jafar.

Esses quatro vivem aventuras em Auradon, junto com os novos colegas, porém Mal se apaixona por Ben e usa seu feitiço para que ele também se apaixone por ela, que derrota a própria mãe e devolve a varinha mágica que havia roubado à sua dona, a Fada-Madrinha.

O primeiro filme termina com Mal e Ben juntos, mas ela dá a entender que não é o final "felizes para sempre". Os filmes estão fazendo o maior sucesso entre o público jovem, muito mais afeito às maldades e travessuras do que às clássicas histórias dos contos de fadas.

Abordei este assunto não para falar das películas, e sim dos diários publicados em inglês, que são um material interessante para aqueles que trabalham com o ensino dessa língua. Tive a oportunidade de ver o volume 1, que minha neta Marina pegou emprestado da amiga Rafaela. O título é Mal´s Spell Book (Livro de Magia de Mal), da Disney Press, Los Angeles - New York, 2017.

Nesse livro de belíssima edição, achei interessante haver, disfarçados em livro de magia, guias de boas maneiras que as crianças assimilarão facilmente, como o que vem sob o título de "Comportamento de uma dama" - "Uma dama em uma conversa", com regrinhas de comportamento social muito antigas, mas hoje praticamente desconhecidas das novas gerações:

 

1.       Uma dama nunca levanta a voz (A lady never rises her voice).

2.      Uma dama jamais fala palavrões (A lady never uses bad words).

3.      Uma dama nunca ri muito alto (A lady never laughs too loudly).

4.      Uma dama nunca fica muito perto da pessoa com quem está falando (A lady never stands too close to whomever she´s talking to).

5.      Uma dama nunca boceja (A lady never yawns). E aqui a Mal acrescenta: "Mas às vezes estou cansada!"

6.      Uma dama nunca fofoca (A lady never gossips). Mal comenta: "Fofocar era meu passatempo favorito na Ilha..."

7.      Uma dama jamais corrige a gramática de alguém (A lady never corrects someone´s gramar). - Verdade. A gente sofre, mas não corrige!  Mal anota que jamais fez isso.

8.      Uma dama sabe que o nome das pessoas é música para elas (A lady knows that a person´s name is music to them).

9.      Uma dama nunca esquece um nome (A lady never forgets a name). Se esquece, disfarça até conseguir descobrir!

10. Uma dama sabe muitos tópicos diferentes para uma conversa educada (A lady knows many different topics for polite conversations). Ou seja, uma dama precisa ser culta e bem informada!

11. Uma dama sabe como dizer "por favor" e "obrigada" (A lady knows how to say "please" and "thank you").

12. Uma dama sabe como aceitar um elogio (A lady knows how to accept a compliment).

Pois bem, crianças e adolescentes, saibam que essas regrinhas de boas maneiras são bem antigas, mas nunca estão fora de moda!  Colegas professores, coloquei o original em inglês para proporcionar-lhes um material possível de ser trabalhado, já que abordei o assunto! Agora vou, com algum dos netos (ou com os três que gostam do assunto), assistir ao segundo e terceiro filmes, assim fico atualizada para dialogar com eles!


Galeria de foto

O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados