São José do Rio Pardo, ,

19/Jun/2021 - 21:12:05

Memória da Cidade, 19 de Junho de 2021

Redação





Interior da Casa Nascimento, 1929, importante casa comercial que funcionava na rua Treze de Maio. De propriedade do coronel Franscisco Nascimento, vendia tecidos, louças, ferragens, secos e molhados e materiais para construção. Depois do falecimento do coronel foi vendida e transformou-se na Casa Arthur Carvalho. No final era a Eletro-Construção. Do grande prédio que tomava metade do quarteirão foi consevada uma parte, na esquina, onde está a Floricultura Mon Amour.

 

Na noite de 25 de julho de 1932 seguiu de trem para São Paulo o primeiro grupo de soldados voluntários alistados para lutar na Revolução de 1932. A população foi avisada pelo folheto acima, distribuído de casa em casa. A Prefeitura funcionava onde hoje está o Museu Rio-Pardense. ? de se imaginar a quantidade de pessoas presentes à estação ferroviária para se despedir dos jovens soldados. Muitos não retornaram. O noturno era o trem da Mogiana que vinha de Minas rumo a Campinas, com baldeação para a Capital.

 

ACONTECEU EM 19 DE JUNHO

 

1903 ?? Falecimento do coronel José Ezequiel de Souza, atuante vereador, em 1886, ainda no regime monárquico. Fez parte do projeto de iluminação pública a querosene, responsável pela Comissão de Fazenda e da Instrução Pública e foi um dos fundadores do Partido Republicano em São José. Há 118 anos.

 

1949 ?? Em solene celebração pontifical no dia 19 de junho de 1949, o abade alemão dom Afonso Heun, às 9h00, entregou as chaves da Igreja de São Roque ao monge italiano dom Nivardo Fontemaggi. Há 72 anos.

 

1968 ?? Fundação da Gota do Leite, entidade assistencial com o objetivo de fornecer mamadeiras e sopas às crianças carentes. Sua sede funcionou provisoriamente numa casa do Asilo Padre Euclides Carneiro. Dona Maria França Torres foi uma das fundadoras da entidade. Em 1968, a presidente era dona Juvenília Rocha Moreira. Há 53 anos.


A Pharmacia São José funcionava onde hoje está a Papelaria Ideal, na antiga rua Américo de Campos. Seu proprietário era um mineiro, o farmacêutico Luiz de Araújo Abreu. O estabelecimento foi destruída por vândalos após a Revolução de 32.

Fakenews de rio-pardense desocupado virou Mococa de cabeça para baixo

 

Este fato aconteceu em fevereiro de 1890, a República no Brasil estava proclamada havia três meses. Uma certa desconfiança pairava no ar, afinal nem todos ?? principalmente as pequenas cidades ?? sabiam qual seria o futuro no novo regime.

Foi quando um rio-pardense, que não tinha muito o que fazer, telegrafou para o Delegado de Polícia de Mococa informando que a República havia sido reprimida, que Marechal Deodoro fora preso por batalhões simpatizantes a dom Pedro II e que a Monarquia estava em vigor novamente.

Talvez confiando no episódio de agosto de 1889, quando São José do Rio Pardo antecipadamente deu por proclamada a República, o delegado de Mococa nem se deu ao trabalho de checar a veracidade do telegrama. Comunicou aos moradores que logo saíram em passeata pelas ruas da cidade bradando vivas à família imperial. Foi um acontecimento na pequena cidade. A Câmara Municipal chegou até a preparar a ata de sua dissolução restituindo o cargo aos antigos vereadores empossados durante a monarquia, o que só não aconteceu porque algum mocoquense mais informado tratou de revelar que o telegrama era falso.

??Um pândego de São José do Rio Pardo lembrou-se de pregar uma peça à população de Mococa e enviou ao delegado de polícia daquela localidade um telegrama mais ou menos concebido nestes termos:

?? Deodoro preso. Monarquia proclamada. Imperador chamado. Muito sangue.

Imagine-se o efeito de semelhante notícia... Houve aglomeração popular e romperam vivas à família real e ao imperador.

A Intendência dispunha-se a fazer a entrega do poder à antiga Câmara e as demais autoridades a fazer ato de submissão às antigas instituições quando se verificou que o telegrama não passava de uma grande troça!?

 

(??Correio de Campinas?, 27 de fevereiro de 1890)


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados