Seções
Colunas
10/Jul/2021 - 21:13:03
Memória da Cidade, 10 de Julho de 2021
Redação
Por duas vezes o lago artificial não saiu do papel
Em 1972, em entrevista ao jornal "O Vale do Rio Pardo", falando sobre a construção de um Estádio Municipal, que poderia ocupar até mesmo a área onde hoje está o campo do Vasco Futebol Clube, o prefeito Antônio Pereira Dias disse que tinha outros planos para aquela área, que ainda não pertencia definitivamente ao Vasco.
Pereira Dias citou a possibilidade de se construir naquele local um lago artificial, represand0-se o córrego São José e tornando o local um belo recanto turístico em conjunto com a herma e a Ilha São Pedro.
A idéia era antiga e havia sido divulgada por Paschoal Artese 50 anos antes, em seu jornal "Resenha". Artese vislumbrou até um quiosque no meio do lago e apresentou cálculos de quanto custaria a obra diante dos benefícios que poderia trazer.
?s turras com os prefeitos da época, Paschoal Artese não conseguiu deslanchar o projeto, assim como Pereira Dias, que priorizou outras obras em sua administração.
O lago não saiu do papel, o Vasco continuou a ocupar aquela área. E o estádio Municipal foi construído próximo ao aeroporto.
Soldados da Revolução de 1932 nas proximidades da Ponte Metálica. Identificado, à esquerda, apenas o soldado José Moreira. |
a década de 1970, a Mercearia Central, localizada no quarteirão do Educandário, foi o embrião da hoje rede de supermercados Fonseca.
ACONTECEU DIA 9 DE JULHO
1891 - Francisco de Escobar pediu demissão do cargo de presidente da Intendência, "por ter sido vitima de calúnias infames". Por unanimidade, a Câmara recusou a renúncia. Há 130 anos.
1936 - No quarto aniversário da Revolução Constitucionalista, uma comissão programou diversos eventos em São José para comemorar a data. O dia começou com uma "missa de Réquiem na Matriz em sufrágio das almas dos nossos saudosos mortos". Em seguida houve romaria ao cemitério, "em visita aos túmulos dos inesquecíveis mortos, falando por essa ocasião os oradores Dr. Aggripino Ribeiro da Silva, José de Magalhães Navarro e Prof. Pedro Saturnino. Todos os atos foram abrilhantados pela Banda Lyra Riopardense". Notícia do "Rio Pardo Jornal", julho de 1936. Há 85 anos.
1959 - Neste dia, aos 86 anos, faleceu Manuel de Souza Rosa, o idealizador da imagem do Cristo Redentor. Encomendou a estátua de cimento branco em Campinas, que chegou desmontada, de trem. Por seis anos trabalhou solitariamente aplainando pico do morro onde foi assentada o monumento, inaugurado oficialmente dez anos antes. Seu túmulo, no Cemitério, providenciado pela Câmara Municipal, está voltado ao Cristo Redentor, que planejou e doou à cidade. Há 62 anos.
1963 - Fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José do Rio Pardo. Há 58 anos.