Seções
Colunas
17/Jul/2021 - 21:26:56
Duas pizzas diferentonas
Felipe Quessada
A pizza é, sem dúvidas, um dos pratos mais democráticos (e deliciosos) do mundo. Portuguesa, Napolitana, Margherita, Rúcula... São tantos os sabores e combinações que é muito difícil encontrar alguém que não goste de pelo menos um tipo de pizza.
Logo, por ser tão querida, a pizza não poderia deixar de ter o seu dia especial, certo? Assim, desde 1889, é comemorado o Dia Mundial da Pizza em 10 de julho - a data é uma homenagem ao dia em que o rei Umberto I e a rainha Margherita, da Itália, provaram, pela primeira vez, uma pizza; no caso, a receita colorida de Rafaelle Esposito, originou a tradicional pizza Margherita.
No entanto, engana-se quem pensa que a pizza é fruto somente da Itália!
A receita absorveu ingredientes dos mais diferentes países e, hoje, já sofreu inúmeras modificações, especialmente no Brasil. Inclusive, de acordo com pesquisa realizada em 2020 pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil, organização nacional do setor de pizzarias, atualmente existem mais de 40 mil pizzarias, formais e informais, no nosso país. Ou seja: opção é o que não falta!
Com isso, que tal experimentar um dia de pizzaiolo e colocar a mão na massa para testar duas receitas diferentes de pizza em casa?
Torta-pizza tradicional
O tempo de preparo é de 40 minutos, rende oito porções, fácil de fazer.
No liquidificador, bata o ovo, o leite, o óleo, o sal, a farinha e o fermento. Transfira para uma tigela e misture o tomate, o presunto e o queijo muçarela. Transfira para uma fôrma de aro removível de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada, coloque o requeijão sobre a massa, às colheradas, polvilhe com orégano e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Desenforme quando estiver morna e sirva em seguida.
Mini pizza de rúcula com tomate seco
Esta receita tem o tempo de preparo de uma hora (+ 30 minutos de descanso). Rende 14 unidades. Em uma tigela, misture o fermento, o açúcar, o sal e a água até dissolver. Junte o iogurte e o óleo, e misture. Aos poucos, junte a farinha, amassando com as mãos até formar uma massa homogênea que desgrude das mãos. Se necessário, junte mais farinha. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa em uma superfície enfarinhada com um rolo. Com um cortador de 8cm de diâmetro, corte círculos da massa e coloque em uma fôrma untada. Faça furos com um garfo e espalhe o molho de tomate por cima. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Retire, espalhe a muçarela e volte ao forno por mais 5 minutos. Retire do forno, espalhe a rúcula, o tomate seco e o requeijão. Sirva em seguida.