Seções
Colunas
20/Jun/2020 - 22:27:16
Empresas se reinventam em tempos de pandemia
Fábio Possebon
Durante aproximadamente 70 dias, quase todos os setores comercias ficaram paralisados com o fechamento, quase que total, por conta das medidas de segurança impostas para a contenção da epidemia do Coronavírus. Algumas empresas tiveram mais dificuldades que outras e cada uma tentou se adaptar aos novos tempos. Muitas tiveram que se reinventar. Nesta e nas próximas edições estarei conversando com empresários e representantes de diversos segmentos de comércio e serviço da cidade, afim de saber como a pandemia afetou seus negócios e quais as soluções encontradas para enfrentar estes tempos de crise. Nesta semana, os entrevistados são Marcos Roberto da Silva Alarcon, do Grupo Vime Fiat e Hyundai, e Rogério Costa, da Irmãos Costa, representante Bosch Diesel Service.
VIME VEÍCULOS
??Demanda foi grande no retorno às atividades porque o consumo ficou acumulado?
Quais ações foram executadas internamente e externamente na empresa para enfrentar a pandemia?
Nossa empresa manteve serviços emergenciais em funcionamento, como venda de autopeças e oficina mecânica, muitas ambulâncias fazem revisões e manutenções na nossa concessionária. Foram implantadas todas as normas de higiene e cuidados para manter a segurança de nossos colaboradores e clientes também.
Quais são os desafios de fazer um lançamento em plena pandemia?
Muito difícil e ao mesmo tempo fácil, hoje as vendas são feitas quase todas pela internet, redes sociais e sites da montadora e concessionárias. O lançamento da Nova Strada 2021, por exemplo, será feito pela internet em uma live no próximo dia 26 de junho, sexta-feira.
Como está sentindo o empresário com relação a seu cliente na reabertura do comércio?
A demanda foi grande quanto as vendas na volta do comércio porque o consumo ficou acumulado e houve também uma grande procura por informações. No primeiro sábado após a reabertura, nossa loja de Guaxupé vendeu seis Fiat Toro em apenas um dia.
O município está auxiliando direta ou indiretamente durante esta reabertura gradual do comércio?
Sim, o município está empenhado, auxiliando o comércio e os munícipes.
Sua empresa se beneficiou com o home-office?
Acredito que não, eu mesmo fiquei uma semana em home-office, é muito difícil em nossa área, principalmente porque é necessário fazer a entrega técnica dos carros.
Qual foi a solução encontrada para sua empresa manter os funcionários?
Coragem. Temos que tirar o chapéu para o grupo Vime, a empresa manteve 99% do seu quadro de funcionários.
Como está a relação entre comprador e vendedor dos produtos na sua área comercial?
Nunca esteve tão próximo, através da internet o contato ficou muito facilitado, a relação entre cliente e vendedor ajudou muito ambas as partes, consumidor e vendedor.
Quais suas perspectivas nos próximos seis meses finais de ano?
As melhores possíveis, o mercado está comprando, as empresas tiveram que se reinventar para melhor atender e captar novos consumidores.
IRM?OS COSTA
Se não houver
novo fechamento do comércio, teremos um ano considerado bom"
Quais ações foram
executadas internamente e externamente na empresa para enfrentar a pandemia?
Nossa empresa não ficou fechada neste período, por sermos do serviço essencial, trabalhamos de portas fechados somente com os veículos dentro da empresa, os clientes deixavam os veículos e aguardava em casa. As ações maiores foram tomadas internamente, focando na redução dos custos.
Quais são os desafios de se trabalhar em plena pandemia?
O desafio em plena pandemia está em ampliar serviços, oferecer novas opções aos clientes.
Como está sentindo o empresário em relação a seu cliente nesse começo com a reabertura do comércio?
Com a reabertura do comércio, houve um pequeno aumento nos serviços, em relação aos clientes a melhoria está na permanência do cliente dentro da empresa, seguindo as normas do Ministério da Saúde.
O município está auxiliando direta ou indiretamente durante esta reabertura?
Quanto à postura do município, não notamos alteração em nossos trabalhos.
Sua empresa se beneficiou do home-office?
Não adotamos o home-office.
Qual foi a solução encontrada para sua empresa manter os funcionários?Quanto aos funcionários, optamos em manter toda equipe, por sermos de um serviço específico e todos os funcionários são qualificados pela Bosch.
Como está a relação entre comprador e vendedor dos produtos na sua área comercial?
A relação entre nossa empresa e fornecedores está tudo normal, não houve falta de produtos e até fizemos novas parcerias.
Quais suas perspectivas para os próximos seis meses finais do ano?As perspectivas para o segundo semestre, acredito que se não houver novo fechamento do comércio, teremos um ano considerado bom, agora caso seja necessário um novo fechamento, acredito que teremos sérios problemas financeiros em todos os segmentos, até mesmo em nossa da linha de injeção Diesel, que é considerada serviço essencial.