São José do Rio Pardo, ,

24/Jul/2021 - 22:19:04

Livros, talentos da alma...

Odí­lia Lopes Fernandes




Amanhã é dia 25 de Julho. Dia do Escritor.

 

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato é um dos maiores autores de livros infantis que a literatura brasileira já conheceu. Sua grande lição foi: "Enxergar o mundo com os óculos do amor".

Através de sua profunda sensibilidade ele conseguiu tecer suas histórias como quem realmente sabia dirigir o caminho da emoção, cujo objetivo era captar a verdadeira essência infantil em geral, repletas de sonhos e fantasias, transpondo para a um mundo irreal onde a criatividade e a imaginação reinam soberanas.

 A verdade é que o bom escritor, para emancipar a alma, vai pelos caminhos mais incríveis firmar através da escrita a semente de sua missão. Em todos os casos, o artista oferece seus talentos com o qual nasceu, os dons que foi adquirindo, e seus pontos de vista, mais focalizados e valorizados do seu ser.

 

Rodolpho José Del Guerra

Quero aproveitar a dádiva do momento para homenagear o professor e escritor Rodolpho José Del Guerra. Por seu bonito gesto de amor a nossa Terra, distribuindo para cada morador da cidade o básico da nossa história.

Seus livros são histórias de nossa gente narradas de uma forma simples e encantadora, transmitem a nossa alma a magia de nossos antepassados. Suas alegrias e tristezas vivenciadas quando São José era uma pequena cidade, na qual todos se conheciam. Eu confesso que  adoro  (quando disponho de um certo tempo), escolher um recanto isolado onde eu possa folhear seus livros e me deter em cada foto imaginando a história com todos os seus detalhes. ? de extrema doçura o fato de nos deixarmos levar numa seqüência de aventuras baseadas em histórias verídicas de rio-pardenses, onde podemoscolher belas lições de vida, embora sabendo que naquela época, não havia tanta informação pela mídia.

Nossa homenagem ao saudoso professor, e a todos que o ajudaram a concretizar essa idéia.

 


José de Alencar

O grande autor do livro  "O Guarani?, em 1857, que mexeu com o publico amante de adoráveis histórias.

 

Cecilia Meireles

Foi a primeira  de uma casta feminina de importantes escritores.

 

Clarice Lispector

Uma autora adorada pelos jovens de várias gerações.

 

João Cabral de Melo Neto

Inspirou-se na cultura popular, com o aclamado livro "Morte Vida Severina"  (1955)

Graciliano Ramos

Um dos prosadores mais importante da Brasil, autor do livro "Vidas Secas"

 

Mario Quintana

Um dos maiores poetas do século XX.

 

Guimarães Rosa

Autor do livro mais famoso do Brasil "Grande Sertão: Veredas"

 

luís Fernando Veríssimo

Seu talento artístico estava voltado para o cotidiano. Seus contos lhe renderam dois prêmios Jabuti. 

 

Cora Coralina

Uma das mais festejadas autoras brasileiras por seus escritos baseados em humildade, amor e simplicidade, além de grande doceira na cidade de Goiás, juntava suas experiências de vida pacata, refletindo em seus textos, com extrema doçura sobre os recados da Terra.

 

 De sonhos pequenos vamos transformandoem grandes metas, porque as oportunidades nos levam a maior capacidade.


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados