São José do Rio Pardo, ,

07/Ago/2021 - 21:14:15

Bate Bola, 08 de Agosto de 2021

Redação




Em março de 2020, começou neste espaço singela homenagem mensal ao saudoso Sérgio Ribeiro (foto), pelos 15 anos de seu falecimento. Nascido em São José do Rio Pardo em 1929, foi radialista, policial civil, advogado, professor, jornalista esportivo e político, dentre outras atividades.

Não há livro acerca deste ilustre rio-pardense, mas sua biografia poderia inspirar muitas obras. Adequando aos assuntos atuais, a seguir mais uma crônica com os personagens criados pelo ícone Sérgio Ribeiro: o "Conselheiro Carmichael" e a provocante (e inominada) "garota dos olhos amendoados"...


 

TORCIDA AMIGA

Torcida amiga, carinhosamente bom dia!

Aqui quem escreve é o "Conselheiro Carmichael". Felizmente o primeiro sábado do mês, data esperada para o encontro mensal matinal com minha linda "garota dos olhos amendoados". Com regras da pandemia cada vez mais flexíveis, combinamos papo presencial, olhos nos olhos, num restaurante no centro da cidade. Fui o primeiro a chegar, mas minutos depois a vejo: toda bela, trajando calça legging marrom, poncho de linha listrado, uma botinha cano curto caramelo e uma tiara de pedras no cabelo. Hoje promete ser diferente: agendamos para as 11h30, horário após o término da finalíssima da disputa da medalha de ouro do futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio, entre Brasil x Espanha. E desta vez nosso encontro não foi no tradicional barzinho, eis que o horário é propício para o almoço.

 

A pandemia segue com vítimas fatais: já são mais de 560 mil no país. A vacinação nos próximos dias atingirá rio-pardenses com 18 anos. Mais de 60% da população adulta brasileira tomou a primeira dose e cerca de 25% já com a completa imunização. Com isso, a tendência é diminuir as mortes. Mas não podemos relaxar nos cuidados. E as mortes por outras causas ou naturais seguem naturalmente. Este "Conselheiro Carmichael" revela sua tristeza com o falecimento no último dia 31, sábado, de um colega: Roque Gervásio, aos 91 anos.

 

Ex-professor e diretor escolar, ex-vereador, um dos instituidores da Fundação Educacional em 1985, realizou importante trabalho no Asilo Padre Euclides Carneiro na Vila Pereira, mas é na Guarda Mirim que será lembrado pela sua grande atuação: encaminhou milhares de adolescentes ao emprego e à formação como cidadãos. Muitos hoje são pais de famílias e até avós. São milhares de profissionais como advogados, promotores, juízes, médicos, dentistas, bancários, engenheiros, empresários, profissionais liberais etc., enfim, homens dignos e trabalhadores. 

 

? impossível citar Guarda Mirim e não lembrar de Roque Gervásio e Sarah de Oliveira Machado, sempre destacada como idealizadora da instituição surgida após 1963 ter criado o Clube dos Engraxates, que despois se transformou na Guarda Mirim. Este "Conselheiro" recorda à sua musa que uma das funções dos guardinhas, no início da entidade, era cuidar do trânsito e para isso recebiam treinamento da polícia. Os garotos ficavam nas esquinas centrais da cidade com um bastão de madeira para visualização dos motoristas. Enfim, faziam as funções de um semáforo.

 

A linda "garota dos olhos amendoados" dispara que a morte é uma das provações mais difíceis para enfrentar. Afirma não ter conhecido Roque Gervásio, mas sabe que foi um grande homem público. Emocionada, diz a este "Conselheiro" que aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós. Rebato com frase do saudoso escritor e jornalista esportivo Nelson Rodrigues: "a morte de um velho amigo é uma catástrofe na memória".

 

Roque Gervásio foi treinador de vários times de São José do Rio Pardo, principalmente Associação Atlética Riopardense, formando grandes selecionados e revelando centenas de jogadores. A Taça São José, considerada a mais importante competição amadora da cidade, há cerca de uma década tem o nome de Roque Gervásio como patrono. Enfim, para a eternidade será lembrado!

 

Chegou o almoço. Comemos paella caipira, um suco de laranja para ele e uma gostosa caipirinha para mim. Mudando de assunto na tentativa de alegrar este velho, a linda "garota dos olhos amendoados" diz estar feliz pois está aproximando o aniversário de seu irmão: 25 de agosto, dia do soldado, data que homenageia Duque de Caxias, nascido em 1803 e patrono do exército brasileiro pois foi pacificador após rebeliões contra o império.

 

Ponto finalizando, este foi um encontro mensal esperado, mas totalmente diferente. ? muito doloroso dizer adeus a quem gostamos, mas este é o destino final de todos nós e apenas podemos tentar aceitar. Despeço-me da charmosa musa com o esperado beijo no rosto, mesmo meio escondido pela máscara facial. Ao modo do novo normal, fechando os dedos da mão a cumprimento, que retribui com seus delicados dedos com unhas esmaltadas cor marrom escuro. Se o Grande Arquiteto do Universo assim nos permitir, nosso novo encontro está agendado: próximo dia 4, primeiro sábado de setembro, novamente olhos nos olhos! 

 


Diplomações dos eleitos em 07/02/1983. Primeira fila: juiz de direito Fernando Antônio Maria da Cunha, Sérgio Ribeiro, Antônio Diógenes Bertogna, Silvio França Torres (prefeito) e juiz de direito José Roberto Vasconcelos. Também da esquerda para a direita, na segunda fila: Láercio Jacob, Luiz Osvaldo Merli, Roque Gervásio, Luís Antônio Giantomassi (vice prefeito) e Waldemar Silva de Andrade. Terceira fila: José Roberto Hernandes, Marcius Miguel Yasbeck e Antônio Aparecida Quessada. Atrás, igualmente da esquerda para a direita: Hélio Escudero, Ilson José Antonialli e Antônio Fernando Torres.

 

Homenagem da Associação Atlética Riopardense em 2018: José Benedito Strazzieri, Roque Gervásio, Carmelito Antônio de Trindade e Osvaldo Luís de Melo

 


Associação Atlética Riopardense, em seu estádio, em 1972: Luís Eduardo Machado João, Acácio Boaro, João Carlos Bortot, Roquinho de Melo, Luís Carlos Morgan (Calilo), José Benedito Strazzieri, Osvaldinho de Melo, José Rodrigues Filho (Galileu) e treinador Roque Gervásio. Agachados, também da esquerda para a direita: Degas Nicolas, Neto Carneiro, Nando João, Manoel Ferreira Pinto (Mafepi), Hélio Zanetti (Burina), Jorge Marcelo Salvadori (Jorginho) e Guim   



O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados