São José do Rio Pardo, ,

28/Ago/2021 - 16:51:15

Pão com carne e queijo

Felipe Quessada




Seja quentinho, recheado, puro, fresquinho, para lanche, torrado, o pão francês é uma delícia e está presente na vida dos brasileiros se não diariamente, quase todos os dias, fazendo a alegria da criançada e energia dos adultos no início ou final do dia.

O pão francês conhecido no Brasil não tem nada a ver com o original da França. Aliás, esta criação do nome é brasileira.

No Brasil devido às colonizações portuguesas e viagens de algumas pessoas da nobreza à Franca, já se tinha conhecimento dos pães baguette de lá, feitos de farinha de trigo e água, porém na receita original era escuro, por dentro e por fora.

Em 1910, os brasileiros, ao tentarem copiar e produzir esse tipo de pão, acrescentaram na receita original um pouco de açúcar e gordura na massa dando origem ao nome P?O FRANC?S, por ter sido copiado de uma receita francesa.

Atualmente o nosso pão francês é um dos melhores do mundo, copiado inclusive pelos franceses, conhecido por lá como "pão brasileiro".

Tempo é o que não falta, principalmente para mim que estou cumprindo rigorosamente a quarentena imposta por essa tal de COVID-19. Então, já que não posso ir para o rancho, viajar e nem tampouco jantar em um restaurante, o negócio é pilotar um fogão de quatro bocas turbinado e inventar um rango que seja fácil de preparo, de custo baixo e que fique saboroso.

Esse lanche foi feito com pão caseiro, usei: farinha, água, fermento, sal e um tempo maior de fermentação. Ficou muito bom e a sua casca ficou crocante.

 

INGREDIENTES:

400 gr de bife de alcatra cortado em tiras pequenas;

½ colher de chá de sal;

pimenta-do-reino moída a gosto;

1 colher de sopa de molho inglês;

2 colheres de sopa de manteiga;

1 pimentão verde pequeno cortado em tiras;

1 cebola cortada em tiras;

Pão francês cortado no sentido do comprimento para criar duas metades (superior e inferior);

300 gr queijo muçarela fatiado.

 

MODO DE PREPARO:

Em uma frigideira pré-aquecida, ou uma chapa, tempere a carne com metade do sal, da pimenta-do-reino e do azeite. Deixe a carne cozinhando por cerca de dois minutos, sem mexer ou virar. Adicione o molho inglês e mexa. Retire a carne da frigideira e adicione a manteiga, o pimentão verde, a cebola, o restante do sal e da pimenta-do-reino. Acrescente a carne novamente à frigideira, deixando os ingredientes cozinharem por uns três ou quatro minutos, ou até dourarem levemente.

Doure a metade do pão na frigideira. Cubra o pão com a mistura da carne. Por cima, misture o queijo e leve o sanduíche ao forno bem alto, até o queijo gratinar. Forno pré-aquecido.


Galeria de foto

O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados