Seções
Colunas
04/Set/2021 - 20:03:30
Projeto Escola Cidadã
RedaçãoELISA LIMA
"Força Jovem" da Escola Estadual "Dr. Cândido Rodrigues" entra em cena novamente com o vídeo "A importância da força jovem na política do Brasil, desenvolvido pela aluna Gabriela de Oliveira Vergilio com auxílio da professora Elisa Lima".
O engajamento político da sociedade, em geral, a dos jovens, tem sido tema de discussões não só no ambiente escolar, mas também nas ruas. ? notável como a participação dos jovens tem aumentado e tornado mais atuante com auxílio da internet, principalmente nas redes sociais. Mas um crescimento muito pequeno em relação à última eleição, onde a quantidade de eleitores de 16 e 17 anos que compareceram às urnas foi a menor dos últimos 30 anos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), menos de 5% dos jovens dessa faixa etária votaram nas eleições de 2020 - uma queda de mais de 50% se comparado a 2016.
Mostrando a facilidade em falar de política nas redes sociais, do que ser um cidadão ativo, lutar pelos seus direitos, fiscalizar, requerer, desta maneira Gabriela gravou um vídeo, mostrando a importância da participação dos jovens na vida política.
"A nossa participação contribui para constituição da cidadania, aonde nos temos que buscar nossos direitos, como também nossos deveres dentro da sociedade. A nossa presença na política é muito importante, pois nos abre horizontes para compreender como em cada contexto histórico e cultural a própria política pode ser reinventada, ou seja, ela pode ser renovada. Conforme o momento vivido naquele período. Dessa forma, nós, jovens, devemos ser protagonistas do cenário político brasileiro. Para participar da política não é só votar nas eleições, mas sim entender como cidadão deve agir e conhecer mais sobre o valor do engajamento político e a ajudar a construir resoluções eficazes dos problemas da sociedade. E sempre se lembrar de que sou jovem, sou cidadão, sou eleitor".
Força jovem faça a diferença!
A escola e os pais são agentes indispensáveis para o interesse dos jovens pela política, fornecendo ferramentas para que possam ter um olhar crítico e analisando assim, os partidos e seus candidatos e buscando ter uma participação ativa nas urnas e não somente nas redes sociais.
Professora Elisa Lima, disciplina Sociologia.