São José do Rio Pardo, ,

04/Set/2021 - 21:02:48

Pescadores só queriam fazer TCC, à noite

Felipe Quessada




Rio-pardenses: Mário Ruy, Carlão do Táxi, Ercinho, Sérgio Bicalho, Juninho Ambrósio, Fernando Pivato, Jorge Moreno, Laércio Machado, Cesar Fechio e Luciano Costa e Silva. Campineiros: André, Carlão, Marcos, Gabriel, Léo, Lucas e Henrico Nonato, Osmair e Guilherme Angeleli e Ruan Trombeta.


A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no rio Uatumã (Bacia Amazônica), município brasileiro de Presidente Figueiredo, precisamente no distrito de Balbina, no estado do Amazonas.

No último mês de maio, um grupo formado pelo amigo pescador Cesar Fechio, sendo dez pescadores de São José e dez da cidade de Campinas, estiveram hospedados na conhecida e aconchegante Ilha do Jeff, município de Balbina - Amazonas.

Apesar da distância entre nossa cidade e Balbina, o tempo de viagem é curto. Eles saíram de São José às 5h00, em seguida, embarcaram em um vôo em Guarulhos e desembarcaram em Manaus, depois seguiram de ônibus, por 170 quilômetros, até um local chamado Comunidade Rumo Certo e finalizaram a viagem de barcos, por mais 10 quilômetros, até a Ilha do Jeff, às 18h00.

 

MUDAN?A DE PLANOS

Essa viagem vinha sendo planejada pelo Cesar há um ano, ou seja, em 2019, para acontecer em junho de 2020, tendo como integrantes pescadores de nossa cidade, no entanto, um dos participantes, o Luciano Costa e Silva que atualmente reside em Campinas, quando de uma confraternização familiar, em dezembro do mesmo ano, acabou arrebanhando mais dez "pescadores" campineiros. Mas, por conta da COVID-19, houve a necessidade de mudança de data, acontecendo em maio deste ano.

 

UM VERDADEIRO SHOW DE FISGADAS

Cesar já esteve na ilha inúmeras vezes, mas, segundo ele, este ano vivenciaram um verdadeiro show de fisgadas, acha ele que esta situação se deve ao problema que estamos enfrentando, a COVID-19. E explicou: "O local sempre foi muito piscoso, porém, desta vez a fartura foi de alegrar todos os participantes, até aqueles que estavam mais interessados em descansar do que pescar. O fato é que por ser utilizado o sistema pesca-e-solte e pela ausência de turistas pescadores em respeito à pandemia, por um logo período, os peixes tiveram condições de procriarem à vontade".

 

TCC TODAS AS NOITES

Boa parte do dia, os garotos se dedicaram a pescar, fotografar e soltar os graúdos Tucunarés, que em sua maioria, passava dos 50 centímetros de comprimento, porém, ao anoitecer, eles só se dedicavam ao TCC (truco, cervejas e churrascos), formando assim, uma "rivalidade" entre rio-pardenses e campineiros, nas trucadas.

 

PERECÍVEL

Cesar afirma que a exemplo de um alimento, nós também somos perecíveis, ou seja, nós vamos deteriorando e estragando com o tempo, assim, devemos aproveitar tudo o que o Grande Arquiteto do Universo nos proporciona durante a nossa curta existência na Terra e conhecer esse local foi um dos privilégios que Deus lhe deu e ele está aproveitando.

"Não deixa a vela chegar ao fim pra você querer buscar uma alternativa, da mesma forma é a vida"



Galeria de foto

O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados