Seções
Colunas
11/Set/2021 - 20:57:08
O toco do Carlão campeão
Felipe Quessada
Ilha do Jeff
Dando continuidade à matéria publicada na última edição deste semanário, na qual pescadores rio-pardenses e campineiros estiveram juntos pescando na Ilha do Jeff, município de Balbina - Amazonas, puxei a língua do Mário Ruy e ele acabou me contando que seu parceiro de barco, o Carlão do Táxi, é um pescador de primeira, em todos os aspectos, mas deixa a desejar e muito, quando existe a necessidade de se fazer arremessos certeiros.
N?O ERRAVA UMA
Segundo o Mário, a pescaria de Tucunarés exige que o pescador esteja bem equipado e trajando, como por exemplo, blusa de mangas compridas e bonés, para proteger-se dos raios solares; óculos, necessários à proteção dos olhos contra a claridade e de um possível arremesso errado expondo os mesmos a uma fisgada e, principalmente fazer lançamentos certeiros, evitando-se assim, fisgar coisas que não sejam peixes.
O TOCO DO CARL?O
Nessa pescaria, Carlão estava muito afoito, o barco nem bem apoitava e lá estava ele fazendo inúmeros arremessos, na tentativa de fisgar o primeiro peixe da embarcação.
E foi em um desses pinchos que ele "fisgou" a ponta de uma árvore seca dentro da água. A briga foi muito interessante disse Mário. "O Carlão não se conformava, perder a isca artificial que custou pouco mais de cem reais, jamais, o sangue subiu-lhe a cabeça, ficou com o rosto vermelho, de raiva, acredito eu. Ele puxava e recolhia a linha, gemia e esbravejava e o pau não envergava, mas a carretilha cantava e a moçada gritava, não deixe esse peixe pau te vencer, vai que é seu Carlão. Até que a linha zuniu e ... tóimmm... arrebentou e o Carlão se calou. Mas tudo acabou muito bem naquela tarde, o nosso amigo conseguiu fisgar, logo depois, longe dos paus, um enorme Tucunaré que lhe rendeu o apelido de Carlão Campeão".
O PRAZER DE VENCER DESAFIOS
? claro que queremos sempre uma pesca abundante. Mas, pescaria é vencer desafios. Diante de condições críticas, cada peixe que conseguimos ao utilizar as técnicas necessárias, se torna ainda melhor.
Pesca precisa sim de paciência, mas acima de tudo, o bom pescador é um estudioso dos rios, dos peixes e das técnicas, que evoluem a cada momento.