São José do Rio Pardo, ,

18/Set/2021 - 20:16:35

14 de setembro - Exaltação da Santa Cruz

"TRANFORMAR A DOR EM AMOR"

Maria Esméria do Amaral Mesquita




Submetendo-se ao sofrimento da cruz, Jesus chegou ao extremo do amor. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Não só dá a vida, mas o faz com o sofrimento mais atroz e a morte mais infame.

O seu amor foi tão extremo que teve a força da ressurreição.

Nós podemos imitá-lo, nas devidas proporções, transformando nossas pequenas ou grandes dores em amor. Continuando a amar, mesmo sob o peso da cruz.

Esse é o maior sacrifício por amor a nossos irmãos e irmãs.

Essa é a alquimia divina que Cristo tornou possível realizar pelo ser humano: transformar a dor em amor. (Apolônio Carvalho Nascimento)"

O meu primeiro catecismo era de perguntas e respostas. Se bem me recordo, já se passaram oitenta anos, o primeiro capítulo, Ser Cristão, começava assim: ?s cristão? Sim, sou cristão pela graça de Deus. Qual é o sinal do cristão? O sinal do cristão é o Sinal da Cruz. Como se pode fazer o Sinal da Cruz? O sinal da cruz pode ser feito de duas maneiras: Benzendo-se, isto é, fazendo com a mão direita uma cruz, da testa ao peito, do ombro esquerdo ao ombro direito, dizendo: "Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. E, persignando-se, isto é, fazendo com o dedo polegar direito três cruzes, falando ao mesmo tempo: na cruz da testa: Pelo sinal da Santa Cruz; na da boca: livrai-nos Deus, Nosso Senhor, e na do peito, dos nossos inimigos.

Lembro-me também da pergunta: Quando devemos fazer o sinal da cruz? E da resposta: Devemos fazer o sinal da cruz de manhã, ao levantar, à noite, ao deitar, antes de começar qualquer trabalho, antes das refeições, nas tentações e nos perigos.

Aprendi a lição; a Cruz de Cristo é a nossa glória; na Cruz Jesus venceu o pecado e, ressuscitando ao terceiro dia venceu a morte. Faço o sinal da cruz com frequência, prestando atenção no que estou fazendo.

No dia quinze deste mês, a Igreja celebrou Nossa Senhora das Dores. Nossa Mãe, Maria, participou de todos os sofrimentos de Jesus. Lembramos os principais momentos:

- Quando Maria e José levaram Jesus para ser apresentado no Templo, ouviram a profecia de Simeão: "...Uma espada de dor transpassará o teu coração" (Lc 2, 34-35)

- A fuga da Sagrada Família para o Egito

- O desaparecimento de Jesus durante três dias (Lc 2, 41-51)

- O encontro de Maria e Jesus no caminho do Calvário (Lc 23, 27-31)

- A morte de Jesus

- Jesus descido da cruz

- O Sepultamento de Jesus

 

Transcrevo uma reflexão do Padre Joãozinho, scj, que recebi no meu celular de um grupo do focolare:

 

AMAR D?I

Amar dói! A dor do amor é tão fecunda quanto um parto que dá à luz. Não há nada que tenha realmente valor, que não exija sacrifício, suor, sangue e lágrimas. Nossa Senhora do Amor é Nossa Senhora da Dor! Nossa Senhora das Dores estava ao pé da cruz de seu Filho, mas estava de pé, com fé, junto com Maria Madalena que sofria de amor. Com Maria de Cleofas, que sofria sem entender! E com João, o discípulo amado, que tinha uma visão diante daquela cruz e via, para além das dores, que Deus é amor (Jo 19,25-27)!

 

ooo

Como estava programado, no sábado passado fui a Aparecida com a família da Maria; participei, com a ela da missa das 14h00, em ação de graças pela cura dos olhos da Mariana e fiquei muito contente. Com a família reunida, participamos da missa das 16h00 também. No domingo, depois da missa das 8h00, da qual participei com a Maria, fizemos, todos juntos, meditando, o caminho do rosário. Saímos para São Paulo às 12h00. Fiz uma visita rápida à Ana, minha filha, que estava de cama se recuperando de um machucado bem feio na canela. ?s 19h00 eu já estava em casa preparando uma mesa para jantar com a Lígia e o Chico, o que também foi muito bom.

Que fim de semana abençoado! Estou prontinha para outro; desejo seja tão bom quanto este, mas um pouco menos corrido.

 

Como sempre, por tudo, Deus seja louvado!


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados