Seções
Colunas
25/Set/2021 - 14:02:23
Bate Bola, 25 de Setembro de 2021
Redação
O time infantil de futsal do Colégio Unigrau (foto) está classificado para a fase final dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, organizados anualmente pela Secretaria Estadual de Esportes do governo paulista. Anteontem, dia 23, a esquadra rio-pardense treinada por Iury Feres Abrão derrotou Valinhos por 4 a 3, em partida eliminatória disputada em Americana (SP). A finalíssima estadual será em Águas de Lindóia no mês que vem.
Está previsto para a manhã deste dia 28, terça-feira, uma peneira de futebol com representantes do Atlético/MG para as categorias sub-13, sub-15 e sub-17. A iniciativa é do "Projeto M. Ferraz", do zagueiro rio-pardense Matheus Ferraz (atualmente no Fluminense/RJ), que mês passado completou 2 anos de atividades gratuitas no estádio do Grêmio Municipal, local da avaliação com olheiros do Galo mineiro.
O rio-pardense Paulinho Balestra, atual camisa 10 da Matonense, tem sido decisivo para o time no atual Paulistão Sub-23, que tem a quarta melhor campanha entre os 30 clubes participantes. Domingo passado assinalou o gol da vitória de 1 a 0 em casa contra a Internacional de Bebedouro e na tarde da última quarta-feira, dia 22, fez um dos gols na vitória de 2 a 1 contra a Catanduvense no campo adversário. Paulo Celso Balestra Júnior, de 20 anos, tem contrato em Matão até no final desta temporada. No começo deste 2021 atuou pelo Comercial de Ribeirão Preto, após início de carreira em 2019 no Noroeste de Bauru.
23 ouros, 6 pratas e 2 bronzes: estas foram as conquistas dos nadadores rio-pardenses em competição da Federação Aquática Paulista realizada no último sábado, dia 18, na Recreativa de Ribeirão Preto. Atletas do Centro de Formação de Natação (CFN) participaram de 45 provas, nas quais 39 atingiram suas melhores marcas, evidenciando evolução técnica. Amanhã, domingo, competirão em São Caetano do Sul nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, representando 7 escolas locais. Os treinamentos diários do CFN continuam no Centro de Lazer do Trabalhador, no Vale Redentor.
A Liga Riopardense de Futsal está preparando a Taça SP/MG na categoria adulto masculino. A entidade continua promovendo certames regionais de escolinhas, categorias de base e adulto, tanto no feminino e masculino. Os times femininos do DEC (Departamento de Esportes e Cultura) jogaram no último domingo, dia 19, em São Sebastião do Paraíso/MG contra os donos da casa e perderam: 6 a 2 no sub-20 e 2 a 1 no adulto. A partir das 15h30 de amanhã, domingo, o sub-20 atuará em Tambaú contra a esquadra da casa e na noite desta segunda-feira, dia 27, no ginásio do Tartarugão receberá Santa Cruz das Palmeiras no adulto.
Também em São Sebastião do Paraíso/MG, o handebol masculino do DEC jogou amistosamente na última quarta-feira, dia 22. O time sub-14 perdeu de 10 a 9, enquanto o elenco sub-16 foi derrotado por 13 a 11. A modalidade segue preparação para a Copa SP, quando atuará contra São João da Boa Vista. E o basquetebol feminino sub-18 do DEC estreia hoje, sábado, em São José dos Campos, na rodada inaugural do campeonato paulista.
Segundo clube mais antigo do Brasil, a Ponte Preta foi
fundada em 11/08/1900. Em várias enquetes sobre o time de todos os tempos, dois
laterais direito "brigam" pelo título de melhor jogador da posição:
Jair Picerni e o rio-pardense Edson Boaro (foto).
Dicinho, como também é conhecido em sua terra natal, começou nas categorias de base da "Macaca" no início da década de 1970, quando ganhou o apelido de "Abobrão" por utilizar meiões cor de abóbora nos treinos. Antes de se transferir para o Corinthians em 1984 onde ficou até 1989, defendeu a Seleção Brasileira juvenil ainda jogando em Campinas. Jogou a Copa do Mundo de 1986 no México.
Também atuou pelo Palmeiras, Guarani, Noroeste de Bauru, Paysandu, Remo e Botafogo de Ribeirão Preto, dentre outros. Em 1998 iniciou carreira de treinador e seu último trabalho foi no Batatais.
Ponte Preta, do Vale Redentor, na década de 1990: técnico
José Roberto Iotti (Coxinha), Nena, Delei, Beto, Celso Apolinário, Branco,
Helinho, Macionil e Joaquinzinho Celestino. Agachados, também da esquerda para
a direita: mascote Bruno, Ronaldo Amoroso, Nino, Clovinho, Goiaba, Golias,
Pelezinho e massagista Tonho