Seções
Colunas
25/Set/2021 - 14:19:31
Memória da Cidade, 25 de Setembro de 2021
Redação
ÁGUA PARA O SANTO ANT?NIO ?? Inauguração do abastecimento de água no bairro Santo Antônio, nos anos 1950. O prefeito Dionysio Guedes Barretto, segurando um copo de água potável, saúda os moradores no início da rua Dom Pedro II. ? esquerda, atrás do braço do prefeito, está Reinaldo Smarieri. ? direita, membros da corporação musical União Riopardense ?? Carmelo Cônsolo (de terno preto), Aparecido Amâncio de Oliveira (com seu instrumento no braço) e José Figueira (atrás, de chapéu).
VILLA COSTINA ?? A fazenda Villa Costina, pertencente ao dr. José da Costa Machado e seus filhos, era grande produtora de café, exportado para a Europa sob a marca Costina??s Cofee. Durante a epidemia de febre amarela, no começo do século passado, os trabalhos do Fórum foram para lá transferidos por determinação do governo do Estado. Além de igreja, ferrovia própria que ligava a propriedade até São Sebastião da Grama, dinheiro próprio, a fazenda tinha também sua agência de correio, na foto acima. A construção ainda existe, transformada em residência.
COLEGIAIS ?? No pátio do ??Euclides da Cunha?, alunos da Escola Normal, nos anos 1950. Da esquerda para a direita, em pé: José Emílson Ricci, Roberto Simões, Plínio Perassi, (atrás), a funcionária Luizinha Bertocco, Celim Draib e José Bento. Agachados: Luiz Paulo Ribeiro Nogueira, Carlinhos Fernandes, José Longo, José Luiz Casagrande e Antônio Ribeiro Nogueira
HOTEL GLOBO ?? Hotel Globo oferecia quartos com água corrente para o conforto das famílias e viajantes. Ficava bem pertinho da Estação Ferroviária. Alfredo Berbardo Ribeiro era seu proprietário. A propaganda é de 1926 e saiu no jornal ??Resenha?.
Aconteceu em 25 de setembro
1945 - Fundação do Sanatório Adhemar de Barros em Sapecado, então distrito de São José do Rio Pardo (hoje, Divinolândia). O sanatório é hoje o Hospital Regional do Conderg.
1946 - Fundada em São José a Cooperativa Agrícola Mista Rio-Pardense, nos termos do decreto federal nº 22.239 de dezembro de 1932. Funcionou por muitos anos na rua Campos Salles, 119.
1958 - Inaugurada a Usina Hidrelétrica Limoeiro, localizada entre São José do Rio Pardo e Mococa. A inauguração se deu com grande festa e presença de autoridades.
Mausoléu Euclidiano guarda restos mortais de escritor
Integrado ao Recanto Euclidiano, mas com características próprias, o túmulo construído às margens do rio Pardo guarda os restos mortais de Euclides da Cunha e de seu filho desde 1982. Foram trazidos do Rio de Janeiro, do Cemitério São João Batista por expresso desejo da família do escritor, como reconhecimento ao permanente esforço da cidade na manutenção da memória e na divulgação de sua obra. O traslado foi um acontecimento histórico e as duas pequenas urnas, em São José, foram levadas para a Igreja Matriz, onde foi celebrada missa, depois passaram a noite em câmara ardente na Casa Euclidiana. O mausoléu foi criado pelo arquiteto rio-pardense Alfredo da Costa Figo. Construída em cimento armado, a tampa que recobre o túmulo do escritor lembra a ??matadeira?, nome que os habitantes de Canudos deram a um canhão que bombardeava o arraial de Antônio Conselheiro e seus seguidores. No mausoléu também se encontra uma cabeça em bronze do escritor e uma placa com a célebre frase retirada de uma carta de Euclides da Cunha ao amigo Francisco Escobar, então intendente de São José do Rio Pardo: ??Que saudades do meu escritório de zinco e sarrafos às margens do rio Pardo! Creio que se persistir nesta agitação estéril, não produzirei mais nada de duradouro...?