Seções
Colunas
23/Out/2021 - 18:45:05
Bate Bola, 23 de Outubro de 2021
Redação
Em amistoso festivo na tarde do último sábado, dia 16, veteranos de Caldense x Cruzeiro empataram em 2 a 2. O jogo marcou o retorno do público ao estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. Cerca de mil pessoas seguiram os protocolos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. A partida, muito parelha mas em clima de disputa sadia, teve três rio-pardenses na arbitragem: Cleber Wellington Abade, na foto ladeado de seus irmãos Robson (à esquerda) e Jeferson. Cleber, hoje com 55 anos, fez parte do quadro de árbitros da CBF entre 1999 e 2011.
"De Itaiquara para a Alemanha": assim postou, em suas redes sociais, o lutador Paulo Surian, quando no último fim de semana garantiu seu 9º cinturão de sua carreira ao conquistar o NAGA, na Alemanha, em sua categoria. "Venci três oponentes: um alemão, um croata e outro polonês. Estou muito feliz", escreveu. Nascido em Tapiratiba em 1985, Paulo Alberto de Freitas Surian há mais de 15 anos é profissional de MMA, jiu-jitsu e boxe, colecionando títulos brasileiros, sul-americanos e mundiais. O North American Grappling Association (NAGA) é um dos maiores torneios mundiais na modalidade grappling, que é a luta corpo a corpo (ou luta agarrada, em pé ou no chão), é a arte de controlar o corpo do adversário
A skatista Letícia Bufoni e Silva, com atuais 28 anos, foi uma das atletas que representou o Brasil nos recentes Jogos Olímpicos de Tóquio. O sobrenome desta atleta tem ligação com Guaxupé: é filha da guaxupeana Claudete Bufoni Crud. Apesar de não ter nascido nem criada na vizinha cidade mineira, Letícia possui contato com o município onde vem visitar parentes. Ela começou a andar de skate aos 9 anos e em 2007 mudou-se para Los Angeles, onde se profissionalizou nos Estados Unidos. Em 2009 eleita "personalidade do ano" pela revista ?poca, já teve seu nome envolvido também em noticiários de celebridades por conta de sua vida amorosa: já foi apontada como affair de Neymar, Caio Castro e até com o sufista Gabriel Medina.
Dois ex-alunos da rio-pardense Escolinha do Flamengo "Rondinelli" estão jogando pelo Ituano no atual Paulistão sub-15: são os mocoquenses Rafael Gonçalves Moreira (Rafinha) e Rykelme Gabriel Silva Costa. Ambos nascidos em 2006, no último agosto assinaram contrato até 2024 com o clube de Itu. Atacantes, já tiveram passagens pelo Brasilis de Águas de Lindoia e Rykelme ainda atuou pelo Comercial de Ribeirão Preto.
Finalmente é anunciado o primeiro campeonato de futebol em São José do Rio Pardo desde o início da pandemia: o Mistão vai começar no próximo dia 7 de novembro, sempre com rodadas aos domingos pela manhã nos estádios do Grêmio Municipal e Vale Redentor. Apesar do nome Mistão, o certame é disputado na categoria adulto masculino e neste 2021 será promovido pelo DEC (Departamento de Esportes e Cultura) da Prefeitura. Dez times jogarão entre si nos grupos, classificando-se os dois primeiros colocados para as semifinais. Na chave A estão Juventus do Vila Verde, VR, Cooffe, Bayern e Chaveiro Mello. Integram o grupo B: Mateus Alimentos, Paris Saint Formosa, Carlos & Edgard, Paulista do Maria Boaro e Brasão.
As equipes competitivas do DEC continuam colecionando derrotas em campeonatos que estão disputando. O basquetebol feminino sub-18 perdeu de 47 a 42 para o Sesi São Paulo no último dia 19, terça-feira, em jogo disputado no ginásio Tartarugão, e retornará a atuar pelo certame paulista da Federação na noite desta terça-feira, dia 26, contra o Ituano naquela cidade. Também jogando em São José do Rio Pardo, pelo campeonato regional masculino o sub-17 levou de 58 a 43 de Americana e entrará em quadra na tarde desta segunda-feira, dia 25, também no Tartarugão, contra Rio Claro. E ainda o basquetebol, pela Copa SP o DEC foi eliminado da competição ao ser derrotado por Piracicaba por 98 a 45. Já o futsal adulto masculino do DEC/Escolinha do Flamengo empatou em 1 a 1 com Mococa, na casa do adversário, na noite deste dia 19, em partida válida pela segunda rodada da Copa SP/MG organizada pela Liga Riopardense de Futsal.
Repórteres e locutores da Difusora AM na "Festa do Esportista", em 1988, na sede social da Associação Atlética Riopardense: Tu Morgan (sentado), Emerson José da Silva (há décadas radicado no Paraná onde é advogado), Paulo Sérgio Rodrigues (vereador Paulão da Rádio), João do Pulo (recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano, faleceu aos 45 anos em 1999), Antônio Cláudio Faria, Marco Antônio Pantano e João Batista de Paiva (Batista da Grama)