Seções
Colunas
30/Out/2021 - 20:52:06
O rio Pardo que nem sempre é pardo
Felipe Quessada
No último final de semana, recebemos em nosso rancho a visita de Kássia Monteiro, coordenadora de projetos da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), que está desenvolvendo o Programa de Desenvolvimento Turístico de São José do Rio Pardo, ação voltada para o fomento do turismo promovida pela Prefeitura Municipal.
NATUREZA
Para quem conhece e gosta de navegar nas águas do rio Pardo, sempre se surpreende com suas belezas, olhando de dentro para fora, onde se vê, principalmente nesta época do ano com as chuvas, o colorido das paisagens, que apresentam o verde em tonalidades diferentes, enquanto sua água deixa de ser parda e transparente, passando para uma cor amarelada, devido ao recebimento de terra vinda com as águas das chuvas.
LIXO
Um dos principais problemas em períodos chuvosos, como o de agora, é o lixo jogado aleatoriamente nas vias públicas, por parte da população de São José. Esse material acaba sendo levado pelas enxurradas para os canais pluviais e consequentemente acabam caindo no Pardo. Essa população ainda não se conscientizou que o lixo produzido diariamente deve ser armazenado em recipientes próprios e não jogado nas calçadas e vias públicas.
CONSEQU?NCIAS
Esse lixo (sacos plásticos, isopor, garrafas, copos plásticos, tocos de cigarros, entre outras centenas de materiais descartáveis), fica boa parte dele, flutuando na água e outros vão para o fundo do rio.
Como temos uma represa (Hidrelétrica Euclides da Cunha) praticamente no centro da cidade, esta recebe o lixo e acaba por armazená-lo em meio às vegetações (papudinhas) em suas margens, causando prejuízos. Boa parte do lixo, tipo garrafas de plásticas de detergentes, desinfetantes, combustíveis, shampoo e etc., quando descartadas sempre mantem um resto do resíduo, que acaba por contaminar a água e consequentemente os peixes.
ESGOTO
Todos nós sabemos que um dos principais problemas que o nosso município enfrenta é falta do tratamento do esgoto, que é jogado, quase que total, sem tratamento, no rio Pardo.
Recentemente, uma boa notícia foi dada, já foi autorizado a liberação de recursos financeiros para que as obras sejam concretizadas e a retomada já está marcada para os próximos meses e em um futuro bem próximo, poderemos comemorar o tratamento de 100% do esgoto, com isso, o sonho de explorar o turismo, esporte e lazer nas águas do Pardo, será realizado.