Seções
Colunas
06/Nov/2021 - 21:42:57
Memória da Cidade, 06 de Novembro de 2021
Redação
RUA FRANCISCO GLIC?RIO ?? A imagem acima, congelada no tempo, tem 107 anos. Foi tirada em 1914 por Innocencio Vilhegas e mostra um trecho da rua Francisco Glicério. Pelo ângulo, o photographo estava posicionado na lateral da Prefeitura Municipal, hoje Museu Rio-Pardense. Observe acima a disposição dos postes ?? de iluminação à esquerda (um no meio de cada quadra) e os telefônicos, à direita. Árvores e postes estão no leito da rua de terra batida. A primeira casa, à esquerda, ainda pertence à família Navarro, seguida da casa de Carmine Morra. No prédio da esquina, do mesmo lado, batido de sol, era o Restaurante Ristori. As mulheres paradas na esquina usam aventais e chales. A primeira casa de esquina, à direita, da família Nahime, ainda conserva a mesma estrutura.
EXPORTA??O ?? Peça publicitária do artista Franz Laskoff para o Costina??s Coffee, de 1914. Produzido na Villa Costina, em São José do Rio Pardo, o café começou a ser exportado mediante a abertura de escritórios nas cidades italianas de Gênova e Milão.
O proprietário Costa Machado criou a Costina??s Coffee Co., empresa destinada à comercialização de café na Europa.
No Brasil o empresário cuidava de todos os processos produção, compra, ensacamento e embarque do café.
E na Europa, os processos de separação, torração e comercialização ficavam a cargo dos filhos de Costa Machado.
Em Genova, por Labieno da Costa Machado de Sousa, e em Milão por Jordano da Costa Machado de Sousa. Além da Itália, a Costinas Coffee atuou em Zurique onde também foi aberta uma torrefação de café.
AMIGOS REUNIDOS EM FRENTE AO RESTAURANTE DE DONA CARINDA ?? O bem freqüentado restaurante de dona Carinda Raddi Affarelli (também conhecida como Clarinda) funcionava na rua Benjamin Constant, esquina com a Dr. João Gabriel Ribeiro. Na fotografia estão Vitório Affarelli (cunhado da proprietária), Luiz Trovo, Alemão (açougueiro), Roque Paias (Magrelo) e Domingos (Domenico) Gervásio, além do comportado cão sentado na cadeira. Domingos Gervásio cuidou, por muitos anos, do Jardim do Artese.
ACONTECEU EM 6 DE NOVEMBRO
1988 ?? Foi instalada neste dia a Paróquia Cristo Redentor pelo bispo diocesano dom Tomás Vaquero. Foi a terceira paróquia da cidade e teve como matriz provisória a Igreja de Santo Antônio até que a Matriz de São Judas fosse concluída. O padre rio-pardense João José Minussi foi empossado primeiro pároco. Há 33 anos.
A curta vida do Cine Império
O Cine Theatro Império foi inaugurado em fins de dezembro de 1929, localizado na rua Américo de Campos, atual Francisquinho Dias. De propriedade de Paschoal Artese, foi instalado no antigo edifício em estilo dórico da Maçonaria, que recebeu pinturas de seu filho Germinal, que foi também o administrador do cinema.
Artese pai já tinha experiência na área, pois arrendou anos antes do Theatro São José, o Theatrinho, da Sociedade Italiana, que funcionou no local onde hoje está o Cine Colombo.
Em 1930, o Cine Império exibia filmes da UFA e de outras produtoras, entre os quais: ??Jou-Jou, Princesa às Suas Ordens?, ??Flagrante Delito? e ??O Homem que Viu a Morte?.
Em 15 de outubro de 1931, o jornal ??Resenha?, ao publicar exibição dos filmes ??O Cura entre os Ricos? e ??O Túmulo de um Grande Amor?, informava que: ??O Império continua a deleitar seus habitués com escolhidos filmes, sendo que a Empresa tem procurado agradar o público tanto na escolha de seus filmes, bem como na organização da orchestra, cobrando preços de acordo com a crise que atravessamos?.
Paschoal Artese costumava ceder seu cinema para vários eventos ?? bailes, como o realizado em outubro de 1931, e reuniões socialistas em 1933.
O Cine Theatro Império funcionou por cerca de dois anos.
A partir daí o grande edifício pertencente à Maçonaria e transferido à Santa Casa após seu fechamento teve várias finalidades ?? abrigou boliche, clubes. O Rio Pardo Futebol Clube e Associação Atlética Riopardense funcionaram provisoriamente ali. Danificado e sem cuidados, o prédio foi demolido no final dos anos 1970. No seu terreno, hoje, está instalada a empresa Cevel Veículos.