São José do Rio Pardo, ,

06/Nov/2021 - 21:55:05

A poderosa energia da água

Odí­lia Lopes Fernandes




Em várias religiões a água é considerada um elemento purificador, regenerador, fonte de juventude e da eternidade, além de promover a saúde física. Corresponde ao planeta Água. Na alquimia, a água é simbolizada como um triângulo com o ápice (o ponto mais elevado) para baixo. No folclore brasileiro, a água é um elemento de conservação da força para o bem e também para o mal.

 

O ELEMENTO ÁGUA

Certa vez, eu estava assistindo uma palestra sobre a grande energia desse precioso líquido. Uma jarra de água foi depositada no centro da sala. O palestrante pediu que todos que estivessem ali escrevessem numa folha de papel, que previamente distribuíram, tudo o que poderiam relacionar à sujeira, indignação. Após realizado esse propósito, que dobrassem o papel e o depositassem em cima da jarra. E assim foi feito. Momentos depois, ao experimentar o sabor da água, esta mudara a qualidade habitual por um gosto áspero e amargo. Essa água foi jogada, a jarra lavada. Novamente encheram a jarra e fizeram o mesmo processo anterior, só que em vez de palavras ofensivas, escrevessem frases de amor, felicidade, harmonia. O resultado foi surpreendente: A água estava suave e refrescante.

 

AO MERGULHAR AS M?OS NA ÁGUA

A maneira mais simples de descarregar as energias negativas, que se acumulam naturalmente em cada um de nós com os contatos da vida cotidiana, é a praticada mesmo que inconscientemente, por todos: lavar-se. Com o simples ato de mergulhar as mãos na água nos sentimos libertados de uma forte tensão.

O banho é um poderoso reequilibrador do sistema nervoso. Por isso, depois de um banho, nos sentimos realmente revigorados.

 

S?O JOS? DO RIO PARDO E SUAS ÁGUAS ABEN?OADAS.

O elemento Água representa a Natureza os sentimentos, e as emoções, símbolo da beleza e purificação. Por isso, São José do Rio Pardo é uma cidade privilegiada pelo banhar das águas do rio Pardo que corre continuamente pelas encostas das montanhas.

Valiosos mananciais de águas, um meio receptivo que retém as mais altas energias, da qual caracterizam os signos de Câncer, Escorpião e Peixes. De todos os elementos é o único simbolizado por uma figura humana. Na mitologia hindu a água carrega o Ovo do Mundo. Na Genesis, na criação, o Espírito de Deus paira sobre as águas.

 

O GUERRILHEIRO, O GAVI?O E A BICA DE ÁGUA     

Houve épocas que existiam guerrilheiros, sempre prontos à serviço do rei. Um desses guerreiros, forte e valente, tinha como companheiro inseparável um gavião. Certo dia, o soldado estava entre as montanhas que circundavam aquele pequeno lugarejo. O gavião como sempre, seguia o seu dono, enquanto sobrevoava os altos penhascos. O guerrilheiro, após andar muito, sentiu muita sede e começou a procurar água para se saciar. Ficou feliz em perceber uma bica de água entre enormes pedras e para lá se dirigiu, o gavião foi na frente com suas enormes asas. Mas, assim que ele se aproximou da bica, e desolado, verificou que o separava das pedras um enorme precipício, por mais que esticasse o braço não alcançava seu objetivo. O gavião voava e com as asas espalhava o precioso líquido. O guerrilheiro por mais que pedisse ao amigo uma porção para mitigar a sua sede não foi atendido e, com um gesto quase sobre-humano, conseguiu algumas gotas de água, mas quando ia levar a boca, o gavião deu-lhe um raspão, que o pequeno gole foi paras nas profundezas do abismo com a caneca. O militar ficou com tanta raiva que cravou sua espada no peito do gavião assim que a ave aproximou-se. Depois de analisar a situação, achou que único jeito de chegar até a água, seria dar a volta pela montanha. E assim fez, levou horas para chegar até a mina, porém, estancou surpreso ao visualizar uma cobra venenosa morta dentro da água. Foi nesse instante que pensou na pobre ave, que do alto, vira a cobra e, desesperada, tentara salva-lo.

Assim somos nós. Fazemos as coisas sem pensar nas consequências. Quanta coisa poderia ter sido evitada se analisássemos com prudência nossas atitudes.

 

Quantas vezes um problema insolúvel pede tão somente uma palavra calma para resolvê-lo. (Chico Xavier)                    

 

Muita gratidão, amor e paz.


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados