São José do Rio Pardo, ,

13/Nov/2021 - 22:18:09

Dia Mundial dos Pobres

Maria Esméria do Amaral Mesquita




Palavras do Papa Francisco: Sabemos a grande dificuldade que há, no mundo contemporâneo, para se poder identificar claramente a pobreza. E, todavia, esta interpela-nos todos os dias com seus inúmeros rostos vincados pelo sofrimento, a marginalização, a opressão, a violência, as torturas e a prisão, pela guerra, a privação da liberdade e da dignidade, pela ignorância e o analfabetismo, pela emergência sanitária e a falta de trabalho, pelo tráfico de pessoas e a escravidão, pelo exílio e a miséria, pela migração forçada. A pobreza tem o rosto de mulheres, homens e crianças explorados para vis interesses, espezinhados pela lógica perversa do poder e do dinheiro. Como é impiedoso e nunca completo o elenco que se é constrangido a elaborar à vista da pobreza, fruto da injustiça social, da miséria moral, da avidez de poucos e da indiferença generalizada! (Folhinha do Coração de Jesus, 13-11-2021)

Tivemos nosso Encontro da Palavra de Vida no sábado passado. Duas participantes, professoras habitualmente dedicadas aos empobrecidos, contaram-nos suas experiências mais recentes: em um dia de muito frio, dois irmãos foram à escola, um calçando uma havaiana bem velha e o outro com um agasalho surradinho. Foi à casa dos meninos, uma casa bem isolada, no meio do mato. Ficou encantada com a ordem e a limpeza, mas penalizada com a pobreza. Conseguiu, com ajuda de amigas, agasalhos, tênis, alimentos... e tem acompanhado a família.

A outra, já aposentada, contou-nos as dificuldades que venceu para poder cuidar todas as tardes, se segunda a sexta feira, de trinta crianças de famílias de baixa renda que frequentam a escola de manhã. Ela já tem garantido o lanche da tarde até o fim do ano e material para atividades escolares e lúdicas; agora, está pensando em presentes para o Natal.

Alegra-me poder colaborar com pessoas que se dedicam muito concretamente ao socorro dos pobres, mas, falta-me assiduidade e um contato mais próximo com eles: olhos nos olhos, mãos dadas.

Sabemos que alguns moradores de rua "residem" nas imediações do antigo Mercado Municipal de Tapiratiba; preparamos um kit com alguns "agrados" para oferecer a eles hoje.

 

No domingo passado, participei da missa das 7h00 na Igrejinha de Santa Luzia e fui para São Paulo, onde residem minhas cinco filhas; era aniversário da Maria, que completou 59 anos; foi um dia ótimo; cheguei de volta à minha casa às 23h30.

Na quarta-feira, dia 10, meu sexto filho, o Francisco, completou 60 anos, festejamos na casa dele, em Vargem Grande, com uma reunião familiar: muita alegria, pizza e bolo. O Chico gosta de música, tem aula de violão e canto; nosso presente para ele foi sugerido pelo professor de canto e violão: um microfone muito especial. Gosto de agradecer a Deus pela vida e festeja-la.

Louvado seja Deus que já nos abençoou com boas chuvas e precisamos pedir a Ele que continue nos abençoando para que os reservatórios e as fontes sejam abastecidos. Vou transcrever em seguida uma oração escrita pelo nosso Papa Francisco para pedir chuva:

 

Deus nosso Pai, Senhor do céu e da terra, tu és para nós existência, energia e vida; criaste o homem à tua imagem a fim de que com seu trabalho ele faça frutificar os frutos da terra, colaborando assim com a tua criação.

Temos consciência da nossa miséria e fraqueza, nada podemos fazer sem ti. Tu, Pai bondoso que sobre todos fazes brilhar o sol e cair a chuva, tem compaixão de todos que sofrem duramente pela seca que nos ameaça nestes dias.

Escuta com bondade as orações que te são dirigidas com confiança pela tua Igreja, como satisfizeste as súplicas do profeta Elias que intercedia em favor de seu povo.

Faz cair do céu sobre a terra árida a chuva desejada a fim de que sejam salvos os homens e os animais. Que a chuva seja para nós o sinal da tua bênção. E assim, reconfortados pela tua misericórdia, te daremos graças por todos os bens da terra e do céu com os quais o teu Espírito satisfaz a nossa sede.

Por Jesus Cristo, teu Filho, que nos revelou o teu amor, fonte de água viva que brota para a vida eterna. Amém!


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados