Seções
Colunas
13/Nov/2021 - 22:26:02
Memória da Cidade, 13 de Novembro de 2021
Redação
DIA DE PAMONHA ?? Num passado não muito distante, a simples tarefa de fazer pamonha era motivo de festa. Amigas e vizinhas se reuniam para uma verdadeira maratona que durava boa parte do dia. A parte mais difícil era ralar o milho verde. Ainda hoje, fazer uma pamonha requer esforço, paciência, dedicação. Mas o resultado vale sempre a pena: ao final, a mesa posta com as iguarias (algumas recheadas com queijo) prontinhas para serem degustadas acompanhadas de um café coado na hora. Na foto de 1955, na casa dos Bergamasco, quatro jovens preparam pamonhas. Da esquerda para a direita, Myriam Casagrande, Clotilde, Norma e Margot.
OFICINA DOS PARISI ?? Nos anos 1930, fotografados dez funcionários da oficina de calçados dos Parisi, localizada no espaço hoje ocupado pelo Hotel Maga Plaza, na rua Francisquinho Dias. Naquela época a rua chamava-se Américo de Campos. Em pé, da esquerda para a direita: Santo Ferraioli, Cafelândia (jogador da AAR), Geraldo Trevisan, Joaquim Colli, e Lourenço Strazzieri. Sozinho, no meio, Bepe Liberalli (que guardou o primeiro livro de atas da Sociedade Italiana, no forro da sua casa, protegendo-o de vândalos que destruíram objetos e documentos italianos durante a guerra. Sem esta atitude, a história italiana em São José não seria contada). Agachados e sentados: Carlos Montanheiro, Bepe Geada, Precioso e Salvador Caruzzia.
HOSPEDAGEM
Um dos mais antigos estabelecimentos comerciais de São José do Rio Pardo, o Hotel Brasil aparece nesta foto dos anos 1930. Chama a atenção o belo Fordinho com placa P-55 estacionado à frente e uma bomba de gasolina, na calçada, metros acima.
Aconteceu em 13 de novembro
1897 - Inauguração do primeiro templo maçônico da cidade pertencente à Loja União Universal, à rua Américo de Campos (hoje rua Francisquinho Dias). Foi demolido no final dos anos 1970. Com o fechamento da Maçonaria o prédio foi doado à Santa Casa, que o alugou para diversos fins - cinema, boliche e sede de entidades, como Rio Pardo Futebol Clube e AAR. Há 124 anos;
Pérolas paroquiais
Avisos afixados nos interiores das igrejas, escritos com boa vontade e má redação.
AVISOS AOS PAROQUIANOS
Para todos os que têm filhos e não sabem, temos na paróquia uma área especial para crianças.
O torneio de basquete das paróquias vai continuar com o jogo da próxima quarta-feira. Venham nos aplaudir, vamos tentar derrotar o Cristo Rei!
Quinta-feira que vem, às cinco da tarde, haverá uma reunião do grupo de mães. Todas as senhoras que desejem formar parte das mães, devem dirigir-se ao escritório do pároco.
Na sexta-feira às 19h00, os meninos do Oratório farão uma representação da obra Hamlet, de Shakespeare, no salão da igreja. Toda a comunidade está convidada para tomar parte nesta tragédia.
Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda para beneficência. ? uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam seus maridos!
Assunto da catequese de hoje: Jesus caminha sobre as águas.
Assunto da catequese de amanhã: Em busca de Jesus.
O coro dos maiores de sessenta anos vai ser suspenso durante o verão, com o agradecimento de toda a paróquia.
O mês de novembro finalizará com uma missa cantada por todos os defuntos da paróquia.
O preço do curso sobre Oração e Jejum não inclui as refeições.
Por favor, coloquem suas esmolas no envelope, junto com os defuntos que desejem que sejam lembrados.