São José do Rio Pardo, ,

04/Dez/2021 - 21:02:55

Bate Bola, 04 de Dezembro de 2021

Redação





Em março de 2020, começou neste espaço singela homenagem mensal ao saudoso Sérgio Ribeiro (foto), pelos 15 anos de seu falecimento. Nascido em São José do Rio Pardo em 1929, foi radialista, policial civil, advogado, professor, jornalista esportivo e político, dentre outras atividades. Não há livro acerca deste ilustre rio-pardense, mas sua biografia poderia inspirar muitas obras.

Adequando aos assuntos atuais, a seguir mais uma crônica com os personagens criados pelo ícone Sérgio Ribeiro: o "Conselheiro Carmichael" e a provocante (e inominada) "garota dos olhos amendoados"...


                                                                                                                                                                                                                                                        Torcida amiga, carinhosamente bom dia!

 

Aqui quem escreve é o "Conselheiro Carmichael". Felizmente o primeiro sábado do derradeiro mês de 2021, ano ainda nefasto: é o dia do encontro mensal com minha "garota dos olhos amendoados". Combinamos papo na praça do Mercado, que já foi por décadas Municipal e hodiernamente chamado de Cultural, local que tem atraído bom público na feirinha. A linda veste conjunto de cropped e bermuda de viscolinho nas cores neons do verão, tênis casual plataforma branco e presilha no cabelo em forma de laço branco prendendo metade de suas mexas. Por coincidência, este velho traja camisa pink, nas cores de suas unhas esmaltadas. Aí vieram as esportivas...

 

O Palmeiras é tri da Libertadores. Derrotou o tão falado Flamengo, que ficou no cheirinho neste 2021: não foi campeão de nada. O Verdão foi bicampeão com gol do herói improvável Breno Lopes. O surpreendente sábado passado foi Deyverson, jogador meio fora da caixinha e tão criticado pela torcida. O treinador português, Abel Ferreira, deu aula de como montar um time para uma final. De cotado à Seleção, o técnico Renato Gaúcho foi demitido na Gávea.

 

Depois de 50 anos, o Atlético/MG volta a ser campeão nacional. Na noite de anteontem, quinta-feira, em virada épica ganhou do Bahia por 3 a 2 em Salvador, faturando o Brasileirão. O campeonato prossegue com mais duas rodadas que definirão os classificados para a Libertadores e os dois últimos a serem rebaixados, já que Chapecoense (que tem em seu elenco o rio-pardense Marquinhos) e Sport/PE já caíram. O futebol tem suas surpresas: campeão semana retrasada da Copa Sul-Americana e finalista da Copa do Brasil, o Athletico/PR está próximo da zona da degola.

 

Para beliscar, tomamos chopp artesanal rio-pardense acompanhado de tábua de frios com frutas. Este "Conselheiro Carmichael" lembra de todo final de ano em São José do Rio Pardo quando aconteciam jogos de confraternização, com grandes craques nascidos aqui em campo. Para a noite do próximo dia 17, sexta-feira, no estádio da Associação Atlética Riopardense haverá a partida festiva entre o tradicional Coffe The Morning x Mastodontes. Dois dias após, na manhã do dia 19, acontecerá o "Fome Out" no Grêmio Nestlé Rio Pardo, para onde também são esperados craques do passado e atuais jogadores nascidos ou com vínculo na cidade.

 

Comentei à minha musa do Canal 100, que passava no cinema antes dos filmes: foi um cinejornal criado em 1957 por Carlos Niemeyer e existiu até o ano de 2000. Na hora do futebol, quem dava a notícia falava e ao fundo ficava tocando, orquestrado apenas, o samba de Luís Bandeira "Na Cadência do Samba", que ficou conhecido como "Que Bonito é", as três palavras com que a letra começa.

 

Como prometi no encontro do mês passado, vou contar sobre a vinda de um palhaço anão no município. Mário era seu nome. O circo na época "luxuosamente" instalado próximo do campo do Vasco FC, perto do córrego. E o artista quis conhecer a cidade. Um funcionário público, hoje aposentado e corretor, auxiliou este "Conselheiro Carmichael" a leva-lo nos pontos turísticos e mais conhecidos da urbe. Vários botecos e alambiques também visitados... e degustados. Mesmo com as dezenas de goles, o artista se apresentava nas sessões circenses. Mas o cômico foi num restaurante no centro: o palhaço deu show, ao ponto de "sumir" por debaixo das mesas e aparecer, repentinamente, entre as pernas deste velho. Como dizia o apresentador do campeoníssimo de audiência "Plantão de Polícia" da saudosa rádio rio-pardense: "Isto é a baba do quiabo!".   



Pontofinalizando, despeço-me carinhosamente da linda "garota dos olhos amendoados", com um caloroso beijo no rosto. Agendamos novo encontro, se o Grande Arquiteto do Universo assim nos permitir, para o primeiro sábado do próximo janeiro, já em 2022, olhos nos olhos!



 

Sérgio Ribeiro com Paulo Sérgio Rodrigues, o "Paulão da Rádio"

 O Torneio de Futebol Sérgio Ribeiro, com o concurso de Miss Rural, levava grande público para o estádio da Associação Atlética Riopardense. 3

Convidados da cidade e região, nem sempre autoridades, compunham as mesas dos jurados, com o patrono (na foto de costas e com a camisa da 88,7) conduzindo toda a programação domingueira.



O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados