Seções
Colunas
04/Dez/2021 - 08:29:07
A sensibilidade do momento
Odília Lopes Fernandes
Nestes dias que antecedem as grandes festas de final de ano, têm início o atropelo para todo mundo em busca de presentes. ? um entra e sai das lojas, em cujas vitrines, repletas de belas ofertas, torna-se difícil ficar alheio a todos os estímulos sem comprar ao menos, uma lembrancinha...
Com o advento da Informática, amigos virtuais e toda essa rede social, a vida familiar mudou muito. As visitas de parentes estão quase extintas, o convívio familiar converteu-se apenas em confraternizações natalinas.
A sensibilidade costuma aumentar neste período, de final de novembro e começo de dezembro, é quando ocorrem o desiquilíbrio dos que não vivem sem as drogas, as matança de animais, agravado pelo ciclo de violência e extermínio de muita gente.
Não precisa ser analista para notar que, durante essa fase tumultuada, entramos em choque com o nosso campo pessoal, emocional, espiritual e mental, do coletivo da cidade, coletivo do estado, coletivo do país e de todo o planeta.
Perturbações acontecem
O sangue que escorre por todos os lados, através da matança de pessoas e animais, causa transtornos, principalmente às pessoas sensíveis, que sentem todo esse condicionamento negativo no ambiental.
E quando as pessoas estão carregadas de profundas mágoas, sem poder mais se conter, acabam explodindo por qualquer coisa.
Somos partículas deste imenso universo, portanto, estamos à deriva nas manifestações de sentimentos onde o amor não flui como deveria, apesar da luta sem tréguas de muitos, a avalanche de corrupções se espalha cada vez mais sobre o mundo...
Há recursos para nos estabilizar
Porém, apesar de todos esses desafios problemáticos que estão em nossa volta, há recursos para nos interiorizar com a calma e a leveza, como usar o espelho e dizer dos nossos aborrecimentos e aflições, como se o problema ou a pessoa estivesse à nossa frente. Vamos abrir o nosso coração e falar de todas as coisas que nos sufocam interiormente. Construa ao seu redor a mais poderosa defesa, vivendo com bondade, honestidade, e falar com profunda convicção:
"Presença divina em mim, possa a Tua Sabedoria dirigir todos os meus atos; o Teu Amor guiar meus pensamentos; a Tua Luz iluminar o meu caminho. Envolva-me em tua Radiação, agora e sempre".
Esta será a maior proteção, pois estaremos invocando a mesma força que move o Universo.
Uma nota festiva:
Dia 11 - o aniversário do meu filho Antenor Jorge Fernandes Filho. Que as bênçãos de Deus protejam os seus passos e ilumine os seus caminhos. Felicidades! ? o desejo de todos nós, que muito o amamos. Parabéns, Antenor Jorge!