São José do Rio Pardo, ,

12/Fev/2022 - 16:44:46

Homenagem a Márcio José Lauria

Redação

ANA PAULA LACERDA




 Euclidiano e Euclidianista, sr. Márcio vestia a camisa do movimento na cidade como poucos. ? e sempre será referência no que diz respeito à obra de Euclides da Cunha. Seu nome ecoará em todas as partes do país quando se falar em estudos relacionados ao escritor.

Com uma personalidade única, chamava atenção por onde passava. Era como um artista, aliás, o nosso "artista-escritor" rio-pardense. Quantos já passaram pelas suas aulas? Quantos já se inspiraram nele? Quantos aprenderam com ele?

De forma plena e didática transmitia seus conhecimentos euclidianos como ninguém, onde ele estava, uma multidão de alunos e professores estavam também.

Sua jornada euclidiana começou em 1949, quando ainda estudante e ganhou em 2º lugar a Maratona Intelectual Euclidiana. A partir de então nunca mais deixou de trabalhar em prol do Euclidianismo rio-pardense. Ao lado de grandes nomes, ele construiu um legado importantíssimo, trouxe à Semana Euclidiana o modernismo necessário, criou o Ciclos de Estudos Euclidiano, foi diretor da Casa Euclidiana e criou o Conselho Euclidiano.

Um intelectual inigualável, em suas conferências os salões eram lotados. Sua admiração por Euclides transparecia e contagiava a todos os presentes. Sua última conferência oficial foi em 2012, nas comemorações dos 100 anos do Movimento Euclidiano, cujo tema foi justamente "Muitos anos de atividades euclidianas".

Em 2022, a Semana Euclidiana será inteiramente dedicada às homenagens ao professor Márcio José Lauria.

Márcio Lauria, sempre presente!

Obrigada, mestre!

 

Ana Paula Lacerda, curadora

da Casa de Cultura Euclides da Cunha


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados