São José do Rio Pardo, ,

12/Fev/2022 - 16:53:04

Farol que norteava os caminhos a seguir

Redação

Lucia Vitto




O professor Márcio José Lauria, ou Sr. Márcio Lauria como eu o chamava, foi e será sempre o professor querido e farol de sabedoria para mim e muitos.  Foi meu professor de Português no antigo Instituto Estadual Euclides da Cunha, convivência que me deu a oportunidade de conhecer os livros da literatura brasileira e mundial. Tempos depois, eu, aluna de Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Jose do Rio Pardo, reencontro esse professor que fez parte da minha formação acadêmica. A vida o colocou em minha vida para ser meu conselheiro, ensinando com muita sabedoria e norteando meus passos como profissional e pessoa. Tive a oportunidade de trabalhar na mesma instituição quando ele era diretor da FFCL. Quando me foi legada a direção da Casa de Cultura Euclides da Cunha, novamente o  Sr. Márcio Lauria foi meu baluarte. Eu nunca começava a programar uma Semana Euclidiana se não fosse consultá-lo acerca do tema, como proceder no Ciclo de Estudos, e mais uma vez ele foi o farol que norteava os caminhos a seguir. Tive o privilégio de aprender e compreender os caminhos do euclidianismo tradicional e tive seu total aval para introduzir toda parte artística com conceito. As nossas conversas eram longas e para mim um deleite de conhecimentos, regado sempre a música clássica, principalmente Beethoven e Bach. As suas conferências e textos foram memoráveis.

Criamos a Revista Cultura Euclidiana, revista essa acadêmica e indexada o ISSN, cujo nome foi sugestão dele, e a edição da Enciclopédia Euclidiana.

Tive o privilégio de estar na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, quando ele proferiu uma conferência naquela casa, em homenagem aos cem anos da morte de Euclides da Cunha. Estivemos também em Cantagalo e na Academia de Letras de Lorena. 

Talvez eu pudesse escrever páginas e mais páginas sobre o Sr. Márcio Lauria, mas acredito que outros possam fazer como mais propriedade.

 Mestre e amigo Sr. Márcio Lauria, descanse em paz. Uma perda irreparável para a educação e a cultura euclidiana. Que seja sempre recordado com respeito, carinho e admiração.


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados