São José do Rio Pardo, ,

12/Fev/2022 - 16:53:58

Brilhou em sua jornada terrena

Redação

LEIRI VALENTIN




Estou agradecida por poder participar desta homenagem ao Professor Márcio José Lauria. Tive a sorte de ser sua aluna na E.E. Euclides da Cunha, na década de 80 e posteriormente trabalhar junto com ele na FEUC, onde foi diretor por oito anos.

 Se eu perguntasse a todos, que foram seus alunos, o que eles mais gostariam de que agora acontecesse, tenho a certeza, eles me diriam que o que mais gostariam era de ouvi-lo falar. Este sentimento, ilustra o raro, o invulgar talento que o Prof. Márcio possuía para criar ambiente educacional ao seu redor. Eu considero este talento a virtude que permite a algumas pessoas galgarem o primeiro degrau da excelência professoral.

Uma das características que mais me chamava a atenção no Prof. Márcio era sua singular ironia. A Ironia só é possível para pessoas extremamente inteligentes. Não estou me referindo a visão estereotipada da ironia que considera a pessoa irônica com uma carga axiológica não-positiva. Pelo contrário, ele usava a ironia como estratégia argumentativa para nos desafiar, como um jogo lúdico para estabilizar o instável, mas também desestabilizar o excessivamente estável.

Deposito nestas poucas linhas as lembranças do grande mestre e excelente professor que deixou este plano. Ele brilhou em sua jornada terrena. ? imortal! Obrigada Prof. Márcio!

 


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados