São José do Rio Pardo, ,

12/Fev/2022 - 16:56:49

Sensível observador e psicólogo de seres humanos

Redação

NICOLA COSTA




O professor Márcio José Lauria foi um dos baluartes do euclidianismo rio-pardense. Exerceu com seu talento o magistério, o jornalismo, a crônica, a poesia, a gestão educacional, entre outras manifestações intelectuais. Profundo conhecedor da obra euclidiana, um expert no assunto, falava horas sobre os mais diferentes aspectos da obra do grande autor fluminense.

Nascido e criado em São José do Rio Pardo, ajudou a educar gerações de alunos e maratonistas com seu saber e conhecimentos. Com sua voz afetuosa, manifestava um humor carinhoso aos que se dirigiam a ele. Deixou uma obra que se soma à obra de Rodolpho José Del Guerra como patrimônios da cultura rio-pardense.

Notei também em nossa escassa convivência pessoal que o professor Lauria era um sensível observador e psicólogo de seres humanos, resultante de sua vida prática e profissional.

Ele agora se junta à legião de euclidianistas que se foram, como Amélia F. Trevisan, Adelino Brandão, Joel Bicalho Tostes, Roberto Ventura, Antônio Fernandes Torres,  Lando Lofrano, Rodolpho Del Guerra.

Para nós, fica o dever de continuar a luta que travaram pela continuação do movimento euclidiano em São José do Rio Pardo. Descanse em Paz, Mestre Lauria!


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados