Seções
Colunas
12/Fev/2022 - 17:54:18
Memória da Cidade, 12 de Fevereiro de 2022
Redação
CORAL ?? O coral de jovens regido por Renato Teixeira, na pérgola do jardim da Praça 15 num domingo de 1968, depois de se apresentar na Missa das Dez, na Matriz. Sentado à direita, Peti. Na frente, da esquerda para a direita: Ciro Meríngolo, Lúcia Helena Cagnoni, Juçara de Vilhena, Celina Exner Godoy. Atrás: Marquinhos (de Vargem Grande), Sandra Nascimento, Leila Flamínio, Guto Andreoli (atrás), o americano bolsista Bary, Moacyr Bello Leite (atrás), Irene Rondinelli, Mariângela Allegretti e Lucinha Nogueira.
O INÍCIO ?? Inauguração grupo seccional Unimed em São José do Rio Pardo em 20 de novembro de 1991. Na foto, dr. Celso Queiroz Guimarães (superintendente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo), padre Denizar Coelho, dr. Edmilson Rocha de Souza e dr. Mário Rodella Júnior. Este foi o primeiro endereço da Unimed, na avenida Independência.
Coral moderninho desagradou velhas beatas da Matriz
Você se lembra daquele filme, ??Mudança de Hábito?, em que Woopy Goldberg disfarçada de freira se infiltra em um convento e passa a reger o coral, adaptando sucessos dos anos 1960 para músicas religiosas? Bem legal, não? Pois algo parecido aconteceu em São José do Rio Pardo.
Havia por aqui, no começo dos anos 1970, o Coral Jovem Rio-Pardense, criado e dirigido por Renato Teixeira Lopes, hoje premiado regente da USP. O numeroso grupo tinha bons talentos e encantava a cidade (e outras da região) em aplaudidas apresentações.
Na mesma época chegou à cidade um jovem e dinâmico padre, vindo para ajudar padre Adauto Vitali, que já estava velhinho e cansado. Padre Renato Artamendi, esse seu nome, conheceu os jovens do coral e os convidou para cantar na Missa das Dez, aos domingos. Novos ensaios e arranjos foram feitos e a primeira apresentação foi um... escândalo. Beatas tradicionais e os freqüentadores mais antigos acharam um absurdo cantar iê-iê-iê na Matriz. Onde já se viu? Reclamaram até para o bispo. Houve, inclusive, uma mesa redonda na Difusora local para debater se era ou não válida música jovem adaptada à Igreja.
Como no filme, contra todas as imposições prevaleceram o espírito mais forte e o talento dos jovens. E o Coral Jovem Rio-Pardense ficou. Por um bom tempo foi presença obrigatória na Missa das Dez (que ficou conhecida como Missa da Jovem Guarda), desbancando as antigas beatas e trazendo mais jovens para a Igreja.
ACONTECEU EM 12 DE FEVEREIRO
1899 ?? Fundação do jornal "O Rio Pardo", o primeiro, que teve como fundador e diretor dr. Mauro Pacheco, advogado e promotor de Justiça. Há 123 anos.
1963 ?? Inauguração do moderno Cine São Francisco, construído no lugar do velho Pavilhão 15 de Novembro. O São Francisco teve vida curta e logo deu espaço à agência da Caixa Econômica Federal, ao lado da Confeitaria Raddi. Há 59 anos.
1971 ?? Criado em São José do Rio Pardo a Comissão Municipal do Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), por decreto municipal (nº 645), assinado pelo prefeito Antônio Pereira Dias. O professor Célio Chiconelo foi escolhido presidente. Há 51 anos.