São José do Rio Pardo, ,

17/Jan/2025 - 20:25:51

São José do Rio Pardo vai intensifica combate à dengue em 2025

Redação




Após enfrentar 6.745 casos confirmados de dengue e registrar nove óbitos em 2024, São José do Rio Pardo se prepara para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Em busca de prevenir uma nova epidemia, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na sexta-feira, dia 17, uma “Sala de Situação” sobre Arboviroses, realizada na Câmara Municipal.

O encontro reuniu representantes de diversas secretarias municipais, vereadores, entidades como a ACI Rio Pardo, Sincopar, Santa Casa e membros da sociedade civil, além de representantes da Secretaria de Saúde de Itobi. O objetivo foi discutir estratégias conjuntas para prevenir e controlar a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, como zika e chikungunya.

A secretária municipal de Saúde, Érica Bertelli, destacou a importância da ação contínua: “Mesmo com o trabalho dos agentes de controle, que realizam visitas domiciliares e orientações, ainda encontramos larvas em quintais. Isso reforça a necessidade da colaboração da comunidade para eliminar focos do mosquito.”

Embora o município ainda não tenha registrado casos positivos de dengue em 2025, 23 suspeitas estão sendo monitoradas. Para evitar um aumento no número de casos, medidas já foram anunciadas:

·                     Retomada da Operação Cata-Treco: a partir de fevereiro, a ação buscará eliminar materiais que possam acumular água.

·                     Nebulização costal: programada para os próximos dias, focará nos bairros com casos suspeitos.

·                     Intensificação de bloqueios: equipes atuarão nos locais onde houver suspeita, para reduzir o risco de propagação da doença.

Além disso, o evento reforçou a importância da educação da população, promovendo a conscientização sobre práticas preventivas, como manter quintais limpos e eliminar recipientes que possam acumular água.

“A luta é contínua e exige a participação de todos. Pequenas ações, como verificar calhas, pratos de plantas e tampar reservatórios de água, fazem a diferença na prevenção,” acrescentou a secretária Érica.

 

Informações: Prefeitura de S.J. do Rio Pardo


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados