São José do Rio Pardo, ,

18/Jul/2020 - 21:55:59

Futuro do sistema financeiro está nas novas alternativas de atendimento

Fábio Possebon

Entrevista / Nelson Leandro Capiteli





Há quanto tempo o banco não está atendendo presencialmente?

Desde o decreto municipal no final de março as agências bancárias alteraram a forma de atendimento. Fechadas aos "não clientes", o atendimento presencial somente ocorre aos clientes com prévio agendamento e para aquelas situações onde não é possível o atendimento nos canais alternativos. 

 

Quais foram as medidas tomadas para ajudar externamente ou mesmo pela internet cooperados e públicos em geral?

Além de manter todos caixas eletrônicos em atividade, inclusive com pré-atendentes entre 9h00 e 16h00 e maior circulação de ar com colocação de mais ventiladores que permanecem o tempo todo ligados. Para acesso no interior da agência, nos entrantes são medidas temperaturas e exigência do uso do álcool gel, limitando ainda o ingresso de no máximo quatro pessoas. Até para o acesso aos caixas eletrônicos já é obrigatório o uso das máscaras faciais. �?nico impedimento aos não associados ao Sicoob é a entrada no interior da agência para, por exemplo, descontar cheques na boca do caixa.    

 

O número de funcionários continua os mesmos?

Sim, não há previsão de desligamentos. Férias foram antecipadas e funcionários que integram grupo de risco à COVID-19 desde o início da pandemia estão trabalhando em home-office. 

 

Houve modificações internamente para futuros atendimentos aos clientes?

Os canais alternativos de atendimento (caixa eletrônico, internet banking e aplicativos) estão com maiores opções. Pelo aplicativo do Sicoob, por exemplo, é possível desde a abertura de conta até depósito em cheques. Ainda há pessoas que não possuem relacionamento com nenhuma instituição financeira: estão encontrando bastante dificuldades ou enfrentando filas em casas lotéricas e correspondentes bancários.  

 

Como são feitas hoje as aberturas de conta, seguros de vida e outros?

Para associar-se ao Sicoob o interessado pode realizar cadastro no aplicativo solicitando abertura de sua conta, no pré-atendimento dos caixas eletrônicos ao ser abordado agendar um horário ou de imediato já ser atendido internamente desde que já tenha a documentação necessária. Produtos e serviços, como seguros e outros, podem ser contratados pelo aplicativo (com assinatura eletrônica) ou presencialmente no interior da agência também com prévio agendamento. 

 

Todos as agências estão com atendimentos nos mesmos horários de abertura e fechamento?

No Sicoob, mantivemos o horário de funcionamento antes da pandemia (das 9h00 às 16h00) com pré-atendentes na sala de auto-atendimento. Porém, internamente com horário agendado e somente para clientes estendemos até às 17h00. Ademais, disponibilizamos novo telefone fixo (3682-7050) além de um celular (99932-6353) com WhatsApp para atendimento também das 9h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira. 

 

Com a pandemia foi alterada a data de inauguração da nova agência?

Sim, bastante. Inicialmente a ampla e moderna agência na rua 13 de Maio (defronte à Imobiliária Solucadi) tinha previsão de inauguração para último abril. Deveremos estar neste novo endereço entre 45 a 60 dias.  

 

Tem alguma previsão para o atendimento ao público internamente?

As instituições financeiras são enquadradas como essenciais. Reitero que o atendimento interno está bastante restrito, com limitação de ingresso de pessoas e somente destinado a clientes com hora marcada para aquelas situações não pertinentes aos canais alternativos. Atendimento interno retornará à normalidade somente quando das autoridades de Saúde autorizarem. A utilização das ferramentas alternativos de atendimento estão mês a mês aumentando. �? o futuro do sistema financeiro!


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