São José do Rio Pardo, ,

08/Ago/2020 - 18:34:42

SE online começa amanhã

Redação




Pela primeira vez em 82 anos, a Semana Euclidiana será realizada de uma forma bastante diferente. Por causa da epidemia de Coronavírus, o evento acontecerá online, pelas plataformas digitais da Casa Euclidiana (Facebook e Instagram).

Sem visitantes, desfiles, fanfarras, feiras, saraus, shows e outros eventos presenciais, a Semana Euclidiana em sua 82ª edição, tem início neste domingo, 9.

"Não tem como realizar a cultura sem a aglomeração, estamos tendo que nos adaptar", resumiu Ana Paula Lacerda, diretora de Cultura.

Essa atípica Semana, no entanto, terá uma programação interessante, com debates, conferências, encontros virtuais e apresentações musicais, além das aulas do Ciclo de Estudos e a Maratona Euclidiana.

"De certa forma vamos conseguir atingir um público talvez maior por ser online. Pessoas que não poderiam estar presentes, estarão de forma online", explicou.

Não é a primeira vez que uma epidemia atrapalha a realização da Semana Euclidiana. Em 2009 o evento mudou a data por causa da gripe suína.

DESTAQUES

 O evento começa no domingo, 9, às 10h00, com ato cívico e simbólico de Abertura da Semana Euclidiana, no Altar da Pátria, na praça dos Três Poderes.

?s 18h30 acontece o lançamento oficial da primeira edição do gibi euclidiano - "O Hóspede do Ranchinho", com texto de Ana Paula Lacerda e ilustrações de Luidi com D.

Em seguida, às 19h00, tem início a performance de abertura com a Cia. Erva Doce - "A Chama da Travessia".

A Conferência de Abertura dos Ciclos de Estudos Euclidianos será realizada às 19h30, com o tema "Sa?o Jose? do Rio Pardo: ponte de travessias culturais" As professoras Carmem Cecilia Trovatto Maschietto e Maria Aparecida Granado Rodrigues serão as conferencistas.

A programação da abertura se encerra com apresentação da Corporação Musical Euclides da Cunha, às 20h30.

O destaque do segundo dia da SE (segunda-feira, 10) será a exibição do documentário "Matriz", com direção de Catharina Gil e co-direção e montagem de Mauro Nascimento, às 18h30.

Na terça-feira, 11, às 15h00, será transmitida a live "A relação homem e natureza: o contexto ambiental na obra euclidiana com os professores Fabiana Corrêa e Marcos Celeste.

Quarta-feira, dia 12, às 17h00 será exibido o vídeo "Os Sertões por Otoniel Fernandes Neto" com pinturas livremente inspiradas na obra de Euclides da Cunha.

Na quinta-feira, às 20h00, o destaque será a Live Euclidiana com o tema "O Trabalho Jornalístico de Euclides da Cunha: o papel da imprensa como articuladora de opiniões" com as jornalistas Giselle Torres Biacco e Neide Duarte.

Sexta-feira, dia 14, acontecerá a Conferência Oficial - "Uma Viagem a Canudos com Euclides", com Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras

Dia 15 de agosto, sabado, encerramento da SE, será realizada a romaria cívica com o tema "Sobre Pontes e Utopias", com Márcio Lauria Filho.

Todos os dias, às 20h00, será realizada a Live Euclidiana, para universitários, pesquisadores, público em geral.

 

Confira a programação completa da Semana Euclidiana nas redes sociais da Casa Euclidiana e no site casaeuclidiana.org.br


O Riopardo - 2020/2025 - Todos direitos reservados