Seções
Colunas
22/Ago/2020 - 18:03:55
Região regride para a fase laranja do Plano São Paulo
Redação
Cidades que integram a Direção Regional de Saúde de São João da Boa Vista regrediram para a fase laranja na 12ª atualização do Plano São Paulo, anunciada nesta sexta-feira, 21, pelo governo do Estado.
Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul também regrediram para a fase laranja. A medida passa a valer na segunda-feira. 24.
Na fase laranja, bares, restaurantes, salões de beleza e academias não podem abrir. O comércio pode abrir com restrições.
Plano São Paulo
O Plano São Paulo, que chega a sua 12ª etapa, foi criado para classificar as regiões em fases por cor, de acordo com os critérios definidos pela secretaria estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.
Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
Fase 5, azul: "normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.
A cada sete dias, as regiões serão reavaliadas. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações.
Os critérios são: cidades que tiverem disponibilidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública e privada; redução no número de casos da doença; com manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos; uso obrigatório de máscaras.
Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por COVID-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.